jwinter.jpg
Edgar Winter

Edgar Holland Winter nasceu em Beaumont, Texas no dia 28 de dezembro de 1946. É um cantor de rock e de blues americano. No momento em que Edgar Winter deixou sua cidade natal de Beaumont, Texas na década de 1960, ele já era um músico proficiente. O seu primeiro álbum, Entrance, foi lançado em 1970 pela Tobacco RoadEdgar seguiu sua carreira com dois álbuns de sucesso apoiados pelo seu grupo White Trash, um grupo originalmente composto por músicos do Texas e Louisiana. O seu segundo álbum, Edgar Winter's White Trash, foi lançado em 1971. O seu álbum ao vivo, Roadwork, foi lançado em março de 1972 com um álbum duplo. Foi gravado com sua banda White Trash no Apollo Theatre, na Academy of Music em Nova York e em Los Angeles na casa noturna Whiskey a Go Go. O álbum alcançou a posição 23 na Billboard 200. No final do ano, Winter reuniu-se com Dan Hartman, Ronnie Montrose e Chuck Ruff para formar o Edgar Winter Group. O seu terceiro álbum, They Only Come Out at Night, foi lançado em novembro de 1972 pela Epic Records.

 

Foi o primeiro com o Edgar Winter Group. o álbum alcançou o terceiro lugar na Billboard 200 e permaneceu nas paradas por 80 semanas. Também apresenta duas das maiores canções da banda, "Frankenstein" que ficou no topo na Billboard Hot 100 e "Free Ride" na posição 14 no mesmo gráfico. O seu quarto álbum de estúdio, e o segundo do Edgar Winter Group, Shock Treatment, foi lançado em maio de 1974. O álbum alcançou a posição 13 na Billboard 200, e teve dois singles "Easy Street" na posição 83  e "River's Risin" na posição 33. Com o guitarrista Rick Derringer no lugar de Ronnie Montrose. O álbum foi número 13 na Billboard 200, e teve dois singles nas paradas, "Easy Street" na posição 83 na Billboard Hot 100 e "River's Risin" na posição 33. Grandes campanhas nacionais de TV e rádio usaram a música de Winter para anunciar seus produtos. O seu quinto álbum, Jasmine Nightdreams, foi lançado em junho de 1975. O álbum, Mission Earth, foi lançado em 1986, e é o seu nono trabalho com letras e músicas escritas pelo fundador da Cientologia L. Ron Hubbard.

O seu CD e DVD, Live at the Galaxy, foi gravado ao vivo no Galaxy Theatre for Classic Pictures em 2003. Winter inventou a alça do corpo do teclado no início de sua carreira, uma inovação que lhe permite a liberdade de mover-se no palco durante suas apresentações multi-instrumentos de alta energia. Winter já apareceu no filme Netherworld. Ele também tocou com Ringo Starr e a nona All-Starr band em 2006, na sua décima All-Starr Band, em 2008 e em sua décima primeira All-Starr Band, em 2010 e 2011. Na turnê de 2010-11, Winter iria tocar novamente com Rick Derringer. O seu décimo álbum, Rebel Road, foi lançado em 8 de julho de 2008 pela Airline Records. O álbum apresenta trabalho de guitarra solo de Slash no single "Rebel Road", vocais e gaita de Clint Black em "The Power of Positive Drinking" e "On the Horns of a Dilemma", e guitarra solo pelo irmão de Edgar, Johnny Winter em "Rockin 'the Blues". O seu álbum de compilação, The Definitive Collection, foi lançado em 3 de junho de 2016, e inclui faixas solo, do The Edgar Winter Group e do White Trash.