foo_fighters.jpg
Foo Fighters

 

É uma banda de rock americana. Dave Grohl, passou quatro anos como baterista do Nirvana. Após a morte de Kurt Cobain em abril de 1994. Em outubro do mesmo ano, Grohl entrou no Robert Lang's Studio em Seattle com o amigo e produtor musical Barrett Jones. No espaço de uma semana, Grohl gravou as faixas cantando e tocando todos os instrumentos, com exceção de "X-Static"tocada pelo guitarrista Greg Dulli da banda americana Afghan Whigs. Para manter o anonimato, Grohl escolheu o nome Foo Fighters que é uma referência ao termo usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs. A fita se tornou o primeiro álbum da banda, Foo Fighters, que foi lançado no dia 4 de julho de 1995. Para divulgar o trabalho e tocar as músicas ao vivo, Grohl decidiu montar uma banda completa e chamou o guitarrista Pat Smear, o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith. A banda realizou sua primeira turnê ainda em 1995 abrindo concertos para Mike Watt. Em 1997 Grohl ficou insatisfeito com a percussão de Goldsmith na gravação do segundo álbum, regravou completamente a parte de bateria. Revoltado, Goldsmith saiu do grupo. O segundo álbum de estúdio da banda, The Colour and the Shape, foi lançado em 20 de maio de 1997. Sendo o primeiro álbum gravado como uma banda. 

 

Logo após o fim das gravações, Pat Smear anunciou sua saída da banda, sendo sustituído por Franz Stahl. Ainda antes da gravação do terceiro álbum, Stahl teve que sair por não haver clima na banda. A banda resolveu gravar o próximo trabalho como um trio. O seu terceiro álbum de estúdio, There Is Nothing Left to Lose, foi lançado em 2 de novembro de 1999. Foi o primeiro álbum a ganhar o Grammy Awards na categoria de Best Rock Album e a canção "Learn to Fly" o prêmio de Best Short Form Music VideoChris Shiflett entrou para a banda para ocupar a segunda guitarra. O seu quarto álbum de estúdio, One by One, foi lançado em 22 de outubro de 2002. A canção "All My Life" conta com a participação de Brian May, guitarrista do Queen. A banda também ganhou pela segunda vez o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Rock com esse trabalho. A canção "Best of You" foi lançada em 2005 como primeiro single do seu quinto álbum, In Your Honor, foi lançado em 14 de junho de 2005. A canção alcançou a posição 18 na Billboard 200. A banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, lançado em 7 de novembro de 2006, com quinze faixas selecionadas de três concertos acústicos em Los Angeles. O seu sexto álbum, Echoes, Silence, Patience & Grace, foi lançado em 25 de setembro de 2007. Em 2008, o álbum ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Rock.

 

O seu sétimo álbum, Wasting Light, foi lançado em 2011, marcando o retorno definitivo de Pat Smear para banda. Foi o primeiro álbum da banda a liderar a parada norte-americana. Em 2 de outubro de 2012, após encerrar uma longa turnê mundial, Dave Grohl confirmou que o Foo Fighters entraria em hiato por tempo indefinido. Sonic Highways é o oitavo álbum de estúdio da banda, lançado em 10 de novembro de 2014, e alcançou o segundo lugar na Billboard 200. O álbum contém oito canções, cada uma gravada em uma cidade distinta dos EUA. Em 23 de novembro de 2015, o Foo Fighters lançou o EP Saint Cecilia, em homenagem as vítimas dos Atentados de 13 de novembro, na cidade de Paris. Junto com esse álbum, foi lançada uma carta, na qual Dave Grohl fala muito sobre um possível hiato ou fim da banda. O seu nono álbum, Concrete and Gold, foi lançado em 15 de setembro de 2017. É o primeiro álbum a apresentar Rami Jaffee como tecladista da banda. O álbum alcançou o topo na Billboard 200 e na UK Albums Chart. A banda começou a turnê em junho de 2017, incluindo a atração principal no Festival de Glastonbury, e foi estendida até outubro de 2018. O seu décimo álbum, Medicine at Midnight, foi lançado em 5 de fevereiro de 2021, e alcançou o terceiro lugar na Billboard 200.