Red Hot Chili Peppers

É uma banda americana de rock. A banda foi formada em Los Angeles pelo vocalista Anthony Kiedis, pelo guitarrista Hillel Slovak, pelo baixista Flea e pelo baterista Jack Irons, colegas de classe da Fairfax High School. Seus primeiros nomes incluíam Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem, e sua primeira apresentação foi no clube Rhythm Lounge, como banda de abertura. A banda mudou seu nome para Red Hot Chili Peppers, Na época, Slovak e Irons já estavam comprometidos com a banda What Is This?, que assinou um contrato com a MCA e, em dezembro, Slovak e Irons deixaram o Red Hot Chili Peppers para se concentrar na banda What Is This?. Flea e Keidis recrutaram o baterista Cliff Martinez e o guitarrista Jack Sherman. O seu primeiro álbum, The Red Hot Chili Peppers, foi lançado em agosto de 1984. Sherman foi demitido em fevereiro de 1985. Hillel Slovak, que havia acabado de sair do What Is This?, Voltou ao  Red Hot no início de 1985. Kiedis e Flea demitiram Martinez em abril de 1986. Irons voltou à banda. Devido ao agravamento dos problemas com drogas de Kiedis, ele foi demitido, e entrou na reabilitação. Slovak morreu de overdose de heroína em 25 de junho de 1988. Irons ficou perturbado pela morte, e decidiu deixar a banda. A banda entrou em contato com o guitarrista Dave Navarro se separou do Jane's Addiction, mas ele estava lutando para se livrar das drogas. 

 

DeWayne McKnight foi contratado como guitarrista, e DH Peligro substituiu IronsKiedis deixou a reabilitação e retornou à banda. Durante a turnê, McKnight foi demitido. Peligro indicou o guitarrista e fã da banda, John Frusciante, que fez o seu primeiro show com eles em setembro de 1988. Em novembro, Kiedis e Flea demitiram Peligro devido a seus problemas com drogas e álcool, e contrataram o baterista Chad Smith em dezembro de 1988. Em 1990, a banda deixou a EMI e assinaram um contrato com a Warner Bros. Records. O seu quinto álbum, Blood Sugar Sex Magik, foi lançado em setembro de 1991. O primeiro single do álbum,"Give It Away" se tornou o primeiro single número um da banda na Modern Rock Chart. Frusciante deixou a banda horas antes de um show durante a turnê japonesa em maio de 1992. Arik Marshall foi contratado, e o Red Hot encabeçou o festival Lollapalooza em 1992. Em fevereiro de 1993, eles tocaram "Give It Away" no Grammy Awards, e a canção ganhou o primeiro Grammy da banda. O Red Hot demitiu Arik Marshall, e Dave Navarro disse que estava pronto para se juntar à banda. A primeira passagem da banda pelo Brasil foi na quarta edição do Festival Hollywood Rock, com shows no Rio e em São Paulo. Navarro apareceu pela primeira vez com a banda no Woodstock '94. A banda fez uma breve turnê que incluiu um concerto que abriu um show do Rolling StonesNavarro e Flea participaram da turnê com o Jane's Addiction durante um mês e meio.

 

Depois de terminar a turnê, Navarro decidiu sair do Red HotJohn Frusciante, recém saído da reabilitação, voltou à banda em 1998 a pedido de Flea. Em abril de 1998, a banda anunciou que Navarro havia saído da banda. O sétimo álbum, Californication, foi lançado em 8 de junho de 1999, alcançou a posição 3 na Billboard 200. O álbum foi apoiado por uma turnê mundial de dois anos. A banda tocou o show de encerramento no Woodstock 1999. Em 2001, a banda participou da 3ª edição do Rock in Rio. O seu nono álbum, Stadium Arcadium, foi lançado em 5 de maio de 2006. Foi o primeiro álbum a estrear em primeiro lugar na Billboard 200, no Reino Unido e em 25 outros países. O álbum ganhou cinco Grammys Award. Em 2008, a banda deu uma pausa, John Frusciante deixou a banda no mesmo ano. A banda, junto com Josh Klinghoffer fizeram o seu retorno ao vivo, prestando homenagem a Neil Young no MusiCares em janeiro de 2010. No dia 11 de setembro a banda fez sua turnê na América Latina onde tocou no Brasil em dois shows, um na Arena Anhembi em São Paulo e no Rock in Rio em 24 de setembro de 2011. A banda foi induzida ao Rock and Roll of Fame em 14 de abril de 2012. Em 15 de março de 2019, eles se apresentaram no Egito, tornando-se um dos poucos shows permitidos nas Pirâmides de Gizé. Em 15 de dezembro de 2019, o Red Hot divulgou que eles se separaram de Klinghoffer e que Frusciante voltou à banda. 

 Rockdigital