Gamma Ray

 

É uma banda de heavy metal alemã. Em 1988, após quatro anos no Helloween, o guitarrista e compositor Kai Hansen decidiu sair devido à frenética atividade de shows. Ele decidiu começar um novo projeto, com seu antigo amigo, o vocalista Ralf Scheepers, o baixista Uwe Wessel e o baterista Mathias Burchard. No começo do projeto Kai não pretendia formar uma nova banda, mas nasceu o Gamma Ray. Em Janeiro de 1990, a banda lançou o seu primeiro álbum, Heading for Tomorrow, que alcançou grande sucesso especialmente na Alemanha e no Japão. Logo após as gravações desse álbum, o baterista Mathias Burchardt decidiu abandonar a banda. O baterista Uli Küsch entrou no seu lugar. No começo de 1992, Uli & Uwe tiveram um desentendimento pessoal e foram substituídos pelo baixista Jan Rubach e pelo baterista Thomas Nack. Scheepers deixou o Gamma Ray por morar muito longe de Hamburgo, dificultando os ensaios. Hansen assumiu a posição de vocalista e guitarrista. 

O álbum, Land of the Free, foi lançado em maio de 1995, um clássico do Metal Melódico. O álbum, Silent Miracles, foi lançado em fevereiro de 1996. A banda fez uma longa série de shows pela Europa na Men on a tour em Setembro transformando bares em verdadeiras casas de shows. Em 1996, Jan e Thomas decidiram deixar a banda. Thomas ainda tocou na turnê espanhola, enquanto Jan foi substituído pelo guitarrista Henjo Richter. Em fevereiro de 1997 o baterista Daniel Zimmermann entrou no lugar de Thomas. É lançado em Agosto de 1997 o álbum, Somewhere Out in Space, que marca o início da fascinação da banda pelo espaço. O álbum, Powerplant, que é uma continuidade do tema espacial do álbum anterior. Após uma pausa a banda lançou o álbum, No World Order, em 2001, o álbum foi aclamado pelo público. A turnê fez a banda visitar dezenas de países europeus e o Japão. Depois de descansar da turnê, a banda seguiu com o Skeleton in the Closet Tour que fez a banda tocar músicas que eles nunca ou raramente tocavam ao vivo.

 

Os shows de  Barcelona e Estrasburgo foram gravados no álbum ao vivo, Skeletons in the Closet, considerado o melhor álbum ao vivo deles até aquele momento. O álbum, Majestic, foi lançado em 23 de Setembro de 2005. A banda se apresentou nos festivais de verão de Bang Your Head, Tuska e Monsters Of Rock. O álbum, Land of the Free II, foi lançado em novembro de 2007. Para a divulgação desse álbum, pela primeira vez a banda sai em turnê mundial com o Helloween na Europa. Em 2010 é lançado álbum, To the Metal!, onde a banda resgata neste álbum toda a sua carreira. Em 1 de setembro de 2012, a banda anunciou Michael Ehre como seu novo baterista, substituindo Daniel Zimmermann após 15 anos de atividade na banda. O Hammer Studio do Gamma Ray foi completamente destruído por um incêndio. O seu décimo primeiro álbum de estúdio, Empire of the Undead, foi lançado em 28 de março de 2014. Em outubro de 2015, foi anunciado que Frank Beck seria o novo vocalista, junto com Hansen, devido aos longos horários das turnês, bem como o desejo de Hansen de ter mais liberdade no palco. 

 Rockdigital