Nirvana

 

Foi uma banda de rock americana. Kurt Cobain e Krist Novoselic se conheceram quando estudavam na Aberdeen High. Os dois acabaram por se tornar amigos enquanto frequentavam ensaios do Melvins, uma banda local. Cobain queria formar uma banda com Novoselic. Os dois recrutam Bob McFadden na bateria, mas depois de um mês, o projeto acabou. No inverno de 1987, Cobain e Novoselic recrutam o baterista Aaron Burckhard. O grupo finalmente se estabeleceu com o nome Nirvana. Os dois se mudaram e perderam contato temporariamente com Burckhard, e como alternativa, ensaiavam com o baterista Dale Crover do Melvins. No início de 1988, Crover se mudou para São Francisco mas recomendou Dave Foster para a banda como seu substituto, que durou apenas alguns meses, e foi substituído pelo retorno de Burckhard, que também não permaneceu na banda, e contrataram o baterista Chad Channing. O Nirvana lançou o seu primeiro single, "Love Buzz", em novembro de 1988 pela gravadora independente Sub Pop de Seattle. Jason Everman, um guitarrista que ficou impressionado com a demo do Nirvana com Dale Crover, financiou a gravação do primeiro álbum. Em retribuição, Everman foi creditado como segundo guitarrista no verso da capa do álbum, apesar dele não tocar nenhuma canção nas gravações. O seu primeiro álbum, Bleach, foi lançado em 15 de junho de 1989. 

 

O Nirvana embarcou em sua primeira turnê nacional e o álbum se tornou o preferido das estações de rádios universitárias. O Nirvana cancelou as últimas datas e voltou para Washington. Everman foi demitido. O seu primeiro EP Blew, foi lançado em dezembro de 1989 pela Tupelo Records. Em setembro de 1990, Buzz Osborne do Melvins apresentou o baterista Dave Grohl ex-Scream, de Washington, que foi contratado. O Nirvana assinou um contrato com a DGC Records da Geffen Records. O seu segundo álbum, Nevermind, foi lançado em 24 de setembro de 1991. Quando a banda saiu em turnê pela Europa no começo de novembro de 1991, o álbum entrou na Billboard Top 40 pela primeira vez, na posição de número 35. O primeiro single do álbum, "Smells Like Teen Spirit", teve um grande sucesso devido a exibição do videoclipe na MTV. O EP Hormoaning, foi lançado em dezembro de 1991, pela DGC e Geffen Records. Foi lançado apenas na Austrália e no Japão, em edição especial para a Nevermind Tour naqueles países. O Nevermind se tornou o primeiro álbum número um do Nirvana em 11 de janeiro de 1992, tirando Michael Jackson do topo das paradas da Billboard 200. O álbum também gerou outros singles de sucesso como "Come As You Are", "Lithium" e "In Bloom". O Nirvana encabeçou a noite de encerramento do Reading Festival na Inglaterra em 1992.

 

Poucos dias depois, o Nirvana se apresentou no MTV Video Music Awards. Na cerimônia, a banda recebeu os prêmios nas categorias Melhor Vídeo Alternativo e Artista Revelação. O seu terceiro álbum, In Utero, foi lançado em 13 de setembro de 1993, e estreou no topo das paradas de álbuns da Billboard 200. Em novembro de 1993, o Nirvana gravou uma performance para o programa de TV MTV Unplugged. No início de 1994, a banda embarcou em uma turnê europeia. Em Roma, na manhã de 4 de março, a esposa de Cobain, Courtney Love, encontrou Cobain inconsciente em seu quarto de hotel e ele foi levado às pressas para o hospital. Cobain tinha reagido a uma combinação prescrita como Rohypnol e álcool. O resto da turnê foi cancelada. Nas semanas seguintes, o vício de Cobain em heroína ressurgiu. Em março de 1994, o casal se internou em centros distintos para tratamento de usuários de drogas em Los Angeles. Alguns dias depois, Kurt Cobain fugiu de sua clínica e, no dia 8 de abril, foi encontrado morto com um tiro na cabeça, no sótão acima da garagem da sua casa em Seattle. MTV Unplugged in New York é o primeiro álbum ao vivo, lançado em 1 de novembro de 1994 pela DGC Records, após a morte de Cobain. O álbum apresenta um concerto acústico gravado no Sony Music Studios em 18 novembro de 1993 em Nova York, nos Estados Unidos, para a série de TV MTV Unplugged. No mesmo ano Dave Grohl formou o Foo Fighters.

 Rockdigital