Foi uma banda de rock britânica. A primeira apresentação com a formação original, foi no Punk Festival, em 20 de setembro de 1976, no 100 Club, em Londres. Logo após a apresentação, eles foram convidados a abrir os shows do Sex Pistols na turnê pela Inglaterra. A banda era formada por Siouxsie Sioux no vocal, Steve Havoc no baixo, Sid Vicious na bateria e Marco Pirroni na guitarra. Para substituir Vicious e Pirroni, entraram Kenny Morris na baterista e John McKay na guitarra. O seu primeiro single, "Hong Kong Garden", foi lançado em 1978 pela Polydor, que alcançou o Top 10 na UK Singles Chart. O seu primeiro álbum, The Scream, foi lançado em 13 de novembro de 1978. O seu segundo álbum, Join Hands, foi lançado em 7 de setembro de 1979. Foi o último álbum com a primeira formação da banda. John McKay e Kenny Morris deixaram a banda depois de um desentendimento no início da turnê britânica, no dia do lançamento do álbum. O álbum alcançou a posição 13 na UK Albums Chart. O baterista Budgie foi contratado e Robert Smith, líder do The Cure, assumiu a guitarra temporariamente, até a entrada de  John McGeoch. Em 1980, o seu terceiro álbum, Kaleidoscope, foi lançado em 1 de agosto de 1980.

 

Após o lançamento do álbum, a banda saiu em sua primeira turnê pelos Estados Unidos. O seu quarto álbum, Juju, foi lançado em 6 de junho de 1981 pela Polydor Records, e alcançou a posição 7 na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, A Kiss in the Dreamhouse foi lançado em 1982. McGeogh deixa a banda. Robert Smith entrou para o Siouxsie & the Banshees. Ele já tinha tocado com a banda, pois o The Cure abrira alguns shows da banda em 1979. Nesta altura Smith fazia a primeira parte com o The Cure e a segunda com o Banshees. Após uma parada para dar vida aos projetos paralelos, a banda voltou com o seu sexto álbum, Hyaena, lançado em 8 de junho de 1984. Logo após o lançamento do álbum, Smith deixou a banda. O guitarrista John Carruthers Valentine entrou no seu lugar. O seu sétimo álbum, Tinderbox, foi lançado em 21 de abril de 1986, com o seu maior hit single, "Cities In Dust", o álbum alcançou a posição 13 na UK Albums Chart e a posição 88 na Billboard 200. O seu oitavo álbum, Through the Looking Glass, foi lançado em 2 de março de 1987, contendo versões covers de músicas de outros artistas. John Carruthers deixar a banda, e o tecladista Martin McCarrick e o guitarrista Jon Klein são contratados.


O seu nono álbum, Peepshow,  foi lançado em  5 de setembro de 1988. A banda ficaria três anos sem lançar um álbum. Em 1991, a banda retornaram com o single "Kiss Them for Me" que alcançou a posição 23 na Billboard Hot 100. O seu décimo álbum, Superstition, foi lançado em 10 de junho de 1991. Também em 1991, a banda se apresentou na primeira edição do Lollapalooza. O seu décimo primeiro álbum, The Rapture, foi lançado em 16 de janeiro de 1995, produzido pelo ex-Velvet Underground, John Cale. O lançamento foi seguido por uma grande turnê mundial. Algumas semanas após seu lançamento, a Polydor retirou a banda de sua lista e Klein foi substituído na última turnê da banda em 1995 pelo guitarrista Knox Chandler. Em abril de 1996, o Siouxsie & the Banshees se separou após 20 anos trabalhando juntos. Siouxsie e Budgie anunciaram que continuariam gravando como The Creatures. O Siouxsie & the Banshees ressurgiu para uma breve aparição em abril de 2002, em Londres, quando a banda fez a pequena turnê Seven Year Itch Tour. O nome da turnê faz alusão aos sete anos de separação da banda. Atualmente Siouxsie segue carreira solo com o álbum, Mantaray, lançado, em 2007. 

Siouxsie and the Banshees

 Rockdigital