Elvis Costello


Declan Patrick Aloysius MacManus nasceu em Londres no dia 25 de agosto de 1954, é um cantor, compositor e músico britânico. Depois de mandar uma fita demo, foi contratado pela Stiff Records. O seu primeiro álbum, My Aim Is True,  foi lançado em 22 de julho de 1977, e alcançou a posição 14 na UK Albums Chart. Foi um sucesso comercial moderado, com ele aparecendo na capa usando os óculos que se tornariam sua marca registrada. No mesmo ano, Costello recrutou sua própria banda, The Attractions. Ele lançou seu primeiro single de sucesso, “Watching The Detectives”. O seu terceiro álbum, Armed Forces, foi lançado em 5 de janeiro de 1979 no Reino Unido pela Radar Records e nos EUA pela Columbia, e alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart. Seu sucesso nos EUA foi prejudicado, entretanto, quando Costello chamou Ray Charles de crioulo cego e ignorante durante uma discussão com Bonnie Bramlett. Um contido Costello desculpou-se em uma conferência de imprensa em Nova York. Elvis Costello and the Attractions lançou em 23 de outubro de 1981 o seu quinto álbum, Almost Blue, gravado em maio de 1981 em Nashville. A tensão entre a banda estava passando a ficar insuportável, e Costello, começando a se sentir esgotado.

 

Ele anunciou sua aposentadoria e a separação do grupo logo depois da gravação do seu nono álbum, Goodbye Cruel World, lançado em 18 de junho de 1984. O seu décimo álbum, King of America, creditado ao The Costello Show featuring the Attractions and Confederates no Reino Unido e na Europa e para The Costello Show featuring Elvis Costello na América do Norte. Lançado em 21 de fevereiro de 1986, alcançou a posição 11 na UK Albums Chart. Em 1986, ele voltou ao estúdio com o The Attractions e gravou o seu décimo primeiro álbum, Blood And Chocolate, lançado em 15 de setembro de 1986. Nesse álbum ele usou pela primeira vez seu alter-ego Napoleon Dynamite. Em 1987 Costello, com um novo contrato pela Warner Bros., deu início ao que seria uma longa parceria com Paul McCartney. Eles compuseram diversas canções juntos, incluindo “Veronica” e “Pads, Paws and Claws” do seu décimo segundo álbum, Spike, foi lançado em 6 de fevereiro de 1989, e alcançou a quinta posição na UK Albums Chart. Em março de 2003, Elvis Costello & The Attractions foram incluído no Rock and Roll Hall of Fame. O seu vigésimo álbum, North, foi lançado em 23 de setembro de 2003, e alcançou a posição 44 na UK Albums Chart.

 

Em outubro de 2005, Costello esteve no Brasil como principal atrativo do TIM Festival daquele ano. O seu vigésimo sexto álbum de estúdio, Secret, Profane & Sugarcane, e foi lançado em 9 de junho de 2009 pela Hear Music. O álbum foi gravado em Nashville e apresenta bluegrass, música americana e country. O álbum alcançou a posição 71 na UK álbums Chart e teve muito mais sucesso nos EUA, alcançando a posição 13 na Billboard 200. O seu vigésimo oitavo álbum, Wise Up Ghost, foi lançado em 17 de setembro de 2013, com o grupo americano de hip hop The Roots, que são a banda da casa do programa Late Night With Jimmy Fallon. O seu vigésimo nono álbum, Look Now, foi lançado em 12 de outubro de 2018, gravado com o The Imposters. Costello foi nomeado oficial da Ordem do Império Britânico nas homenagens de aniversário de 2019 por serviços prestados à música. Em 26 de janeiro de 2020, o álbum ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional.O seu trigésimo álbum, Hey Clockface, foi lançado em 30 de outubro de 2020 pela Concord Records. O álbum alcançou a posição 39 na UK Albums Chart.