Edgar Winter

Edgar Holland Winter nasceu em Beaumont, Texas no dia 28 de dezembro de 1946. É um cantor de rock e de blues americano. No momento em que Edgar Winter deixou sua cidade natal de Beaumont, Texas na década de 1960, ele já era um músico proficiente. O seu álbum de estreia, Entrance de 1970. Edgar seguiu sua carreira com dois álbuns de sucesso apoiados pelo seu grupo White Trash, um grupo originalmente composto por músicos do Texas e Louisiana. O seu segundo álbum, Edgar Winter's White Trash, foi lançado em 1971. O seu terceiro álbum, Roadwork, foi gravado ao vivo, e lançado em 1972. No final do ano, Winter reuniu-se com Dan Hartman, Ronnie Montrose e Chuck Ruff para formar o Edgar Winter Group, que lançou em novembro, They Only Come Out at Night, que é o terceiro álbum de estúdio, um sucesso comercial, o álbum alcançou o terceiro lugar na Billboard 200 e permaneceu nas paradas por 80 semanas.

 

Também apresenta duas das maiores canções da banda, "Frankenstein" que ficou no topo na Billboard Hot 100 e "Free Ride" na posição 14 no mesmo gráfico. Musicalmente, o álbum apresenta uma mistura de blues rock e pop rock influências num som geralmente despreocupado, otimista. Winter inventou a correia do teclado que fica apoiada no corpo, uma inovação que lhe permite a liberdade de se mover durante seus desempenhos. Depois Winter lançou Shock Treatment, o seu quarto álbum de estúdio. Com o guitarrista Rick Derringer no lugar de Ronnie Montrose. O álbum foi número 13 na Billboard Albums Pop, e teve dois singles nas paradas, "Easy Street" na posição 83 de singles pop e "River's Risin'" na posição 33. Grandes campanhas nacionais de TV e rádio usaram a música de Winter para anunciar seus produtos.

 

Winter já apareceu no filme Netherworld. Ele também tocou com Ringo Starr e a nona All-Starr band em 2006, na sua décima All-Starr Band, em 2008 e em sua décima primeira All-Starr Band, em 2010 e 2011. Na turnê de 2010-11, Winter iria tocar novamente com Rick Derringer. O álbum, Mission Earth, foi lançado em 1986, e é o seu nono trabalho com letras e músicas escritas pelo fundador da Cientologia L. Ron Hubbard. O seu décimo álbum, Rebel Road, foi lançado em 8 de julho de 2008 pela Airline Records. Com a participação do Slash no single "Rebel Road", e o solo de guitarra do seu irmão, Johnny Winter em "Rockin 'the blues". Edgar dedicou "The Closer I Get" para sua esposa Monique Winter e "Peace and Love" para Ringo Starr.

 Rockdigital