Traffic

 

Foi uma banda de rock Inglesa. Steve Winwood foi o vocalista do Spencer Davis Group aos 14 anos. Jim Capaldi e o guitarrista Dave Mason estavam no Hellions e Deep Feeling, enquanto Chris Wood saiu da Locomotive. Winwood, Capaldi, Mason e Wood se conheceram quando tocaram juntos no The Elbow Room, um clube em Aston, Birmingham. Depois que Winwood deixou o Spencer Davis Group em abril de 1967, eles formaram o Traffic. A banda assinou um contrato com a Island Records label, e seu primeiro single "Paper Sun" se tornou um hit no Reino Unido. O segundo single "Hole in My Shoe" foi um sucesso ainda maior, e se tornou uma das faixas mais conhecidas. O terceiro single da banda, "Here We Go Round the Mulberry Bush", foi feito para a trilha sonora do longa-metragem britânico de 1967, de mesmo nome.  O seu primeiro álbum, Mr. Fantasy, foi lançado em 8 de dezembro de 1967, e alcançou a posição 88 na billboard 200. Mason deixou a banda logo após o lançamento do álbum, mas voltou a se reunir por alguns meses de 1968. O seu segundo álbum, Traffic, foi lançado em outubro de 1968. O álbum alcançou a posição 9 na UK Albums Chart e a posição 17 na Billboard 200. A banda excursionou pelos EUA como um trio no final de 1968, e no início de uma digressão, Mason foi despedido e a banda foi dissolvida com a saída de Winwood no início de 1969. O seu terceiro álbum, Last Exit, foi lançado em maio de 1969. É uma coleção de gravações recolhidas pela Island Records após a separação inicial da banda.

 

No início de 1969, Steve Winwood partiu para Surrey, a fim de formar o Blind Faith com Eric Clapton. Enquanto isso, Chris Wood atuou como músico de estúdio do Doctor John. Em janeiro de 1970, Winwood entrou na formação da Ginger Baker Airforce e no mesmo ano, Steve Winwood começou a gravar o seu álbum solo, Mad Shadows, que depois se transformou no novo álbum do Traffic quando Wood e Capaldi se juntaram no estúdio de gravação do quarto álbum, John Barley Must Die, que foi lançado em julho de 1970. O trio Winwood-Wood-Capaldi decidiu aumentar a banda com Rick Grech e, posteriormente, com o percussionista Reebop Kwaku-Baah, e Jim Gordon na bateria. O seu primeiro álbum ao vivo, Welcome to the Canteen, foi gravado ao vivo no Fairfield Halls, Croydon e no Oz Benefit Concert, Londres, em julho e foi lançado em setembro de 1971. O seu quinto álbum de estúdio, Low spark of high heeled boys, também foi lançado em 1971 e viajaram em turnê pelos Estados Unidos. Para gravar o seu sexto álbum, Shoot out at the Fantasy Factory, que foi gravado na Jamaica em 1972, e foram chamados vários músicos de apoio. O álbum foi lançado em fevereiro de 1973.  No ano seguinte, para sua última turnê e o seu sétimo álbum, When The Eagle Flies, lançado em setembro de 1974, o Traffic teve o apoio do baixista Rosko Gee. Em 1975, a banda terminou as suas atividades, e cada um seguiu seus próprios caminhos. Depois da separação do Traffic, Steve Winwood embarcou em uma carreira solo, enquanto Rosko Gee e Rebop Kwaku Baah se juntaram à banda alemã Can.

Kwaku Baah faleceu no palco de uma hemorragia cerebral em Estocolmo, na Suécia, em 1983. Chris Wood também faleceu naquele mesmo ano de pneumonia. Todos os membros ainda vivos da formação mais recente do Traffic se reuniram em 1994 para uma turnê única, depois que um fã deixou uma mensagem no correio de voz no hotel de Bob Weir, do Grateful Dead em Chicago durante o Scaring the Children tour de 1992, e sugeriu que seria legal se o Traffic fizesse uma turnê com o Grateful Dead. O Traffic abriu para o Grateful Dead durante sua turnê de verão. Winwood e Capaldi gravaram e lançaram o oitavo álbum do Traffic, Far from Home, lançado em 9 de maio de 1994, foi o último álbum da banda, depois de duas décadas. O álbum alcançou o Top 40 na UK Albums Chart e na Billboard 200. The Last Great Traffic Jam, um álbum duplo ao vivo e DVD lançado em 2005, documenta a turnê de reunião da banda em 1994. Os quatro membros originais do Traffic foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 15 de março de 2004. Winwood, Capaldi, Mason e Stephanie Wood, substituindo seu falecido irmão Chris, compareceram à cerimônia. Os planos provisórios para outro projeto do Traffic foram interrompidos pela morte de Jim Capaldi no dia 28 de janeiro de 2005, aos 60 anos, num hospital em Londres, de câncer de estômago. Dear Mr. Fantasy foi uma celebração para Capaldi que aconteceu no The Roundhouse em Camden Town, Londres, no dia 21 de janeiro de 2007. Todos os lucros foram para a  The Jubilee Action Street Children Appeal.