É uma banda americana de rock. A banda californiana Kyuss que, após ser apadrinhada pelo produtor Chris Goss, tornou-se o ícone cult da cena heavy metal americana. Fizeram parte da formação do Kyuss durante sua existência, Josh Home, Nick Oliveri, John Garcia e Alfredo Hernandez. Apesar da popularidade o Kyuss se dissolveu em 1995 e o líder e guitarrista Josh Homme se mudou para Seattle, e ingressou na Screaming Trees como segundo guitarrista, tendo inclusive participado do Festival Lollapalooza em sua última edição com o Trees em 1996. Em 1997, com as atividades da Screaming Trees se tornando esparsas, Josh encontra tempo suficiente para trabalhar no seu projeto, a Desert Sessions. Logo em seguida, Josh resolve montar outra banda, o Queens of the Stone Age. Com a ajuda do baterista Alfredo Hernandez, eles retornam à região do deserto californiano para trabalhar o som da nova banda. O seu primeiro álbum, Queens of the Stone Age foi lançado em Setembro de 1998 pela Loosegroove Records, de propriedade de Stone Gossard, guitarrista do Pearl Jam. A banda esteve em turnê por quase dois anos. Em Junho de 2000, o Screaming Trees anuncia o seu fim.

Queens of the Stone Age volta a Palm Desert para trabalhar no seu segundo álbum, Rated R, que foi lançado em junho de 2000 pela Interscope Records. A banda contou com dois bateristas, Gene Troutman e Nicky Lucero na gravação. O Queens of the Stone Age embarcou em mais uma exaustiva turnê de dois anos pelo mundo todo, incluindo uma apresentação no Rock in Rio em janeiro de 2001, onde Oliveri se apresentou no palco do evento completamente nu. Mark Lanegan se torna um integrante definitivo do grupo, atuando como segundo vocalista, enquanto que na bateria a banda contou com a participação de Dave Grohl, líder do Foo Fighters. Nesse mesmo ano Troy Van Leeuwen entra para a banda como segundo guitarrista. Com o álbum pronto, o Queens embarca em mais uma turnê. O seu terceiro álbum, Songs for the Deaf, foi lançado em Agosto de 2002. A banda passa por complicações depois que Dave Grohl retorna ao Foo Fighters e Joey Castillo assume a bateria da banda. No final de 2003, Josh resolveu demitir Nick Oliveri e Mark lanegan ficaria até o lançamento do próximo álbum, por isso foi lançado o seu quinto EP Stone Age Complications, lançado em 2004, numa tentativa de abafar a turbulência. 

 

O seu quarto álbum, Lullabies to Paralyze, foi lançado em 22 de março de 2005. Mark Lanegan deixa a banda. O álbum, MTV Akustik Session gravado em Berlim e se reúnem com John Garcia ex-vocalista do Kyuss em um dos shows da banda cantando canções do antigo grupo e gravam o primeiro CD/DVD ao vivo Over The Years And Through The Woods, gravado na Brixton Academy e KOKO, em Londres. O seu quinto álbum, Era Vulgaris, foi lançado em Junho de 2006. Michael Shuman e Dean Fertita são contratados. Billy Gibbons e Mark Lanegan retornam mais uma vez ao Queens of the Stone Age. O seu sexto álbum, ...Like Clockwork, foi lançado em 4 de junho de 2013. O álbum garantiu à banda o seu primeiro número 1 na Billboard. Em 30 de março de 2013 durante apresentação no Lollapalooza Brasil, a banda apresentou seu novo baterista, Jon Theodore.  Após um período de pausa iniciado em Março de 2015, em Junho de 2016 a banda começou a trabalhar em seu sétimo álbum, Villains, que foi lançado em 25 de agosto de 2017. 

Queens of the Stone Age

 Rockdigital