Woody Guthrie


Woodrow Wilson Guthrie nasceu em Okemah, Oklahoma no dia 14 de julho de 1912, foi um cantor e compositor americano de Folk Music. Chegando a Nova York, Guthrie, fez suas primeiras gravações, muitas horas de conversa e músicas gravadas pelo folclorista Alan Lomax para a Biblioteca do Congresso, assim formando um álbum, Dust Bowl Ballads, pela Victor Records, em Camden, Nova Jérsei. Em março de 1940, Guthrie foi convidado a tocar em um evento beneficente oferecido pelo The Steinbeck Committee to Aid Farm Workers com a finalidade de angariar dinheiro para os trabalhadores migrantes. Em maio de 1941, quando ele e um motorista passavam pelo Rio Columbia e pelo Pacífico Noroeste, Guthrie ficou criativamente inspirado. Em um mês, escreveu vinte e seis músicas, incluindo três de suas mais famosas: "Roll On Columbia", "Pastures of Plenty", e "Grand Coulee Dam". As músicas sobreviventes foram lançadas no álbum Columbia River Songs

 

Guthrie se correspondeu com Pete Seeger, sobre o novo grupo de folk-protestante de Seeger, o Almanac Singers. Ele retornou a Nova York com planos de turnê pelo país como um membro do grupo. Os cantores se mudaram para a cooperativa Almanac House na Greenwich Village. Em 1944, Guthrie conheceu Moses Moe Asch da Folkways Records, com quem gravou a sua primeira canção, "This Land Is Your Land" e após alguns anos gravou "Worried Man Blues", além de várias outras canções. Essas gravações seriam mais tarde lançadas pelas Folkways e Stinson Records que compartilharam os direitos de distribuição. No final da década de 1940, a saúde de Guthrie estava em declínio e seu comportamento tornou-se completamente errático. Ele recebeu vários diagnósticos incluindo alcoolismo e esquizofrenia, mas em 1952 foi finalmente diagnosticado com a doença de Huntington, doença genética herdada de sua mãe. Acreditando que ele era um perigo para suas crianças, Marjorie sugeriu que Woody voltasse para a Califórnia sem ela e os dois se divorciaram. 

 

Enquanto sua saúde piorava cada vez mais, ele conheceu e casou-se com sua terceira esposa, Anneke Van Kirk. O braço dele foi ferido em um acidente, quando ao acender uma fogueira com gasolina, a mesma explodiu. Ele recuperou o movimento do braço e nunca mais pôde tocar violão. Em 1954, o casal retornou à Nova York. Pouco depois, Anneke pediu divórcio, devido ao trabalho de cuidar de Guthrie. Depois do divórcio, a segunda esposa dele, Marjorie, voltava à sua vida. Marjorie cuidou dele até sua morte. Guthrie, cada vez mais incapaz de controlar os movimentos de seus músculos, foi hospitalizado no Greystone Park Psychiatric Hospital de 1956 até 1961, no Brooklyn State Hospital até 1966, e finalmente no Creedmoor Psychiatric Center, até a sua morte em 1967. Um dos visitantes de Guthrie no Greystone Park foi Bob Dylan, então com dezenove anos, que idolatrava Woody. Em 1988 ele foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame, no mesmo ano da indução de Bob Dylan. Em 2000, Guthrie recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award.

 Rockdigital