Peter Gabriel

Peter Brian Gabriel nasceu em Chobham no dia 13 de fevereiro de 1950, é um músico inglês. Aos 12 anos, Gabriel escreveu sua primeira música, "Sammy the Slug". Em setembro de 1963, ele começou na escola pública Charterhouse, em Godalming, Surrey. Ele foi baterista e vocalista da sua primeira banda, a Milords ou M'Lords, seguido por uma banda de férias chamada Spoken Word. Em 1965, Gabriel formou o Garden Wall com seus amigos de escola Tony Banks no piano e Chris Stewart na bateria. Em 1967, depois que a Garden Wall se separou, Eles foram convidados pelos colegas Anthony Phillips e Mike Rutherford para trabalhar em uma fita demo de canções e formaram o Genesis. Gabriel e Banks escreveram "The Silent Sun", que se tornou o primeiro single do Genesis, lançado em 1968, e foi incluído no primeiro álbum de estúdio da banda, From Genesis to Revelation, que foi lançado em 7 de março de 1969. Após o fracasso comercial do álbum, a banda se separou. Em setembro de 1969, Gabriel, Banks, Rutherford e Phillips decidiram abandonar seus planos e fazer do Genesis uma banda de trabalho em tempo integral. O álbum, The Lamb Lies Down on Broadway, lançado em 22 de novembro de 1974, foi o último trabalho de Gabriel com o Genesis

 

Durante uma parada em Cleveland, Ohio, no início da turnê do álbum, Gabriel informou a banda de sua intenção de sair. A turnê terminou em maio de 1975. Sua saída resultou no baterista Phil Collins assumindo os vocais principais. O seu primeiro álbum solo, Peter Gabriel, (também conhecido como Peter Gabriel 1: Car), foi lançado em fevereiro de 1977 e alcançou o sétimo lugar na UK Albums Chart. Seu primeiro single, "Solsbury Hill" foi um hit Top 20, alcançando a posição 13 na UK Singles Chart. O seu terceiro álbum, Peter Gabriel (também conhecido como Peter Gabriel 3: Melt), foi lançado em 30 de maio de 1980, o álbum alcançou o topo na UK Albums Chart por três semanas. Os singles "Games Without Frontiers" alcançou a quarta posição na UK Singles Chart. O seu quarto álbum, Peter Gabriel (também conhecido como Peter Gabriel 4: Security), foi lançado em setembro de 1982, e alcançou a sexta posição na UK Albums Chart. O segundo single, "Shock the Monkey" se tornou o primeiro hit de Gabriel no Top 40 na Billboard Hot 100 na posição 29. O seu quinto álbum de estúdio, So, foi lançado em maio de 1986 e alcançou o topo na UK Albums Chart e o segundo na Billboard 200, e continua a ser o álbum mais vendido de Gabriel.

 

O primeiro single "Sledgehammer" foi para o topo na Billboard Hot 100, o único single número 1 de Gabriel em sua carreira. O vídeo da música ganhou um recorde de nove MTV Video Music Awards em 1987. Ele ganhou o Brit Awards de Melhor Artista Solo Masculino Britânico e Melhor Vídeo Britânico por "Sledgehammer". Em 1988, Gabriel fez a trilha sonora do filme The Last Tentation of Christ de Martin Scorsese de 1988. Sua trilha sonora foi lançada como Passion em junho de 1989, e ganhou um Grammy Awards de Melhor Performance New Age. O seu sexto álbum, Us, foi lançado em 28 de setembro de 1992, alcançando o segundo lugar na UK Albums Chart e na Billboard 200. Gabriel ganhou o Grammy Awards de Melhor Videoclipe em 1993 e 1994 pelos vídeos "Digging in the Dirt" e "Steam". Gabriel também ganhou o Grammy Awards de 1996 de Melhor Vídeo Musical de Forma Longa por seu vídeo Secret World Live. Em novembro de 2006, a Sétima Cúpula Mundial de Laureados com o Nobel da Paz em Roma presenteou Gabriel com o prêmio Homem da Paz. O seu nono álbum, New Blood, foi lançado em 10 de outubro de 2011. O álbum consiste em regravações orquestrais de várias faixas ao longo da sua carreira. Em 2014, Gabriel foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame como um artista solo. 

 Rockdigital