Spencer Davis Group

 

É uma banda de rock britânica. A banda foi formada em 1963 em Birmingham depois que o guitarrista galês Spencer Davis encontrou o vocalista e organista Steve Winwood, com 14 anos e ainda na escola, e seu irmão Muff Winwood, tocando baixo com a Muff Woody Jazz Band no pub Golden Eagle. Spencer recrutou os irmãos e com Pete York na bateria formaram o Rhythm and Blues Quartette, que se apresentava regularmente na cidade. Em 1964 eles assinaram seu primeiro contrato de gravação depois que Chris Blackwell da Island Records os viu em uma apresentação em um clube local. Blackwell também se tornou o seu produtor. Muff Winwood sugeriu o nome Spencer Davis Group para a banda. A primeira gravação profissional da banda foi uma versão cover de "Dimples". O seu primeiro álbum, Their First LP, foi lançado em 1965, e alcançou aposição 6 na UK Albums Chart. No final de 1965, eles lançaram o single "Keep On Running", que foi o seu primeiro single número um na UK Singles Chart. O seu segundo álbum, Their First LP, foi lançado em janeiro de 1966, e alcançou o terceiro lugar na UK Albums Chart. O álbum não foi lançado nos EUA.

 

Em 1966, o grupo estrelou um filme de comédia musical britânica, The Ghost Goes Gear. O seu terceiro álbum, Autumn '66, foi lançado em janeiro de 1966, e alcançou o terceiro lugar na UK Albums Chart. O álbum não foi lançado nos EUA. O vocalista Steve Winwood saiu da banda para formar o Traffic em 1967. Seu irmão, Muff também saiu para se dedicar a industria musical na Island Records. A trilha sonora do filme Here We Go Round the Mulberry Bush, contou com o Spencer Davis Group e com o Traffic. Após as partidas dos Winwoods, o Spencer Davis Group se reagrupou com a adição do guitarrista Phil Sawyer e do tecladista / vocalista Eddie Hardin. O seu quarto álbum, With Their New Face On, foi lançado em abril de 1968, no Reino Unido e nos EUA, pela United Artists. Em 1968, Ray Fenwick substituiu Phil Sawyer. O último hit da banda, "After Tea", foi lançado ao mesmo tempo que a banda alemã The Rattles, onde houve uma competição que levou a uma parada temporária das atividades do Spencer Davis Group. A canção foi originalmente gravada pelo grupo holandês After Tea, que incluiu o guitarrista / cantor Ray Fenwick entre seus membros.

 

Depois do single "Short Change", Eddie Hardin e Pete York saíram da banda para formar a dupla Hardin & York. Eles foram substituídos por Dee Murray no baixo e Dave Hynes na bateria. Nigel Olsson substituiu Hynes, e essa formação produziu o seu quinto álbum, Funky, gravado em 1969 antes da banda se separar, sem ter feito o lançamento do álbum. A banda se reuniu em 1973 com Davis, Fenwick, Hardin, York, e com Charlie McCracken no baixo. A banda lançou o seu sexto álbum, Gluggo em 1973 e o seu sétimo álbum, Living in a Back Street em 1974 antes de mais uma vez se dissolver. O seu quinto álbum, Funky, gravado em 1969, foi lançado em 1997. A banda foi re-formada em 2006, embora apenas Davis e Hardin permaneceram na formação da banda dos anos 1960. Desde então, o The Spencer Davis Group continuou a fazer turnê pelos EUA e Europa, mas com duas bandas diferentes, onde Spencer Davis está presente em ambas as formações. Hardin permaneceu com a versão britânica da banda, e morreu após um ataque cardíaco em 22 de julho de 2015, com 66 anos de idade.

 Rockdigital