david_lee_roth.jpg
David Lee Roth 

 

Diamond Dave nasceu em Bloomington, Indiana no dia 10 de outubro de 1954. É um compositor, ator, autor, personalidade do rádio e um vocalista de rock. Na adolescência, começou a cantar em várias bandas underground de Los Angeles, onde a que mais David se estabeleceu foi a The Red Balls Jets. Nesta época, David Lee Roth já era um amigo dos irmãos Van Halen, e por eles eventualmente alugarem um sistema de som com o David, para economizar dinheiro, eles decidiram colocar o David como vocalista da banda que eles estavam formando, que na época ainda se chamava Mammoth. Mais tarde, após descobrirem que existia uma outra banda chamada Mammoth, David sugeriu que a banda passasse a se chamar Van Halen. O famoso logotipo da banda foi uma criação de David. Em 1978, a banda lança seu primeiro álbum, Van Halen. O seu primeiro trabalho solo, foi o EP Crazy from the Heat, lançado em 28 de janeiro de 1985 pela Warner Bros. Records, enquanto ele ainda era um membro do Van Halen. As canções "California Girls" e "Just a Gigolo/I Ain't Got Nobody" tiveram relativo sucesso, que se deram em grande parte devido aos vídeos musicais inovadores. O EP alcançou a posição 15 na Billboard 200. Em abril de 1985, David saiu do Van Halen. No final de 1985 David montou uma banda, composta pelo guitarrista Steve Vai, o baixista Billy Sheehan e o baterista Gregg Bissonette. Ele ainda chamou Ted Templeman, o produtor do Van Halen para produzir o seu primeiro álbum, Eat 'Em and Smile, que foi lançado em 7 de julho de 1986, com o retorno de David ao hard rock, alcançando a quarta posição na Billboard 200.

 

A turnê do álbum foi uma das mais bem-sucedidas de 1986. Em 1987, por ideia de Billy Sheehan, o álbum Eat 'Em and Smile foi relançado, com o nome Sonrisa Salvaje, com os vocais em espanhol. O seu segundo álbum, Skyscraper, foi lançado em 26 de janeiro de 1988, como um álbum mais experimental e com um som mais pop, alcançou a sexta posição na Billboard 200. O álbum apresenta um dos seus singles mais populares, "Just Like Paradise", que alcançou a sexta posição na Billboard Hot 100. O seu terceiro álbum, A Little Ain't Enough, foi lançado em 15 de janeiro de 1991. O guitarrista-prodígio Jason Becker, então com 20 anos de idade, participou das gravações do álbum, mas foi diagnosticado com a Doença de Lou Gehrig pouco tempo depois do início da turnê, e foi substituído por Joe Holmes. O seu quarto álbum, Your Filthy Little Mouth, foi lançadoe m 8 de março de 1994 pela Reprise Records, com letras sérias e um ar menos festivo, que sempre foi a marca registrada de David. O álbum não teve boa aceitação, não se saindo muito bem nas vendas. Em 1996, o Van Halen planejou uma coletânea, e David ligou para o Eddie perguntando as canções que seriam incluídas. A discussão amigável levou a um convite para David visitar o estúdio caseiro de Eddie. Eventualmente a banda gravou duas canções, "Can't Get This Stuff No More" e "Me Wise Magic", e que foi incluídas no álbum de coletânea, Best of Volume I.

 

Em 1997, David escreveu a sua biografia Crazy From the Heat, contendo 359 páginas. Em 1998, com John 5 nas guitarras, o seu quinto álbum, DLR Band, foi lançado em 9 de junho de 1998 pela Wawazat!! Records. Em 1999, David entrou em contato com a fundação Songs of Love Foundation, e gravou a canção "Ashley Abernathy" para uma menina de mesmo nome que sofre de Leucemia. Em 2002, David saiu na turnê Heavyweight Champs of Rock and Roll Tour com Sammy Hagar. Em 2003, já sem o supergrupo, o seu sexto álbum, Diamond Dave, foi lançado em 8 de julho de 2003 pela Magna Carta, gravado com vários músicos diferentes em cada faixa. Em 2006, David começou a comandar um programa semanal The David Lee Roth Show numa rádio. O programa sobre música, entrevista com estrelas pornô e strippers, discussões políticas e convidados de vários setores. Em 2006, ele volta ao Van Halen para realizar turnê nos EUA após 20 anos de separação. Essa turnê se tornou o maior sucesso na história da banda e um das maiores bilheterias daquele ano. Em janeiro de 2012, o Van Halen anuncia nova turnê e novo álbum, A Different Kind of Truth. O álbum marca a volta de David nos vocais da banda em um álbum de estúdio o que não acontece desde 1984. O álbum foi lançado em fevereiro de 2012. O Van Halen se desfez após a morte de Eddie Van Halen por câncer no dia 6 de outubro de 2020.