Peter Gabriel

Peter Brian Gabriel nasceu em Chobham no dia 13 de fevereiro de 1950, é um músico inglês. Ele fundou a banda Genesis em 1967. Peter sentia-se limitado criativamente, sua presença teatral nos shows causou atrito com os outros integrantes, pois a mídia exaltava suas bizarrices e reduzia os demais músicos. As tensões aumentaram durante a gravação do ambicioso álbum conceitual duplo The Lamb Lies Down on Broadway. Sua saída do Genesis foi acertada antes da turnê do The Lamb Lies Down on Broadway. Devido a gravidez problemática de Jill Moore, mulher de Gabriel. Os médicos não garantiram que Anna-Marie nasceria com vida e, diante disso, ele achou por bem ficar por mais tempo com sua família. Os sentimentos envolvidos nesse doloroso processo inspiraram Gabriel a compor a canção "Solsbury Hill", que chegou à posição 70ª das 100 mais pedidas da Billboard, em 1978. 

 

Gabriel recusou-se a intitular seus quatro primeiro álbuns-solo, todos são chamados Peter Gabriel, diferindo somente na arte da capa, já que gostaria que as capas tivessem o mesmo impacto de uma edição especial da revista Time, que normalmente é composta apenas de uma foto e o nome da publicação. Ele lançou o seu segundo álbum solo em 1978. Esse álbum é tido como o mais obscuro e experimental por não ter produzido hits. O terceiro álbum, lançado em 1980, trouxe a colaboração de Steve Lillywhite. É lembrado pelos compactos "Games Without Frontiers" e "Biko", que mostram o novo interesse de Gabriel pela world music. É lançado o seu quarto álbum, Security, foi bem sucedido e rendeu um sucesso, "Shock the Monkey". Em outubro de 1982, Peter Gabriel se reuniu ao Genesis para um show Six of the Best, no estádio Milton Keynes, na Inglaterra. A iniciativa partiu do empresário do Genesis, Tony Smith, ao saber que Gabriel estava à beira da falência devido ao seu patrocínio ao festival internacional de artes World of Music, Arts and Dance (WOMAD). 

 

Sua maior popularidade foi obtida em 1986 com o álbum So. As canções "Sledgehammer", "Big Time" e "In Your Eyes" estouraram nas paradas de sucesso em vários países. A canção "Sledgehammer" foi acompanhada por um videoclipe inovador, que ganhou diversos prêmios no MTV Music Video Awards de 1987, e estabeleceu um novo padrão para vídeos de música. Nessa época, Peter se envolveu fortemente com as causas da Anistia Internacional. Em 1989, o cantor lançou Passion, a trilha sonora do filme A Última Tentação de Cristo de Martin Scorsese, e com ele Gabriel ganhou o seu primeiro Grammy. Em setembro de 2002 foi lançado Up, seu primeiro álbum de estúdio na década. Gabriel se apresentou no Live 8 em julho de 2005. Também tocou no palco com Cat Stevens, 33 anos após participar do álbum, Mona Bone Jakon. O evento ocorreu em Joanesburgo durante concerto para Nelson Mandela

 Rockdigital