The Raconteurs

 

É uma banda americana de rock. A banda é baseada em Nashville, Tennessee e foi formada pelos amigos de longa data, Jack White e Brendan Benson que se juntaram e escreveram uma música que realmente os inspirou. Essa música foi “Steady, As She Goes” e a inspiração levou à criação de uma banda completa com a adição de Jack Lawrence e Patrick Keeler. A banda se juntou em Detroit em 2005. Devido ao sucesso de vários membros em outras bandas, eles foram rapidamente apelidados de supergrupo. A banda é conhecida como The Saboteurs no mercado australiano, devido a uma banda de Queensland que já usa o nome Raconteurs. A banda de Queensland recusou-se a negociar seu nome pela quantidade de dinheiro que foi oferecida e, em vez disso, pediu um preço mais alto para a gravadora do The Raconteurs, que se recusou a pagar a quantia maior. A banda se apresentou pela primeira vez ao vivo na Academy em Liverpool, Reino Unido, no dia 20 de março de 2006, lançando uma curta turnê britânica. O primeiro encontro americano foi em 20 de abril no Irving Plaza em Nova York. Seguiu-se uma turnê quase ininterrupta, trazendo a banda para públicos na América do Norte e Europa. O seu primeiro álbum, Broken Boy Soldiers, foi lançado em 15 de maio de 2006 no Reino Unido pela Third Man Recordings / XL Recordings e em 16 de maio nos EUA pela Third Man Recordings / V2 Records.

 

O álbum alcançou o segunda posição na UK Albums Chart e o sétimo lugar na Billboard 200. O seu primeiro single foi "Steady, As She Goes” / “Store Bought Bones" e foi lançado como uma edição limitada de um disco de vinil na Europa em 30 de janeiro de 2006, e na América do Norte em 7 de março, 2006. Uma versão em CD do single foi lançado em 24 de abril de 2006, com o lado B "Bane Rendition". Em novembro de 2006, os Raconteurs tocaram em oito datas como banda de abertura de Bob Dylan na sua turnê pelos EUA. Em 3 de novembro de 2006, os Raconteurs cantaram a música "Store Bought Bones" e a faixa-título, "Broken Boy Soldier" no Later with Jools Holland. Em dezembro de 2006, o álbum foi premiado com o título de Álbum do Ano pela revista britânica Mojo. O seu segundo álbum, Consolers of the Lonely, foi lançado em 25 de março de 2008. O primeiro single, "Salute Your Solution", foi lançado no mesmo dia. A banda também tocou datas de turnê, no Coachella em 25 de abril, o New Orleans Jazz & Heritage Festival em 4 de maio, Bonnaroo em 13 de junho, T in the Park na Escócia em 12 de julho, o Festival Oxegen na Irlanda em 13 de julho e The Open'er Festival na Polônia em 4 de julho. Eles tocaram no The Pyramid Stage no Glastonbury Festival 2008 em 28 de junho, no Montreux Jazz festival em 7 de julho, no Lollapalooza em 1 de agosto e no palco principal do Reading e Leeds Festival 2008 em 23 e 24 de agosto, bem como no Austin City Limits Music Festival entre 26 e 28 de setembro de 2008.

 

A banda também fez uma turnê pelos EUA durante o verão de 2008. Em 2009, o álbum ganhou o Grammy Awards de Melhor Álbum de Engenharia, Não Clássico. Em 17 de abril de 2010, Benson e Keeler executaram canções do The Raconteurs como The Racontwoers no local da Third Man Records de Jack White para coincidir com uma reimpressão do álbum Broken Boy Soldiers em vinil cor de cobre. A dupla estava acompanhada por Mark Watrous e Andrew Higley. A banda tocou no MI Fest em 17 de setembro de 2011, bem como em 15 de setembro no Ryman Auditorium em Nashville, Tennessee. Em 12 de novembro de 2011, a banda tocou no festival inaugural de Orlando Calling em Orlando, Flórida. A banda ficou em hiato por um longo período. Benson e Lawrence se juntaram a White no palco durante o encore de seu show de 28 de janeiro de 2015 na Bridgestone Arena em Nashville, TN. Keeler não pôde entrar porque estava em turnê com o The Afghan Whigs na época. O seu terceiro álbum, Help Us Stranger, foi lançado em 21 de junho de 2019, e estreou no topo na Billboard 200. O seu álbum ao vivo, Live in Tulsa, que foi gravado ao vivo no Cain's Ballroom em Tulsa, Oklahoma, de 13 de outubro de 2019 a 16 de outubro de 2019, foi lançado em 2020.  Em maio, a banda lançou seu EP Live at Electric Lady.

 

 Rockdigital