Helloween

 

É uma banda de power metal alemã. Em 1978, a banda alemã, Gentry, que contava com Kai Hansen e Piet Sielck. Em 1980, a banda já havia sofrido algumas mudanças de formação com o baixista Markus Grosskopf e o baterista Ingo Schwichtenberg já fazendo parte da formação. Eles mudam o nome da banda para Second Hell e depois para Iron First. Nesse período, Piet deixa a banda, e Michael Weikath entra em seu lugar. Em 1984, mudam o nome da banda para Helloween. Eles participam de uma coletânea intitulada Death Metal, com as canções "Oernst of Life" e "Metal Invaders", da demo inicial de 1984. O seu primeiro EP Helloween, foi lançado em 1985. O primeiro álbum da banda, Walls of Jericho, foi lançado em 1 de dezembro. Logo após o lançamento, Kai Hansen deixa os vocais e concentra-se na guitarra, deixando o posto para Michael Kiske. Com essa formação, o Helloween lança o seu segundo álbum, Keeper of the Seven Keys Part I, em 23 de maio de 1987. O álbum Keeper of the Seven Keys Part II, foi lançado em 29 de agosto de 1988. Esses dois lançamentos eram para ser um só álbum duplo. 

 

O quarto álbum de estúdio, Pink Bubbles Go Ape, lançado em 11 de março de 1991. Ele marcou a saída do guitarrista Kai Hansen, e a entrada de Roland GrapowHansen saiu para formar o Gamma RayMichael Kiske foi despedido da banda. Ingo saiu da banda por motivos de saúde. Ele sofria de esquizofrenia e suicidou-se se atirando na frente de um vagão do metro de Hamburgo, em 1995. Para substituí-los, são convidados o vocalista Andi Deris e Uli Kusch, baterista vindo do Gamma Ray. O sétimo álbum de estúdio, The Time of the Oath, foi lançado em 1996. O álbum é dedicado à memória do ex-baterista Ingo Schwichtenberg. Na turnê deste álbum, a banda vem pela primeira vez ao Brasil. Em 1998, o Helloween lança o seu oitavo álbum, Better Than Raw, encerrando o contrato de gravação com a Castle Records. A banda assina com a Nuclear Blast Records, e lançam o nono álbum, The Dark Ride em 2000. Roland Grapow e Uli Kusch saem em 2001 para formar o Masterplan e para seus lugares são chamados o guitarrista Sascha Gerstner e o baterista Mark Cross, que saiu da banda devido a problemas de saúde. Dani Löble  é chamado para substituí-lo. O seu décimo primeiro álbum de estúdio, Keeper of the Seven Keys: The Legacy, foi lançado em 31 de outubro de 2005. É a terceira parte da saga.

 

O décimo segundo álbum de estúdio, Gambling With The Devil, lançado no Japão em 24 de outubro de 2007, e na Europa em 29 de outubro. Durante a turnê deste álbum, pela primeira vez a banda sai em turnê mundial com o Gamma Ray. O álbum ao vivo, Unarmed - Best of 25th Anniversary, é uma compilação de versões regravadas de músicas do Helloween em estilo acústico / sinfônico com a Orquestra Sinfônica de Praga. Em 2010, a banda lança o seu décimo terceiro álbum, 7 Sinners, e sai em turnê mundial, como banda principal ao lado da banda Stratovarius. Em 11 de agosto de 2011, o Helloween faz o maior show de sua carreira no Woodstock 2011, na Polônia. Em 18 de janeiro de 2013, sai o seu décimo quarto álbum de estúdio, Straight Out of Hell. Helloween, e a banda sai em turnê mundial com a Hellish World Tour Part II, em parceria com o Gamma Ray. A banda se apresentou no dia 22 de setembro de 2013 no Rock in Rio no Brasil, com a participação especial de Kai Hansen. Em julho de 2014, após completar 30 anos de carreira, o Helloween se apresentou no festival europeu de metal Masters of Rock 2014. O seu décimo sexto álbum, My God-Given Right, é lançado em 29 de maio de 2015. O álbum alcançou a posição 9 na Billboard Top Hard Rock Albums.

 Rockdigital