cream.jpg
Cream - Sunshine Of Your Love
Cream

Foi um grupo inglês de blues-rock. Em 1966, Eric Clapton encontrou Ginger Baker, então o líder da Graham Bond Organisation, a qual, a certo momento, apresentava Jack Bruce no baixo, gaita e piano. Baker também se sentia sufocado na banda e estava cansado do vício em drogas e dos ataques de instabilidade mental de Graham Bond. Baker perguntou a Clapton se ele queria se juntar ao seu novo grupo, então sem nome. Clapton imediatamente aceitou, com a condição de que Baker contratasse Jack Bruce como baixista. Clapton teve um encontro com Bruce quando o baixista/vocalista tocou com os Bluesbreakers, em março de 1966. O que Clapton não sabia era que enquanto Bruce estava na banda de Bond, ele e Baker tinham suas desavenças, o que incluía brigas no palco e sabotagem de um aos instrumentos do outro. A banda foi nomeada como Cream, já que Clapton, Bruce e Baker eram já considerados o "creme da cobertura" entre músicos de blues e jazz na emergente cena musical do Reino Unido. O Cream fez a sua estreia oficial no Sexto Anual Festival de Jazz & Blues de Windsor. Em outubro, a banda também teve uma chance de fazer uma jam com Jimi Hendrix, que tinha recentemente chegado em Londres.

 

Hendrix foi apresentado ao Cream através de Chas Chandler, o baixista do The Animals, que também era o seu empresário. O seu primeiro álbum, Fresh Cream, foi lançado em 9 de dezembro de 1966, e alcançou a posição 6 na UK Albums Chart. O Cream visitou pela primeira vez os Estados Unidos em março de 1967 para tocar em nove datas no RKO Theater, em Nova York. O seu segundo álbum, Disraeli Gears, foi lançado em 2 de novembro de 1967, e alcançou o Top 5 das listas nos dois lados do Atlântico. Em agosto de 1967, o Cream fez seus primeiros shows amplamente divulgados nos EUA, tocando no Fillmore West, em San Francisco, pela primeira vez. Os concertos foram um grande sucesso e provaram uma grande influência na banda da cena hippye que o cercava. A banda decidiu que se desfaria em maio de 1968, durante uma turnê nos EUA. Mais tarde, em julho, foi feito um anúncio oficial de que a banda acabaria depois de uma derradeira turnê nos Estados Unidos e depois de fazer dois concertos em Londres. O seu terceiro álbum, Wheels of Fire, foi lançado em 9 de agosto de 1968, com um álbum duplo, e alcançou o topo na Billboard 200. O Cream encerrou sua turnê nos EUA em 4 de novembro, tocando em Rhode Island e se apresentou pela última vez no Reino Unido em 26 de novembro de 1968.

 

O Cream foi persuadido a fazer um álbum final. O seu quarto álbum, Goodbye, foi lançado em 5 de fevereiro de 1969, antes da banda se separar. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart. Em 1993, o Cream foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame e colocou de lado as suas diferenças para se apresentar na cerimônia de posse. Em 2004, foi anunciado oficialmente que o Cream finalmente se reuniria para uma série de quatro apresentações, em maio de 2005, no Royal Albert Hall, em Londres, o local dos seus shows finais em 1968 e no Madison Square Garden em Nova York, de 24 a 26 de outubro do mesmo ano. Os membros do Cream receberam o Grammy Lifetime Achievement Award em 2006. Jack Bruce faleceu de doença hepática no dia 25 de outubro de 2014, em Suffolk, na Inglaterra, aos 71 anos. Em junho de 2016, foi relatado que Baker estava se recuperando de uma cirurgia de coração aberto, mas também sofreu uma queda feia, que causou inchaço nas pernas e pés. Ginger Baker faleceu no dia 6 de outubro de 2019 aos 80 anos, em um hospital em Canterbury.