Roxy Music

É uma banda inglesa de art rock. Em novembro de 1970, Bryan Ferry anunciou que um tecladista colaboraria com ele e Graham Simpson, incluindo o baixista Alan Lewis que ele conhecia de sua banda, a Gas Board. O saxofonista e oboísta Andy Mackay foi contratado e convenceu Brian Eno a ingressar na banda como consultor técnico. Em pouco tempo, Eno era um membro oficial da banda. Completando o sexteto, estavam o guitarrista Roger Bunn e o baterista Dexter Lloyd. Bryan Ferry tinha chamado a banda Roxy originalmente, mas depois descobriu que tinha uma banda norte-americana com o mesmo nome, então ele mudou o nome para Roxy Music. A banda tocou ao vivo até 1971 e gravou uma fita demo de algumas composições antigas. Na primavera de 71, Lloyd deixou a banda e Paul Thompson entrou em junho de 1971. Bunn deixou a banda em 1971, e David O'List, ex-guitarrista do The Nice foi contratado. Phil Manzanera se tornou o roadie do Roxy Music. O jornalista do Melody Maker, Richard Williams tornou-se um fã entusiasmado depois de conhecer Ferry e receber uma fita demo em meados de 1971. Ele escreveu o primeiro artigo da banda no Melody Maker na edição de 7 de agosto de 1971.

 

O Roxy Music gravou uma sessão da BBC logo depois. No início de fevereiro de 1972, o guitarrista O'List deixou a banda logo após uma briga com Thompson. Manzanera se tornou o guitarrista substituto em 14 de fevereiro de 1972. Frustrado com Ferry que recusa gravar suas composições, Brian Eno deixou o banda após a conclusão do segundo álbum. O seu primeiro álbum, Roxy Music, foi lançado em 16 de junho de 1972, alcançando o 10º lugar na UK Albums Chart. O single "Virginia Plain" alcançou o Top 10 britânico. Tanto o primeiro álbum e o segundo, For Your Pleasure, lançado em março de 1973, foram recebidos com entusiasmo no Reino Unido, mas praticamente ignorados nos EUA. Eno foi substituído pelo multi-instrumentista de 18 anos Eddie Jobson. O primeiro álbum solo de Bryan Ferry, These Foolish Things, foi lançado em outubro de 1973, alcançando a posição 5 na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, Stranded, foi lançado em novembro de 1973. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. O seu quinto álbum, Siren, lançado em 24 de outubro de 1975. Após a turnê de Siren, os membros da banda anunciaram no verão de 1976 que eles dariam uma pausa temporariamente. 

 

O Roxy Music se reagrupou no outono de 1978. O seu sétimo álbum, Flesh + blood, foi lançado em 23 de maio de 1980, e tornou-se o segundo álbum número 1 na UK Albums Chart. Nos Estados Unidos, o álbum alcançou a Top 40. Na primavera de 1981, o lançamento da banda da canção "Jealous Guy" de John Lennon, gravado como um tributo ao cantor depois da sua morte, tornou-se o único single número um britânico da banda. O seu oitavo álbum, Avalon, foi lançado em maio de 1982. O álbum passou três semanas no topo das paradas britânicas e 27 nas paradas dos EUA. Após uma turnê de apoio do álbum, a banda lançou o EP ao vivo Musique / The High Road, na primavera de 1983. A turnê do Avalon acabou por ser a atividade final da banda. Ferry, Manzanera, Mackay e Thompson re-formou em 2001 para comemorar o 30º aniversário da banda e fizeram turnês extensivas. O Roxy Music também retornou aos palcos com a apresentação em 2005 no Festival da Ilha de Wight em 11 de junho de 2005. Em 2 de julho de 2005 o Roxy Music participou em Berlin do Live 8. Em 29 de março de 2019, o Roxy Music foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame, com a presença de Ferry, Manzanera, Mackay e Thompson

 Rockdigital