hagar.jpg
Sammy Hagar

Samuel Roy Hagar nasceu em Salinas, Condado de Monterey na Califórnia no dia 13 de outubro de 1947. É um compositor, vocalista e guitarrista de rock americano. Ele é de ascendência libanesa. Hagar ficou interessado na crescente cena musical do sul da California, com a sua primeira banda, a The Fabulous Castilles. Em 1967, a dupla conhecida como Samson & Hagar lançou 7 singles pela Ranwood Records. No mesmo ano, Hagar se juntou à Johnny Fortune Band como vocalista e guitarrista e também participou da The Justice Brothers. O seu primeiro grande sucesso veio de seu trabalho com a banda Montrose em seus dois primeiros álbuns, incluindo a primeira música que Hagar escreveu, "Bad Motor Scooter". Após dificuldades com o fundador da banda, Ronnie Montrose, durante uma turnê européia, Hagar se afastou da banda. Após o álbum, Paper Money de 1974, Hagar deixou a Montrose para seguir carreira solo. O seu primeiro álbum, Nine on a Ten Scale, foi lançado em lançado em maio de 1976 pela Capitol Records. O seu segundo álbum, Sammy Hagar, foi lançado em janeiro de 1977. O seu sexto álbum, Standing Hampton, foi lançado em 6 de janeiro de 1982, e alcançou a posição 28 na Billboard 200. Em 1983-84 Hagar e Neal Schon formaram o supergrupo HSAS (Hagar Schon Aaronson Shrieve), que fez uma pequena turnê de Natal para beneficiar instituições de caridade locais e lançou o álbum, Through The Fire.

 

Como pretendido desde o seu início. O HSAS foi um projeto de curta duração. O cover de "A Whiter Shade of Pale", alcançou aposição 94 na Billboard Hot 100, enquanto a canção "Top of the Rock" se tornou uma favorita em Seattle, Washington. Após a saída do vocalista David Lee Roth do Van Halen, em julho de 1985, Hagar preencheu a vaga. Com Hagar no vocal, o Van Halen produziu quatro álbuns que se destacaram na Billboard. O seu nono álbum, I Never Said Goodbye, foi lançado em lançado em 23 de junho de 1987, e teve seu primeiro hit número 1 na Billboard Rock Tracks com "Give to Live", depois que ele se juntou ao Van Halen. Disputas internas levou à saída de Hagar da banda em Junho de 1996. Em 1992, Hagar, o baterista David Lauser e baixista Michael Anthony do Van Halen formaram a banda Los Tres Gusanos em 1993. A banda se reuniu algumas vezes por ano. Inicialmente ativa até 1996, depois se reagrupou em 2002 e em 2005, e tem atuado junto muitas vezes desde então. Hagar atingiu a posição número 1 na Billboard Mainstream Rock Tracks novamente em 1997 com a canção "Little White Lie" do álbum Marching to Mars. Em 1999, Hagar formou a sua banda solo The Waboritas. Em 2002, Hagar se juntou novamente com o guitarrista Neal Schon e mais tarde com Joe Satriani para formar um novo projeto paralelo Planet US, junto com Michael Anthony ex-Van Halen no baixo e Deen Castronovo do Journey na bateria.

 

A banda só gravou duas músicas e tocou ao vivo algumas vezes antes de se dissolver quando Hagar e Anthony se juntaram novamente ao Van Halen. A relação entre Hagar e o Van Halen ficou tão tensa que eles completaram a turnê usando dois jatos separados, um para Hagar e Michael Anthony e outro para Eddie e Alex. A turnê terminou com um show em Tucson, Arizona. Quando o show terminou, Eddie quebrou sua guitarra no palco enviando estilhaços para o público. Isso causou tensões nos bastidores após o show e eliminou a possibilidade de um novo encontro. Em 2005, Hagar continuou a tocar com o The Waboritas e acrescentou o baixista Michael Anthony. O seu décimo primeiro álbum de estúdio, Cosmic Universal Fashion, foi lançado em 18 de novembro de 2008 pela Roadrunner Records. No mesmo ano, Hagar formou um outro supergrupo com o nome de Chickenfoot com Michael Anthony, Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers e o guitarrista Joe Satriani, e o seu primeiro álbum, Chickenfoot, foi lançado em Junho de 2009 e estreou na posição 4 da Billboard 200. Uma breve turnê foi seguido por um segundo álbum, Chickenfoot III em 2011. Hagar formou um novo supergrupo em 2014, com Michael Anthony, o guitarrista Vic Johnson, e o baterista Jason Bonham. O grupo foi chamado de The Circle que começou uma turnê em 2014. O primeiro álbum de Sammy Hagar and the Circle, Space Between, foi lançado em 10 de maio de 2019 pela BMG. O álbum alcançou o quarto lugar na Billboard 200.