Joe Bonamassa 
 
Joe Bonamassa nasceu em Utica, Nova York, no dia 8 de maio de 1977. É um guitarrista, cantor e compositor americano de blues rock. Joe começou a tocar violão aos quatro anos, incentivado por seu pai. Aos 12 anos, ele criou sua própria banda, a Smokin 'Joe Bonamassa, que se apresentava no oeste de Nova York e Pensilvânia, mas apenas nos fins de semana enquanto Joe estudava nos dias úteis. Joe tocou uma Fender Stratocaster carmesim de 1972, chamada Rosie, dado por seu pai. Joe abriu para B. B. King em aproximadamente 20 shows em 1989. Em 1991, ele se apresentou no The Mickey Mouse Club. Antes de chegar a 18 anos de idade, Joe estava tocando na banda Bloodline com os filhos de Miles Davis, Robby Krieger e Berry Oakley. O seu primeiro álbum solo, A New Day Yesterday, foi lançado em 24 de outubro de 2000. O álbum alcançou o número 9 na Billboard Blues Albums. Em 2009, Joe realizou um de seus sonhos de infância tocando no Royal Albert Hall, em Londres, onde Eric Clapton tocou um dueto com ele. O seu oitavo álbum de estúdio, Black Rock, foi lançado em 23 de março de 2010. O álbum alcançou o topo nas paradas da UK Indie Chart e na Billboard Blues Albums.
 
Em 2010, ele montou o supergrupo Black Country Communion juntamente com Glenn Hughes no baixo e vocais, o baterista Jason Bonham, filho de John Bonham do Led Zeppelin, e Derek Sherinian, ex-Dream Theater nos teclados. Joe iniciou uma parceria com a cantora Beth Hart com o álbum cover, Don't Explain, lançado em 27 de setembro de 2011. Também é o décimo álbum de estúdio de Joe. O seu álbum ao vivo, Beacon Theatre–Live from New York, foi lançado em 2012, e contou com Paul Rodgers como convidado. Em 26 de março de 2013, foi lançado o seu álbum acústico ao vivo, An Acoustic Evening at the Vienna Opera House, que foi lançado como um conjunto de CD / DVD / Blu-ray. Este concerto marcou a primeira vez que Joe fez um show totalmente acústico. O Black Country Communion encerrou as atividades após algumas diferenças criativas e pessoais entre Joe Bonamassa e Glenn Hughes. Em março de 2013, Glenn Hughes declarou o fim da banda. Joe também é membro da banda de jazz-funk Rock Candy Funk Party. Eles lançaram seu álbum de estréia, We Want Groove, em 2013.
 
No dia 6 de dezembro de 2013, Joe Bonamassa e Beth Hart foram indicados ao Grammy por seu segundo álbum colaborativo, SeeSaw, lançado em 2013, na categoria Melhor Álbum de Blues. O seu décimo primeiro álbum, Different Shades of Blue, foi lançado em 22 de setembro de 2014. O álbum estreou na oitava posição na Billboard 200, sendo o seu álbum de maior sucesso nas paradas, e o seu primeiro no Top 10. Em maio de 2015, Joe ganhou o Blues Music Award na categoria Instrumentalista / Guitarra. O seu décimo segundo álbum, Blues of Desperation, foi lançado em 25 de março de 2016, alcançou a posição 12 na Billboard 200, segunda posição na Top Rock Albums, e no topo na Blues Albums Chart. Em abril, o Black Country Communion anunciou o retorno às atividades, e lançou o seu quarto álbum de estúdio, "BCCIV", em setembro de 2017. Beth Hart e Joe Bonamassa lançaram o seu terceiro álbum da parceria, Black Coffee, em 26 de janeiro de 2018. O seu décimo terceiro álbum, Redemption, foi lançado em 21 de setembro de 2018, alcançou a posição 26 na Billboard 200. No dia 8 de novembro de 2019, Joe comemorou 30 anos de carreira tocando no Detroits Fox Theatre

 Rockdigital