Sammy Hagar

Samuel Roy Hagar nasceu em Salinas, Condado de Monterey na Califórnia no dia 13 de outubro de 1947. É um compositor, vocalista e guitarrista de rock americano. Ele é de ascendência libanesa. Hagar ficou interessado na crescente cena musical do sul da California, com a sua primeira banda, a the Fabulous Castilles. Em 1967, a dupla conhecida como Samson & Hagar lançou 7 singles pela Ranwood Records. Mais tarde, no mesmo ano, Hagar juntou-se à Johnny Fortune Band como vocalista e guitarrista e também participou da The Justice Brothers. O primeiro grande sucesso de Hagar veio de seu trabalho com a banda Montrose em seus dois primeiros álbuns, incluindo a primeira música que Hagar escreveu, "Bad Motor Scooter". Após dificuldades com o fundador da banda, Ronnie Montrose, durante uma turnê européia, Hagar afastou-se do grupo. Após o álbum Paper Money de 1974, Hagar deixou o Montrose para seguir carreira solo. Hagar teve um sucesso moderado na Capitol Records, com o seu álbum de estreia, Nine on a Ten Scale e sucessos como "Red" do segundo álbum, Sammy Hagar, que iria construir sua persona e estilo, levando ao seu apelido de "The Red Rocker". Hagar foi programado para abrir um show do Boston, em San Bernardino, Califórnia, durante sua turnê mundial de 1979. Antes do show, Hagar foi substituído pela futura banda de Los Angeles, o The Knack. Hagar deixou a Capitol para a recém-formada Geffen Records e fez algumas mudanças na sua banda de apoio.

 

Seu primeiro lançamento pela Geffen foi o seu sexto álbum Standing Hampton, que foi o mais vendido até o momento com canções como "There's Only One Way to Rock". Em 1987, Hagar teve seu primeiro hit número 1 na Billboard Album Rock Tracks com "Give to Live" do álbum I Never Said Goodbye, lançado depois que ele se juntou ao Van Halen. Em 1983-84 Hagar e Neal Schon formaram o supergrupo HSAS (Hagar Schon Aaronson Shrieve), juntamente com o baixista Kenny Aaronson e o baterista Michael Shrieve. O HSAS fez uma pequena turnê de Natal para beneficiar instituições de caridade locais e lançou um álbum, Through The Fire. Como pretendido desde o seu início, HSAS foi um projeto de curta duração. Uma canção em particular, um cover de "A Whiter Shade of Pale", alcançou aposição 94 na Billboard Pop 100 Singles Chart, enquanto a canção "Top of the Rock" se tornou uma favorita em Seattle, Washington. Após a saída do vocalista David Lee Roth da banda Van Halen. Em julho de 1985, Hagar preencheu a vaga. Com Hagar no vocal, o Van Halen produziu quatro álbuns que se destacaram na Billboard. Disputas internas levou à saída de Hagar da banda em Junho de 1996. Em 1992, Hagar, o baterista David Lauser e baixista Michael Anthony do Van Halen formaram a banda Los Tres Gusanos em 1993. A banda se reuniu algumas vezes por ano. Inicialmente ativa até 1996, depois se reagrupou em 2002 e em 2005, e tem atuado junto muitas vezes desde então. Hagar atingiu a posição número 1 na Mainstream Rock Tracks chart novamente em 1997 com a canção "Little White Lie" do álbum Marching to Mars.

 

Em 1999, Hagar formou uma banda solo chamada The Waboritas. Em 2002, Hagar se juntou novamente com guitarristas Neal Schon e mais tarde com Joe Satriani para formar um novo projeto paralelo chamado Planet US, junto com Michael Anthony no baixo e Deen Castronovo do Journey na bateria. A banda só gravou duas músicas e tocou ao vivo algumas vezes antes de se dissolver quando Hagar e Anthony se juntaram novamente ao Van Halen. Em 2008, Hagar lançou o álbum, Cosmic Universal Fashion. Em 2004, o Van Halen excursionou com Hagar ao lançar o segundo álbum de compilações intitulado, Best of Both Worlds. A relação entre Hagar e o Van Halen ficou tão tensa que eles completaram a turnê usando dois jatos separados, um para Hagar e Michael Anthony e outro para Eddie e Alex. A turnê terminou com um show em Tucson, Arizona. Quando o show terminou, Eddie quebrou sua guitarra no palco enviando estilhaços para o público. Isso causou tensões nos bastidores após o show e eliminou a possibilidade de um novo encontro. Em 2005, Hagar continuou a tocar com o The Waboritas e acrescentou o baixista Michael Anthony. Em 2008, Hagar formou um outro supergrupo com o nome de Chickenfoot com Michael Anthony, Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers e o guitarrista Joe Satriani. Seu álbum de estreia, Chickenfoot foi lançado em Junho de 2009 e estreou na posição 4 da Billboard. Uma breve turnê foi seguido por um segundo álbum, Chickenfoot III em 2011. Hagar formou um novo supergrupo em 2014, com Michael Anthony, o guitarrista Vic Johnson, e o baterista Jason Bonham. O grupo foi chamado de The Circle que começou uma turnê em 2014. 

 Rockdigital