War

É uma banda americana de funk, jazz e rock. Em 1962, Howard E. Scott e Harold Brown formaram um grupo chamado The Creators em Long Beach, Califórnia. Dentro de alguns anos, eles tinham adicionado Charles Miller, Morris "BB" Dickerson e Lonnie Jordan. Lee Oskar e Papa Dee Allen se juntaram também. O The Creators gravou vários singles pela Dore Records enquanto trabalhavam com Tjay Contrelli, um saxofonista da banda Love. Em 1968, eles mudaram o nome para Nightshift e começou a se apresentar com Deacon Jones, um jogador de futebol e cantor. O original War foi concebido pelo produtor Jerry Goldstein e pelo cantor Eric Burdon ex- vocalista da banda Animals. A banda Eric Burdon & War começaram a tocar em shows ao vivo para o público em todo o sul da Califórnia e gravou o seu primeiro álbum, Eric Burdon Declares War, foi lançado em abril de 1970. A faixa mais conhecida do álbum, "Spill the Wine", foi um sucesso e lançou a carreira da banda. Eric Burdon & War viajaram pela Europa e pelos EUA e fizeram o seu primeiro show no Reino Unido no Hyde Park de Londres. O show no Clube de Ronnie Scott em Londres, em 18 de setembro de 1970, foi a última apresentação pública de Jimi Hendrix, que se juntou a eles no palco para os últimos 35 minutos de Burdon's & War's 2nd set.

 

Um dia depois Hendrix foi encontrado morto. O segundo álbum de Eric Burdon & War, um álbum duplo, The Black-Man's Burdon, foi lançado em dezembro de 1970, Antes de Burdon deixar a banda no meio de sua turnê europeia. Eles terminaram a turnê sem Burdon e voltaram como War para gravar o seu terceiro álbum, War, lançado em abril de 1971. O quarto álbum, All Day Music continha o single "Slipping Into Darkness", que foi o primeiro grande sucesso do War desde a sua mudança de nome, e ficou na Billboard Hot 100 por 22 semanas. O seu sétimo álbum, Why Can't We Be Friends? foi lançado em 16 de junho de 1975. Ele incluiu o single "Low Rider" alcançou a posição 7 na Billboard Hot 100 e no topo na nas paradas de R&B. O álbum de Eric Burdon & War, Love Is All Around, foi lançado em novembro de 1976 pela ABC Records, com faixas gravadas durante a breve existência da banda de 1969 a 1971, que não foram lançadas na época. Em 1979, após a saída de BB Dickerson durante as sessões de gravação, ele foi substituído por Luther Rabb no baixo, que completou o álbum, e a banda considerou mudar o nome para The Music Band, mas decidiu usa-lo como o título de uma série de álbuns.

 

O seu décimo segundo álbum, The Music Band, lançado em 1979. O saxofone Charles Miller foi assassinado em 1980. Papa Dee Allen morreu de um ataque cardíaco que o atingiu no palco em 1988. Em 1993, o War se reformou com a maioria dos membros anteriores sobreviventes e lançou um novo álbum,  ,em 1994. Seu título é um gráfico do símbolo da paz, e é referido como Peace Sign. Em 1996, a banda tentou ganhar a independência do nome War, que continua a ser uma marca de propriedade de Goldstein e da Far Out Productions. Em resposta, Brown, Oskar, Scott e BB Dickerson, adotaram um nome Lowrider Band, que é referência a um dos maiores sucessos da banda. Lonnie Jordan optou por permanecer com Goldstein e criar uma nova versão do War com ele mesmo como o único membro original. Tanto o novo War quanto a Lowrider estão atualmente ativos fazendo performances ao vivo. Em 21 de abril de 2008, Eric Burdon & War se reuniram pela primeira vez em 37 anos para realizar um concerto no Royal Albert Hall de Londres. A reunião foi apenas entre Eric Burdon e Lonnie Jordan. Em 2014, o novo War lançou o álbum, Evolutionary

 Rockdigital