The Nice

Foi uma banda britânica de rock progressivo. A banda foi formada em maio de 1967 por  Keith Emerson para servir de apoio à PP Arnold, uma cantora de soul music. Além de Emerson, o grupo ainda contava com o baixista e vocalista Lee Jackson, o baterista Ian Hague e o guitarrista David O'List. Após algumas apresentações com PP Arnold, o The Nice acabou ganhando reputação própria. Em agosto, Brian Davison substituiu o baterista original. O seu primeiro álbum, The Thoughts of Emerlist Davjack foi gravado em 1968, e é considerado por muitos como o primeiro álbum de rock progressivo. O'List deixou a banda durante a gravação do segundo álbum Ars Longa Vita Brevis. lançado no mesmo ano. A banda considerou vários substitutos, sendo um deles, Steve Howe antes de entrar para o Yes, mas decidiu se manter como um trio. Durante uma longa e popular turnê que seguiu o lançamento do segundo álbum, a banda chamou a atenção do público com Emerson queimando uma bandeira dos Estados Unidos no palco durante uma apresentação da canção “America”. 

 

A banda tocou seu último show britânico em 22 de março no Fairfield Hall, Croydon, e depois de uma curta turnê alemã, a banda terminou, tocando seu último show em 30 de março no Sportpalast de Berlim. O terceiro álbum, Elegy (The Nice album), apresentava em um dos lados gravações da turnê pelos Estados Unidos e outro lado com materiais de estúdio. O álbum póstumo foi lançado em abril de 1971. Durante a turnê americana que acontecia simultaneamente com o King Crimson, Emerson teve um encontro com o baixista Greg Lake nos bastidores de um show e conversaram sobre trabalhar juntos em outro projeto, o que levou ao fim do The Nice e abriu caminho para a formação do Emerson, Lake & Palmer.  A banda estreou a peça em 10 de outubro de 1969 no Newcastle City Hall. Uma versão completa com uma orquestra foi realizada no Fairfield Hall, Croydon em 17 de outubro, que foi gravado para o seu quarto álbum, The Nice, lançado em setembro de 1969.

 

O álbum alcançou a posição 3 na UK Albums Charts. Em março, a banda havia confirmado a sua separação, e um relatório sobre a decisão da banda foi impresso no Melody Maker. O promotor de turnê Michael Emmerson pediu ao Nice que escrevesse alguma música para o Newcastle upon Tyne Arts Festival. O resultado foi o álbum, Five Bridges, lançado em junho de 1970. Após o fim da banda Lee Jackson formou o Jackson Heights. Brian Davison formou o Every Which Way. Tanto Jackson quanto Davison formaram o Refugee com o tecladista suíço Patrick Moraz em 1974, mas Moraz deixou a banda após um álbum para substituir Rick Wakeman no Yes. O The Nice foi reformulado em 2002 para uma série de concertos. A voz de Jackson já estava deteriorada, mas o instrumental dos integrantes ainda estava excepcional. Brian Davison morreu em 15 de abril de 2008 com 65 anos de idade de um tumor cerebral. Keith Emerson suicidou-se em 11 de março de 2016 em Santa Monica, Califórnia.

 Rockdigital