Dream Theater

É uma banda americana de metal progressivo. Inicialmente a banda foi formada em Massachusetts por John Petrucci na guitarra e John Myung no baixo, que depois conheceram o baterista Mike Portnoy e posteriormente chamam o vocalista Chris Collins e o tecladista Kevin Moore para formar a banda Majesty. Por sugestão do pai de Mike mudaram o nome da banda para Dream Theater, que é o nome de uma sala de espetáculos na Califórnia. Eles demitem o vocalista Chris Collins, que não conseguiu se adaptar ao estilo que a banda procurava. Para substituí-lo chamaram Charlie Dominici, e com essa formação gravaram o seu primeiro álbum, When Dream and Day Unite, lançado em 6 de março de 1989 pela Mechanic/MCA Records. Novamente, por diferenças musicais, despediram seu vocalista. Por um bom tempo não tiveram um vocalista fixo. O seu segundo álbum, Images and Words, foi lançado em 7 de julho de 1992 pela Atco Records. O álbum marca a entrada do vocalista canadense James LaBrie na banda. A banda foi convidada para abrir alguns shows do Iron Maiden. Durante as gravações do próximo álbum, o tecladista Kevin Moore resolveu abandonar a banda para seguir carreira solo. O seu terceiro álbum, Awake, foi lançado em 4 de outubro de 1994 pela Leste West Records.

 

Esse foi o primeiro álbum que John Petrucci utiliza uma guitarra de 7 cordas. A vaga de Moore foi ocupada por Derek Sherinian. O seu quarto álbum, Falling into Infinity, foi lançado em 23 de setembro de 1997 pela Leste West. Devido à pressão da gravadora, Mike Portnoy quis deixar a banda, mas foi convencido a ficar, já que ainda havia a turnê do álbum a ser realizada. Antes do lançamento do álbum, a banda entrou em turnê, inclusive passando pelo Brasil. Em 1998, o tecladista  Jordan Rudess entrou no lugar de Derek. O seu quinto álbum, Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory, foi lançado em 26 de outubro de 1999 pela Elektra Records. O seu sexto álbum, Six Degrees of Inner Turbulence, foi lançado como um álbum duplo em 29 de janeiro de 2002 pela Elektra. A banda saiu em turnê mundial do álbum. O seu sétimo álbum, Train of Thought, foi lançado em 11 de novembro de 2003 pela Elektra. Em 2004, o Dream Theater lança o seu quarto álbum ao vivo, Live at Budokan, como um álbum triplo. Gravado no Budokan Hall, em Tokyo no Japão. O seu oitavo álbum, Octavarium, foi lançado em 7 de junho de 2005, foi o lançamento final da banda com a Atlantic Records.

 

Em dezembro do mesmo ano, a banda voltou ao Brasil. O seu álbum ao vivo, Score – 20th Anniversary World Tour, foi lançado em 29 de Agosto de 2006 como um álbum triplo/DVD duplo, em comemoração aos seus 20 anos de carreira. O seu nono álbum, Systematic Chaos, foi lançado em 5 de junho de 2007 pela Roadrunner Records. A Chaos in Motion World Tour 2007-2008 passou pelo Brasil no mês de março de 2008. A sua primeira coletânea, Greatest Hit (...and 21 Other Pretty Cool Songs), foi lançado em 1 de abril de 2008 como um álbum duplo. O seu décimo álbum, Black Clouds and Silver Linings, foi lançado em 23 de junho de 2009. Em setembro de 2010, Mike Portnoy oficialmente deixou a banda. E em 29 de abril de 2011, a banda divulgou o nome do baterista Mike Mangini. O seu décimo primeiro álbum, A Dramatic Turn of Events, foi lançado em 13 de setembro de 2011. O seu décimo segundo álbum, Dream Theater foi lançado no dia 24 de Setembro de 2013. Em Agosto, a banda se apresentou no Festival Wacken. O seu décimo terceiro álbum, The Astonishing, foi lançado em 29 de janeiro de 2016. O álbum alcançou o topo na Billboard Top Hard Rock Albums. O seu décimo quarto álbum, Distance over Time, foi lançado em 22 de fevereiro de 2019 pela Inside Out Music

 Rockdigital