Genesis

É uma banda britânica de rock. Tony Banks e Mike Rutherford estudavam numa escola pública da Grã-Bretanha, e juntos formaram a banda que começou em 1966. Tocavam em shows na escola, até que um dia, por terem feito um comercial entre um número e outro, a escola proibiu que eles ali se apresentassem. Tony no piano, Mike no violão, Peter Gabriel nos vocais, Anthony Phillips na guitarra e Chris Stewart na bateria. Depois de fazerem um acordo com Jonathan King, um compositor e produtor, o Genesis gravou o seu primeiro álbum, From Genesis to Revelation, em 1968. O álbum foi um terrível fracasso e a banda sentindo-se manipulada por King se separaram dele, e fizeram outro contrato de gravação com a Charisma Records. O guitarrista Anthony Philips deixou a banda depois do lançamento do segundo álbum, Trespass, lançado em 1970. Steve Hackett e Phil Collins se juntaram a banda após terem respondido a anúncios no Melody Maker. O seu quinto álbum de estúdio, Selling England by the Pound, foi lançado em 13 de outubro de 1973 pela Charisma Records. O álbum alcançou a posição 3 no Reino Unido e a posição 70 nos EUA. O seu sexto álbum, The Lamb Lies Down on Broadway, foi lançado em 29 de novembro de 1974. Em novembro de 1974, Peter Gabriel disse à banda que sairia no final da turnê. 

 

Após considerarem vários substitutos para Gabriel, decidiram que o baterista Phil Collins iria substituí-lo. Chester Thompson tomaria conta da bateria nos concertos, deixando Phil Collins livre para o vocal. Em 1977 Steve Hackett deixou o grupo. Rutherford assumiu as guitarras. O sétimo álbum, A Trick of the Tail, foi lançado em 2 de fevereiro de 1976, já com Phil Collins no vocal. O álbum alcançou posição 3 no Reino Unido, permanecendo nas paradas por 39 semanas e na posição 31 na Billboard 200. O seu nono álbum And Then There Were Three, lançado em 1978, com o single "Follow You Follow Me" tornou-se o mais alto no ranking, alcançando a posição 7 no Reino Unido e a posição 23 na Billboard. O décimo álbum, Duke, foi lançado nos EUA em 24 de março de 1980 e no Reino Unido em 28 de março. O álbum passou duas semanas no primeiro lugar na parada de álbuns do Reino Unido e alcançou a posição 11 na Billboard 200. O seu décimo segundo álbum, Genesis, foi lançado em 3 de outubro de 1983. O álbum alcançou o número 1 na parada de álbuns do Reino Unido e o número 9 na Billboard 200. O single "Mama" alcançou a posição 4 no Reino Unido, sendo a maior colocação nas paradas de singles da banda. O décimo terceiro álbum, Invisible Touch, foi lançado em 6 de junho de 1986. Foi um sucesso mundial e alcançou o topo na parada de álbuns do Reino Unido e a posição 3 na Billboard 200.

 

O Genesis se tornou a primeira banda estrangeira a ter cinco singles no Top 5 da Billboard Hot 100, com "Invisible Touch" sendo seu primeiro e único single a chegar ao primeiro lugar nas paradas. Em Julho de 1987, tornaram-se os primeiros a tocar quatro noites seguidas no Wembley Stadium. é O seu décimo quarto álbum, We Can't Dance, foi lançado em 28 de outubro de 1991. Tornou-se o quinto álbum consecutivo número 1 da banda no Reino Unido e alcançou a posição 4 na Billboard. Desde que lançou seu álbum solo, Face Value em 1981, Phil Collins tornou-se uma super estrela e abandonou oficialmente a banda em 1996, depois de 25 anos com a banda. Ray Wilson foi contratado para substituí-lo. O seu décimo quinto álbum, Calling All Stations, foi lançado em 1 de setembro de 1997. O Genesis viajou pela Europa em 1998 na Calling All Stations Tour, evitando os EUA devido à baixa venda de ingressos. A banda dispersou-se, mas os seus membros individualmente continuaram a manter contatos regulares. A banda anunciou a turnê de reunião Turn It On Again em 7 de novembro de 2006, quase quarenta anos após a formação da banda. Em 7 de julho de 2007, a banda tocou no concerto Live Earth, em Londres, no Wembley Stadium. Em 2014, Gabriel, Banks, Rutherford, Collins e Hackett se reuniram na Genesis: Together and Apart, um documentário da BBC sobre a história da banda. 

 Rockdigital