Blind Faith

Foi uma banda Inglesa de Blues e rock. A banda começou em meados de 1968, com a separação do Cream, considerado o primeiro supergrupo na história do Rock. Steve Winwood saiu do The Spencer Davis Group, onde ele tinha sido o vocalista durante três anos. Winwood deixou a banda, devido às suas diferenças musicais e formou a banda Traffic em 1967. Essa banda se separou temporariamente em 1969, e Winwood começou a tocar com Eric Clapton em seu porão em Surrey na Inglaterra. Winwood e Clapton já haviam colaborado no supergrupo de estúdio, o Powerhouse. Em 1969 Ginger Baker se uniu a eles e a banda tomou forma. Em maio, Ric Grech, o baixista da banda Famíly, foi convidado também. A formação do grupo criou uma excitação entre o público e a imprensa, que anunciou a banda como o Super Cream. O grupo estreou em um show gratuito no London's Hyde Park, em 7 de junho de 1969. Steve Winwood tinha um contrato com a Island Records e ele teve que ser alugado pela Polydor Records, gravadora de Clapton e Baker. Foi lançado o seu primeiro single "Change Of Address From 23 June 1969". 

 

A gravação do seu álbum continuou, seguido de uma curta turnê pela Escandinávia, depois a banda excursionou pelos EUA, fazendo sua estreia no Madison Square Garden em 12 de julho. A banda excursionou por mais sete semanas, terminando sua turnê no Havaí em 24 de agosto de 1969. Um grande problema com a turnê foi que a banda tinha apenas algumas canções em seu catálogo, o suficiente para uma hora de show. Eles foram forçados a tocar velhas canções do Cream e do Traffic, para o deleite de uma multidão que geralmente preferia seu material mais antigo e popular ao seu novo material do Blind Faith. Para abrir os shows, foram incluídas as bandas Free, Taste e o Delaney & Bonnie, que Eric Clapton gostou do seu blues e começou a passar a maior parte do seu tempo com eles em vez do Blind Faith, deixando Winwood assumir um papel mais proeminente na banda. Clapton até começou a participar da abertura com o Delaney & Bonnie. Baker então sabia que Eric Clapton iria deixar a banda assim que a turnê acabasse. O seu primeiro álbum, Blind Faith, foi lançado em agosto de 1969, e alcançou o topo no Reino Unido e nos EUA.

Em outubro, a banda tinha se dissolvido depois de um ano de sua criação, e não produziu mais nenhum material, apesar de várias faixas ao vivo da banda que foram lançadas no álbum de 1995 da retrospectiva de Steve Winwood, The Finer Things. Outras gravações foram incluídas na edição do Blind Faith - Deluxe Edition de 2001. Depois disso, Eric Clapton saiu dos holofotes, primeiro tocando com a Plastic Ono Band e em turnês como membro não oficial do Delaney & Bonnie. Logo em seguida, ele levou vários membros do Delaney & Bonnie para formar um novo supergrupo, o Derek and the Dominos. Ginger Baker criou a Ginger Baker's Air Force com Grech e Winwood. Depois de alguns shows juntos, Winwood com Grech reformaram o Traffic. Winwood iria mais tarde seguir carreira solo e Ric Grech morreu em 1990 devido a uma hemorragia cerebral. Em julho de 2007, Clapton e Winwood se reuniram para um show durante o segundo Crossroads Guitar Festival realizado no Park Center Toyota de Bridgeview, Illinois, onde o duo realizou uma série de canções do Blind Faith. Essas apresentações inspiraram os dois a realizar três concertos de reunião no Madison Square Garden em fevereiro de 2008. Ginger Baker morreu no dia 6 de outubro de 2019 aos 80 anos de idade, em um hospital em Canterbury.

 Rockdigital