dr_john.jpg
Dr. John


Malcolm John Rebennack nasceu em New Orleans, Louisiana no dia 21 de novembro de 1940. Foi um cantor, compositor, pianista e guitarrista americano. Quando estudava no Jesuit High School, ele já estava tocando em clubes noturnos, algo que os padres jesuítas desaprovavam. Disseram-lhe para parar de tocar em clubes ou sair da escola. Ele escolheu a segunda opção. A carreira de Rebennack como guitarrista foi prejudicado quando seu dedo anelar esquerdo foi ferido por um tiro enquanto ele estava defendendo o cantor / tecladista Ronnie Barron, seu colega de banda e amigo de longa data, em um show em Jackson, Mississipi. Após a lesão, Rebennack concentrou-se em guitarra baixo antes de fazer o piano seu instrumento principal. Durante os anos 1950, ele vendeu narcóticos.

 

Ele foi preso por porte de drogas e condenado a dois anos em uma prisão federal em Fort Worth, Texas. Sua sentença terminou em 1965 e partiu para Los Angeles onde se tornou um músico de sessão na cena de Los Angeles na década de 1960 e 1970. O seu primeiro álbum, Gris-Gris, foi lançado em 22 de janeiro de 1968 pela Atco Records. O seu segundo álbum, Babylon, foi lançado em 17 de janeiro de 1969. O seu quinto álbum, Dr. John's Gumbo,  foi lançado em 20 de abril de 1972. O álbum esteve nas paradas da Billboard 200 por onze semanas, alcançando a posição 112. Em 1011 o Dr. John foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. O álbum, Locked Down, foi lançado em 3 de abril de 2012, uma colaboração com Dan Auerbach do The Black Keys, que produziu e tocou guitarra nele. O álbum ganhou o prêmio de Melhor álbum de blues na  55th Annual Grammy Awards, assim como Auerbach por produzi-lo.

 

Em 2016 , foi lançado o álbum duplo e DVD do concerto, The Musical Mojo of Dr. John: Celebrating Mac and his Music. Em 2017, Dr. John foi atração principal da turnê The Last Waltz 40th Anniversary, reprisando sua performance de "Such a Night" do show original e filme com a The Band. A data de nascimento do Dr. John foi corrigida em 2018 quando o jornal de sua cidade natal, o The Times-Picayune, descobriu em seus registros que ele realmente nasceu em 20 de novembro de 1941, e não no dia 21 de novembro de 1940. Ele acrescentou um ano a sua idade para entrar em shows. Em 6 de junho de 2019, o Dr. John morreu de um ataque cardíaco.