The Cure

É uma banda de Rock britânica. Os membros fundadores da banda eram amigos de escola na Notre Dame Middle School, em Crawley, West Sussex, cuja primeira apresentação pública foi em um show de final de ano em abril de 1973 como membros de uma banda escolar chamada Obelisk. Essa banda consistia em Robert Smith no piano, Michael "Mick" Dempsey na guitarra, Laurence "Lol" Tolhurst na percussão, Marc Ceccagno na guitarra e Alan Hill no baixo. Em janeiro de 1976, Ceccagno formou a banda Malice com Smith na guitarra e Dempsey no baixo, junto com outros dois amigos da escola, e ensaiavam em um salão da igreja local. No final de abril de 1976, Ceccagno e os outros dois amigos da escola foram embora, e o  vocalista Martin Creasy, o baterista Tolhurst, o guitarrista Pearl Thompson se juntaram à banda. Essa formação tocou todos os três shows únicos documentados ao vivo do Malice em dezembro de 1976. Em janeiro de 1977, após a saída de Martin Creasy, e cada vez mais influenciada pelo surgimento do punk rock, os membros restantes do Malice ficaram conhecidos como Easy Cure após uma música escrita por Tolhurst. Após vencer uma competição de talentos, o Easy Cure assinou um contrato de gravação com a gravadora alemã Ariola - Hansa em 18 de maio de 1977. O Malice e Easy Cure fizeram o teste de vários vocalistas naquele mês antes de Robert Smith assumir o papel. A banda gravou suas primeiras demos de estúdio como Easy Cure em Londres entre outubro e novembro de 1977. Em março de 1978, o contrato da Easy Cure com a gravadora havia sido dissolvido.

 

Em 22 de abril de 1978, o Easy Cure fez seu último show no Montefiore Institute Hall antes da demissão do guitarrista Pearl Thompson. O trio restante logo foi renomeado The Cure por Smith. No final daquele mês, a banda gravou suas primeiras demos. A banda assinou um contrato com a Polydor Records em setembro de 1978, e lançou o seu primeiro single "Killing an Arab" em dezembro. O seu primeiro álbum, Three Imaginary Boys, foi lançado em 8 de maio de 1979. O segundo single "Boys Don't Cry" foi lançado em junho. A turnê do segundo álbum da banda Siouxsie and the Banshees passou pela Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales entre agosto e outubro. Durante a turnê, Smith realizou dupla tarefa todas as noites, tocando com o Cure e como guitarrista do Banshees quando John McKay deixou o Banshees em Aberdeen. Dempsey foi demitido do Cure. O baixista Simon Gallup e o tecladista Matthieu Hartley se juntaram ao Cure. No final da turnê de 1980, Hartley e Gallup deixaram o Cure no final da turnê. Smith voltou ao Siouxsie and the Banshees como seu guitarrista principal em novembro de 1982, e se tornou um membro em tempo integral da banda. Em junho de 1984, Smith saiu do Banshees para se concentrar no The Cure. Em 1983, a banda lançou "The Walk" e "The Love Cats", que se tornou o primeiro single  hit britânico da banda no Top 10. No final da turnê de 1984, Anderson foi demitido e foi substituído por Boris Williams. Thornalley também foi embora com Gallup retornando à banda. 

 

O terceiro single "Just Like Heaven", foi o primeiro a entrar no Top 40 na Billboard Top 100. Em 1989, O seu oitavo álbum, Disintegration, foi lançado em 1989, entrando no número 3 no Reino Unido e  alcançou o número 12 na Billboard 200. O terceiro single dos EUA, "Lovesong", alcançou o número 2 nas paradas pop americanas o único single do Cure para alcançar o Top 10. Em fevereiro de 1989, a saída de Tolhurst foi oficializada, devido o consumo excessivo de álcool. O Cure então embarcou em uma turnê em estádios nos EUA. Em 1991, o Cure recebeu o Brit Award de Melhor Grupo Britânico. O seu nono álbum, Wish, foi lançado em 1992 alcançou o topo na UK Albums Chart e o número 2 na Billboard 200. Thompson saiu da banda e Boris Williams também saiu e foi substituído por Jason Cooper. Em maio de 2005, O'Donnell e Bamonte foram demitidos da banda. Pearl Thompson retornou ao Cure para a turnê de verão de 2005. Em julho de 2005, a banda fez um set no concerto de Paris da série Live 8 de concertos beneficentes. O seu décimo terceiro álbum, 4:13 Dream, foi lançado em outubro de 2008, foi um fracasso comercial no Reino Unido. O'Donnell voltou oficialmente ao Cure em 2011, antes da banda se apresentar no Festival Vivid Sydney, na Austrália. Em 1 de maio, Thompson anunciou que havia deixado o Cure. Em 7 de junho de 2018, o Cure realizou um concerto de 40 anos no Hyde Park. O The Cure foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame no dia 29 de março de 2019.

 Rockdigital