top of page
k_crimson.jpg
King Crimson - Sleepless
00:00 / 00:25
King Crimson

É uma banda inglesa de Rock ProgressivoEm agosto de 1967, os irmãos Michael e Peter Giles, publicaram um anuncio num jornal local buscando um organista cantor para se juntar a uma banda que eles estavam formando em Dorset, na Inglaterra. Robert Fripp, um guitarrista que não tocava órgão nem cantava, respondeu ao anuncio, e formaram a Giles, Giles and Fripp. O trio gravou vários singles e um álbum, The Cheerful Insanity of Giles, Giles and Fripp. Eles recrutaram Ian McDonald nos teclados e McDonald trouxe a sua namorada Judy Dyble, cuja breve permanência na banda terminou quando os dois se separaram, e o letrista Peter Sinfield. Peter Giles ficou desiludido com a falta de sucesso da banda e saiu e o guitarrista Greg Lake preencheu a sua posição como baixista e vocalista. Sinfield criou o nome King Crimson, e já havia usado o termo rei carmesim em um conjunto de letras antes de seu envolvimento com a Giles, Giles and Fripp. A sua primeira formação com Fripp, Michael Giles, Lake, McDonald e Sinfield, ocorreu no dia 30 de novembro de 1968 em Londres, com os ensaios começando em 13 de janeiro de 1969. McDonald sugeriu que a banda comprasse um teclado Mellotron, e este se tornou uma marca do som inicial do CrimsonA banda fez sua estreia ao vivo em 5 de julho de 1969 tocando no show gratuito dos Rolling Stones no Hyde Park, em Londres. O seu primeiro álbum, In the Court of the Crimson King, foi lançado em outubro de 1969 pela Island Records. Depois de fazer shows por toda a Inglaterra, a banda excursionou pelos EUA. Michael Giles e McDonald ficaram insatisfeitos com a direção da banda, e se demitiram durante a turnê. 

 

O seu segundo álbum, In the Wake of Poseidon, foi lançado em 15 de maio de 1970. O álbum alcançou a quarta posição na UK Albums ChartEm 1971, Fripp saiu e o restante da banda se separou de forma amarga nos ensaios. O King Crimson se reformou para cumprir os compromissos da turnê em 1972. Fripp optou por se separar da sua atual banda, e reestruturar o King Crimson com novos membros. O King Crimson retomou a turnê com uma nova formaçã em 13 de outubro de 1972 no Zoom Club em Frankfurt, na AlemanhaO seu quinto álbum, Larks 'Tongues in Aspic in London, foi lançado em 23 de março de 1973. O seu sexto álbum, Starless e Bible Black, foi lançado em 29 de março de 1974. Logo em seguida, a banda começou a se dividir mais uma vez. A banda se separou formalmente em 25 de setembro de 1974 quando Fripp anunciou que o King Crimson havia deixado de existir. Em 1981, Fripp decidiu formar uma nova banda, mas não tinha a intenção de reformar o King Crimson. Ele recrutou Bill Bruford como baterista, o vocalista Adrian Belew e o baixista Tony Levin. Fripp nomeou o quarteto de Discipline, e a banda foi para a Inglaterra. Em outubro de 1981, a banda optou por mudar o seu nome para King Crimson. O seu oitavo álbum, Discipline, foi lançado em 22 de setembro de 1981 pela E.G. Records. O seu décimo álbum, Three of a Perfect Pair, foi lançado em 27 de março de 1984, e alcançou a posição 30 na UK Albums Chart. A canção "Sleepless" alcançou a posição 51 na Billboard Mainstream Rock. Após a turnê, Fripp dissolveu o King Crimson novamente. Em maio de 1997, os 6 membros optaram por trabalhar em 4 grupos menores conhecidos como ProjeKcts. De 1997 a 1999, os 4 primeiros ProjeKcts tocaram ao vivo nos EUA e no Reino Unido.

 

Depois que Bruford tocou 4 datas com o Projekct One em dezembro de 1997, ele deixou o King CrimsonLevin também saiu, e o restante se reuniu como um duo duplo. seu décimo terceiro álbum, The Power to Believe, foi lançado em 4 de março de 2003. No mês seguinte, Tony Levin retornou. Uma nova formação do King Crimson foi anunciada em 2007 com Fripp, Belew, Levin, Mastelotto e o segundo baterista, Gavin HarrisonEm agosto de 2008, eles completaram a turnê de 40 anos da banda. Logo em seguida, o King Crimson começou outro hiato. Em 2011, a banda Jakszyk Fripp Collins, e com o subtítulo A King Crimson ProjeKct, lançou o álbum, A Scarcity of Miracles. Em agosto de 2012, Fripp anunciou sua aposentadoria da indústria da música, e em setembro de 2013, ele anunciou o repentino e inesperado retorno do King Crimson com uma reforma muito diferente da anterior com 7 músicos, com 3 bateristas. Adrian Belew não foi convidado a participar. Em 7 de dezembro de 2016, Greg Lake faleceu de câncer. John Wetton faleceu de câncer de cólon no dia 31 de janeiro de 2017. Em 3 de janeiro de 2017, Bill Rieflin retornou ao King Crimson. Durante 2018, o King Crimson realizou a extensa turnê Uncertain Times de 33 datas pelo Reino Unido e Europa. Em 24 de março de 2020, Bill Rieflin faleceu de câncer. A banda excursionou pela América do Norte e pelo Japão em 2021. Levin escreveu em seu blog que a última data japonesa foi o show final da turnê e, possivelmente, o show final do King Crimson. Em 9 de fevereiro de 2022, Ian McDonald, faleceu de câncer. ​Em março de 2024, o grupo Beat, tocando o repertório do King Crimson, criado por Adrian Belew e Tony Levin junto com o guitarrista Steve Vai e o baterista Danny Carey. Fripp e Bruford recusaram se juntar. 

bottom of page