John Mayer
John Clayton Mayer nasceu no dia 16 de outubro de 1977 em Bridgeport, Connecticut. É um músico norte-americano. Depois de assistir a performance de guitarra de Michael J. Fox como Marty McFly no filme Back to the Future, Mayer ficou fascinado com o instrumento. Quando ele completou 13 anos, seu pai alugou um para ele. Um vizinho deu a Mayer uma fita cassete de Stevie Ray Vaughan, que cultivou o seu amor pelo Blues. Mayer começou a ter aulas com o dono de uma loja de guitarras local. Após 2 anos de prática, ele começou a tocar em bares e outros locais, ainda no ensino médio. Além de se apresentar solo, ele era membro da banda Villanova Junction. Com 17 anos, ele foi acometido de disritmia cardíaca e foi hospitalizado por um fim de semana. Pouco tempo depois, ele começou a sofrer ataques de pânico. Mayer se matriculou na Berklee College of Music em 1997 aos 19 anos. Ele e seu amigo de faculdade Clay Cook, deixaram a Berklee depois de 2 semestres e se mudaram para Atlanta. Eles formaram a dupla LoFi Masters, e começaram a se apresentar em cafés locais e clubes como o Eddie's Attic. A dupla se separou e Mayer embarcou em sua carreira solo. Com a ajuda do produtor e engenheiro local Glenn Matullo, Mayer gravou o seu primeiro EP independente, Inside Wants Out, que foi lançado em 24 de setembro de 1999. O EP inclui oito músicas com Mayer nos vocais e guitarras. Para a faixa de abertura, "Back To You", inclui o co-produtor do EP David "DeLa" LaBruyere no baixo. O seu primeiro álbum, Room for Squares, foi lançado em 5 de junho de 2001 e relançado em 18 de setembro de 2001 pela Aware e pela Columbia Records. Após seu lançamento, o álbum alcançou o oitavo lugar na Billboard 200. Com 16 anos, Mayer recebeu o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal Pop Masculina pelo single "Your Body Is a Wonderland" em 2003.
O seu primeiro álbum ao vivo, Any Given Thursday, foi lançado em fevereiro de 2003 em formato de CD e DVD. O show foi gravado em Birmingham, no Alabama, e alcançou a posição 17 na Billboard 200. Mayer se apresentou com a banda Counting Crows em uma turnê que durou 42 datas entre 7 de julho e 2 de setembro. O seu segundo álbum, Heavier Things, foi lançado em 2003, e alcançou o topo na Billboard 200. A música "Daughters" ganhou o Grammy Awards na categoria de Canção do Ano e na categoria de Melhor Performance Vocal Pop Masculina. A fama lhe permitiu ter acesso às suas primeiras influências, e começou a colaborar com artistas de Blues e Jazz. Ele acompanhou Buddy Guy em um concerto no Irving Plaza em dezembro de 2003, e excursionou com o pianista de jazz Herbie Hancock, incluindo um show no Bonnaroo Music Festival. Na primavera de 2005, Mayer formou o John Mayer Trio com o baixista Pino Palladino e o baterista Steve Jordan. O trio combinou Blues e Rock. Em outubro de 2005, eles abriram para os Rolling Stones e em novembro lançaram o álbum ao vivo, Try!. A banda fez uma pausa em meados de 2006. O seu terceiro álbum de estúdio, Continuum, foi lançado em 12 de setembro de 2006. Mayer ganhou 2 prêmios do Grammy Awards nas categorias de Melhor Canção Pop com Vocal por "Waiting on the World to Change" e Melhor Álbum Pop por Continuum. A turnê norte-americana do álbum terminou em 28 de fevereiro de 2007, com um show no Madison Square Garden, em Nova York. Em 1 de julho de 2008, Mayer lançou o filme de concerto ao vivo, Where the Light Is, da performance de Mayer no Nokia Theatre LA Live em 8 de dezembro de 2007. O seu quarto álbum, Battle Studies, foi lançado em 17 de novembro de 2009,e estreou no topo na Billboard 200. Em 16 de setembro de 2011, ele postou em seu blog que seu próximo álbum seria adiado devido ao tratamento que estava recebendo para um granuloma descoberto em suas cordas vocais.
O granuloma retornou e, em 9 de março de 2012, Mayer anunciou que havia sido forçado a cancelar sua turnê e se abster de cantar indefinidamente. O seu quinto álbum, Born and Raised, foi lançado em 22 de maio de 2012, e alcançou o topo na Billboard 200. Em janeiro de 2013, Mayer se recuperou o suficiente para se apresentar em um show beneficente em Bozeman, depois de quase dois anos sem cantar publicamente. Em abril de 2013, ele fez uma aparição no Crossroads Guitar Festival, e na 28ª Cerimônia Anual de Indução do Rock and Roll Hall of Fame, onde ele empossou o falecido Albert King. Um show no Anfiteatro Tuscaloosa no Alabama em 25 de abril de 2013, e um show no New Orleans Jazz & Heritage Festival no dia seguinte, marcou seus primeiros shows completos desde seus problemas de saúde. O seu sexto álbum, Paradise Valley, foi lançado em 20 de agosto de 2013, e estreou em segundo lugar na Billboard 200. Seu primeiro show no Brasil foi no dia 19 de outubro de 2013, no Anhembi, em São Paulo. Dois dias depois, ele se apresentou no Rock in Rio. Como não era a atração principal da noite, o setlist do show foi curto. Mayer embarcou em uma turnê, sua primeira em três anos. Em 2015, Mayer, e os ex-integrantes da banda Grateful Dead, Weir, Kreutzmann e Hart formaram o grupo Dead & Company, junto com Jeff Chimenti e Oteil Burbridge, e começaram uma turnê de outono nos EUA. O seu sétimo álbum, The Search for Everything, foi lançado em 14 de abril de 2017. Em 5 de dezembro, durante a turnê de outono, seu apêndice estourou, resultando em uma apendicectomia de emergência e o adiamento da turnê restante datas para fevereiro de 2018. Em janeiro de 2018, Dead & Company anunciou sua Dead & Company Summer Tour 2018. O seu oitavo álbum, Sob Rock, foi lançado em 16 de julho de 2021 pela Columbia Records, e alcançou o segundo lugar na Billboard 200.