Cream

Foi um grupo inglês de blues-rock. Em 1966, Eric Clapton encontrou Ginger Baker, então o líder da Graham Bond Organisation, a qual, a certo momento, apresentava Jack Bruce no baixo, gaita e piano. Baker também se sentia sufocado na banda e estava cansado do vício em drogas e dos ataques de instabilidade mental de Graham Bond. Baker perguntou a Clapton se ele queria se juntar ao seu novo grupo, então sem nome. Clapton imediatamente aceitou, com a condição de que Baker contratasse Jack Bruce como baixista. Clapton teve um encontro com Bruce quando o baixista/vocalista tocou com os Bluesbreakers, em março de 1966. O que Clapton não sabia era que enquanto Bruce estava na banda de Bond, ele e Baker tinham suas desavenças, o que incluía brigas no palco e sabotagem de um aos instrumentos do outro. A banda foi nomeada como Cream, já que Clapton, Bruce e Baker eram já considerados o "creme da cobertura" entre músicos de blues e jazz na emergente cena musical do Reino Unido. O Cream fez a sua estreia oficial no Sexto Anual Festival de Jazz & Blues de Windsor.

 

Em outubro, a banda também teve uma chance de fazer uma jam com Jimi Hendrix, que tinha recentemente chegado em Londres. Hendrix foi apresentado ao Cream através de Chas Chandler, o baixista do The Animals, que era o empresário de Hendrix. O seu primeiro álbum, Fresh Cream, foi lançado em 9 de dezembro de 1966, e alcançou a posição 6 na UK Albums Chart. O Cream visitou pela primeira vez os Estados Unidos em março de 1967 para tocar em nove datas no RKO Theater, em Nova York. O seu segundo álbum, Disraeli Gears, foi lançado em 2 de novembro de 1967, e alcançou o Top 5 das listas nos dois lados do Atlântico. Em agosto de 1967, o Cream fez seus primeiros shows amplamente divulgados nos EUA, tocando no Fillmore West, em San Francisco, pela primeira vez. Os concertos foram um grande sucesso e provaram uma grande influência na banda da cena hippye que o cercava. A banda decidiu que se desfaria em maio de 1968, durante uma turnê nos EUA. Mais tarde, em julho, foi feito um anúncio oficial de que a banda acabaria depois de uma derradeira turnê nos Estados Unidos e depois de fazer dois concertos em Londres. 

 

O seu terceiro álbum, Wheels of Fire, foi lançado em 9 de agosto de 1968, com um álbum duplo, e alcançou o topo na Billboard 200. O Cream encerrou sua turnê nos EUA em 4 de novembro, tocando em Rhode Island e se apresentou pela última vez no Reino Unido em 26 de novembro. O Cream foi persuadido a fazer um álbum final. O seu quarto álbum, Goodbye, foi lançado em 5 de fevereiro de 1969, antes da banda se separar. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. Em 1993, o Cream foi induzido na Rock and Roll Hall of Fame e colocou de lado as suas diferenças para se apresentar na cerimônia de posse. Em 2004, foi anunciado oficialmente que o Cream finalmente se reuniria para uma série de quatro apresentações, em maio de 2005, no Royal Albert Hall, em Londres, o local dos seus shows finais em 1968 e no Madison Square Garden em Nova York, de 24 a 26 de outubro do mesmo ano. Jack Bruce morreu no dia 25 de outubro de 2014, aos 71 anos, e Ginger Baker morreu no dia 6 de outubro de 2019.

 Rockdigital