

Canned Heat
É uma banda americana de Rock e Blues. A banda foi iniciada na comunidade de colecionadores de Blues. Bob Hite comercializava discos de Blues desde o início da adolescência, e sua casa em Topanga Canyon era um ponto de encontro para pessoas interessadas no estilo. Em 1965, alguns devotos do Blues decidiram formar uma banda e iniciaram os ensaios. A configuração inicial incluía Hite como vocalista, Alan Wilson na guitarra, Mike Perlowin na guitarra solo, Stu Brotman no baixo e Keith Sawyer na bateria. Perlowin e Sawyer desistiram em poucos dias, então o guitarrista Kenny Edwards substituiu Perlowin, e Ron Holmes concordou em ficar na bateria até que encontrassem um baterista permanente. Henry Vestine foi acrescentado. Logo Edwards partiu e Frank Cook entrou para substituir Holmes como baterista. Em 1966, o produtor Johnny Otis os levou a um estúdio para gravar material para um primeiro álbum. No entanto, as gravações não foram publicadas até 1970, no seu sexto álbum, Vintage, lançado pela Janus Records. Durante um hiato de verão em 1966, Stuart Brotman deixou o Canned Heat. A banda se juntou aos empresários Skip Taylor e John Hartmann, e contratou o baixista Larry Taylor em março de 1967. A banda lançou o seu primeiro single "Rollin' and Tumblin'" e "Bullfrog Blues". A primeira aparição ao vivo do Canned Heat foi no Monterey Pop Festival em 17 de Junho de 1967. O seu primeiro álbum, Canned Heat, foi lançado em julho de 1967, com versões de Blues antigos.
O álbum alcançou a posição 76 na Billboard 200. A banda começou a exibir a fama dos maus meninos do Rock por terem sido preso em Denver, no Colorado, por uso de drogas. Após esse incidente, Frank Cook foi substituído pelo baterista Adolfo de la Parra. Durante esse período, Skip Taylor e John Hartmann introduziu o uso de apelidos para os membros do grupo. O seu segundo álbum, Boogie with Canned Heat, foi lançado em 22 de janeiro de 1968. O single "On the Road Again", foi uma versão de 1950 de Floyd Jones e se tornou a música principal da banda, e um hit número 1 nas paradas. O seu terceiro álbum, Living the Blues, foi um álbum duplo lançado em 1 de novembro de 1968. Foi um dos primeiros álbuns duplos a se posicionar bem nas paradas de álbuns. A banda chegou de helicóptero no Festival de Woodstock em 1969, o Canned Heat tocou no segundo dia do festival ao pôr do sol. A apresentação incluía "Going Up the Country", que se tornou a faixa-título do documentário, embora a performance da banda não foi mostrada. O seu quinto álbum, Future Blues, foi lançado em 3 de agosto de 1970. Foi o último a apresentar a formação clássica da banda, já que Larry Taylor e Harvey Mandel partiram em julho de 1970, antes de seu lançamento para gravar com John Mayall. Em 3 de setembro de 1970, pouco antes de sair para um festival em Berlim, a banda soube da morte de Alan Wilson por overdose de barbitúrico, com a idade de 27 anos.
Apesar das inúmeras mudanças na formação, Hite permaneceu com a banda em importantes apresentações, entre elas no Festival de Montreux em 1973. Em 05 de abril de 1981, tendo um colapso a partir de uma overdose de heroína durante um show no Palomino em Los Angeles, Bob Hite foi mais tarde encontrado morto com a idade de 38 anos. Em 1987, Junior Watson substituiu Vestine na guitarra solo. O seu décimo segundo álbum, Reheated, foi lançado em 1988 somente na Alemanha. Vários ex-membros, incluindo Mandel, Barron e Taylor, se juntaram a de la Parra para o seu décimo terceiro álbum, Internal Combustion, que foi lançado em 1994. O seu décimo quarto álbum, Canned Heat Blues Band, foi lançado em 1996. Em 20 de outubro de 1997, Vestine faleceu de câncer em Paris, após o último show de uma turnê europeia. Taylor e Watson posteriormente deixaram a banda. Mandel e Taylor fizeram uma turnê com o Canned Heat durante o verão de 2009 na Heroes of Woodstock Tour para comemorar o 40º aniversário de Woodstock. Em 2010, com a formação de Taylor, Mandel, de la Parra e Spalding, a banda continuou a fazer turnês regularmente. Em 19 de agosto de 2019, o baixista Larry Taylor faleceu após uma batalha de doze anos contra o câncer. O baterista Frank Cook faleceu em 9 de julho de 2021, aos 79 anos. Com de la Parra, o baixista Rick Reed e os guitarristas Jimmy Vivino e Dale Spalding, a banda gravou o seu décimo álbum, Finyl Vinyl, que foi lançado em 2024.