Dream Theater
É uma banda americana de Metal Progressivo. Inicialmente a banda foi formada em Massachusetts pelo guitarrista John Petrucci, o baixista John Myung, o baterista Mike Portnoy e posteriormente chamaram o vocalista Chris Collins e o tecladista Kevin Moore, para formar a banda Majesty. Por sugestão do pai de Mike, eles mudaram o nome da banda para Dream Theater, que é o nome de uma sala de espetáculos na Califórnia. Eles demitiram o vocalista Chris Collins, e chamaram Charlie Dominici. O seu primeiro álbum, When Dream and Day Unite, foi lançado em 6 de março de 1989 pela Mechanic / MCA Records. Novamente, por diferenças musicais, despediram Dominici. Por um bom tempo não tiveram um vocalista fixo. O seu segundo álbum, Images and Words, foi lançado em 7 de julho de 1992 pela Atco Records. O primeiro single da banda, "Pull Me Under", a Rolling Stone a classificou como número 91 em sua lista das 100 maiores canções de Heavy Metal. O álbum marca a entrada do vocalista canadense James LaBrie na banda. A banda foi convidada para abrir alguns shows do Iron Maiden. Durante as gravações do próximo álbum, o tecladista Kevin Moore resolveu abandonar a banda para seguir carreira solo. O seu terceiro álbum, Awake, foi lançado em 4 de outubro de 1994 pela Leste West Records. Esse foi o primeiro álbum que John Petrucci utiliza uma guitarra de 7 cordas.
A vaga de Moore foi ocupada por Derek Sherinian. O seu quarto álbum, Falling into Infinity, foi lançado em 23 de setembro de 1997 pela Leste West. Devido à pressão da gravadora, Mike Portnoy quis deixar a banda, mas foi convencido a ficar, já que ainda havia a turnê do álbum a ser realizada. Antes do lançamento do álbum, a banda entrou em turnê, inclusive passando pelo Brasil. Em 1998, o tecladista Jordan Rudess entrou no lugar de Derek. O seu sexto álbum, Six Degrees of Inner Turbulence, foi lançado como um álbum duplo em 29 de janeiro de 2002 pela Elektra. A banda saiu em turnê mundial do álbum. O seu quarto álbum ao vivo, Live at Budokan, foi lançado em 2004, como um álbum triplo. O álbum foi gravado no Budokan Hall, em Tokyo no Japão. O seu oitavo álbum, Octavarium, foi lançado em 7 de junho de 2005, foi o lançamento final da banda com a Atlantic Records. Em dezembro do mesmo ano, a banda voltou ao Brasil. O seu quinto álbum ao vivo, Score, foi lançado em 29 de Agosto de 2006, como um álbum triplo/DVD duplo. Foi gravado no dia 1 de abril de 2006 no Radio City Music Hall em Nova York, em comemoração aos seus 20 anos de carreira no ultimo show da sua 20th Anniversary World Tour.
A Chaos in Motion World Tour 2007-2008 passou pelo Brasil no mês de março de 2008. Em setembro de 2010, Mike Portnoy oficialmente deixou a banda, e no dia 29 de abril de 2011, a banda divulgou o nome do baterista Mike Mangini. O seu décimo segundo álbum, Dream Theater foi lançado no dia 23 de setembro de 2013. O álbum alcançou o sétimo lugar na Billboard 200, foi o terceiro álbum consecutivo da banda no Top 10 nos EUA e em mais de 24 países. O seu oitavo álbum ao vivo, Breaking the Fourth Wall, foi lançado em 30 de setembro de 2014 em formato de CD, DVD e Blu-ray, e foi gravado no The Boston Opera House no dia 25 de março de 2014. O seu décimo terceiro álbum, The Astonishing, foi lançado em 29 de janeiro de 2016. O álbum alcançou o topo na Billboard Top Hard Rock Albums. O seu nono álbum ao vivo, Distant Memories – Live in London, foi lançado em 27 de novembro de 2020, e foi gravado no Hammersmith Apollo antes da pandemia do COVID-19. O seu décimo quinto álbum, A View from o Top of the World, foi lançado em 22 de outubro de 2021 pela Inside Out.