John Lee Hooker

John Lee Hooker  nasceu no condado de Coahoma próximo a Clarksdale, Mississipi no dia 22 de agosto de 1917, foi um cantor e guitarrista de blues norte-americano. No início da década de 1940, Hooker mudou para o norte para Detroit através de Memphis e Cincinnati. De dia, ele era um zelador nas fábricas de automóveis, mas durante a noite ele tocava em festas tocando para vizinhos e amigos. The Hook ganhou fãs em torno da cidade a partir desses shows, incluindo o proprietário Elmer Barbee da loja de discos local que ficou impressionado com o jovem músico que ele apresentou-o a Bernard Besman, um produtor e proprietário da Sensation Records.

 

Em 1948, Hooker já havia gravado várias canções para Besman, que, por sua vez, arrendou as faixas para a Modern Records. Entre essas primeiras gravações foi "Boogie Chillun", que se tornou um hit número um nas jukebox, vendendo mais de um milhão de cópias. Este sucesso foi logo seguido por uma série de sucessos, incluindo "I’m in the Mood”, “Crawling Kingsnake” e “Hobo Blues" Ao longo dos próximos 15 anos, John Lee assinou com uma nova gravadora a Vee-Jay Records, e manteve uma agenda de gravações, liberando mais de 100 músicas na logomarca. Em 1970, Hooker havia se mudado para a Califórnia e estava ocupado colaborando em vários projetos com bandas de rock. Uma das colaborações foi com o Canned Heat, o que resultou em 1971, no álbum de sucesso Hooker 'n' Heat, o álbum duplo tornou-se o primeiro de John Lee Hooker na parada de Álbum. 


Durante todo o final dos anos 1970 e 1980, John Lee viajou os EUA e a Europa de forma constante. Sua aparição no filme lendário Blues Brothers resultou na sua elevada popularidade, mais uma vez. Em seguida, com a idade de 72, John Lee Hooker lançou o álbum, The Healer que ganhou o Grammy Award em 1989. John Lee Hooker foi introduzido no Rock 'n' Roll Hall of Fame em 1991. Ele foi presenteado com uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood em 1997. Em 2000, John Lee Hooker foi reconhecido com um prêmio de mérito Grammy Lifetime, e apenas uma semana antes de seu falecimento, sempre fiel à forma, o bluesman passou sua última noite de sábado fazendo um show agora lendário em uma casa no Burbank Center Luther para as artes em Santa Rosa, CA. John Lee Hooker morreu em 21 de Junho de 2001, em Los Altos, Califórnia.

 Rockdigital