phil collins.jpg
Phil Collins

Philip David Charles Collins nasceu em Londres no dia 30 de janeiro de 1951, é um músico britânico. Phil Collins ganhou um kit de bateria de brinquedo no Natal, quando ele tinha cinco anos. Nunca aprendeu a ler e escrever a notação musical convencionalmente, em vez disso, ele usa um sistema que ele criou para si mesmo. Em 1969, Collins se apresentou na banda de apoio de John Walker para uma turnê europeia. Após a turnê, os quatro permaneceram juntos e se tornaram a banda Hickory, que mais tarde foi renomeada Flaming Youth. Depois de uma série de shows, o grupo se separou no início de 1970. Nessa época, Collins havia tocado na Cliff Charles Blues Band. Ele ingressou na banda Genesis após a saída do baterista John Mayhew, em 1970. Depois que Peter Gabriel deixou a banda em 1975, Collins assumiu os vocais, junto com a bateria. Collins era bastante ocupado com projetos paralelos. Seu primeiro álbum solo, Face Value, foi lançado em 13 de fevereiro de 1981 pela Virgin Records. Seu primeiro single "In the Air Tonight", alcançou o segundo lugar na UK Singles Chart. O álbum alcançou o topo na UK Albums Chart.

 

O seu segundo álbum solo, Hello, I Must Be Going!, foi lançado em 05 novembro de 1982, e alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart. Bob Geldof, o organizador do Live Aid, pediu a Collins para fazer parte do primeiro esforço de caridade, Band Aid. Collins tocou bateria e fez backing vocals para o hit número um "Do They Know It's Christmas?" no Reino Unido em 1984. No mesmo ano, ele compôs a canção ''Against All Odds'' para o filme Paixões Proibidas, e no ano seguinte se tornou o único músico a se apresentar no Live Aid da Inglaterra e pegar um voo supersônico para tocar no Live Aid dos EUA na sequência. O seu terceiro álbum, No Jacket Required, foi lançado em 18 de fevereiro de 1985. O álbum ganhou 3 prêmios Grammy Awards na categoria Álbum do Ano, Melhor Performance Pop Vocal Masculino e de Produtor do Ano (Não Clássico). O seu quarto álbum, ...But Seriously, foi lançado em 7 de novembro de 1989. O single principal "Another Day in Paradise" ganhou um Grammy Awards na categoria de Gravação do Ano. O seu quinto álbum solo, Both Sides, foi lançamento foi lançado em novembro de 1993, e alcançou o topo na UK Albums Chart.

 

O seu sexto álbum solo, Dance into the Light, foi lançado em 8 de outubro de 1996. Foi o primeiro álbum que Collins lançou como artista solo em tempo integral, tendo deixado o Genesis no início daquele ano. O seu sétimo álbum solo, Testify, foi lançado em 11 de novembro de 2002. Foi o seu álbum de menor sucesso no Reino Unido, alcançando a posição 15. Em 2003 ele anunciou que iria encerrar a sua carreira solo, fazendo uma turnê de despedida, que foi lançado em DVD em 2004. Em 13 de Setembro de 2010, Collins voltou a gravar, e o seu oitavo álbum, Going Back, foi lançado em 13 de setembro de 2010, e traz covers dos anos 60 da Motown e da soul music. Em Março de 2011, foi anunciado na imprensa que Phil Collins deixaria a música para se dedicar integralmente à família. No primeiro semestre de 2014, Collins fez uma aparição surpresa na escola de seus filhos em Miami para cantar duas músicas. Foi a primeira vez que ele se apresentou ao vivo desde sua aposentadoria, em 2011. Além do breve retorno aos palcos, em 2014 ele se reuniu com a formação clássica do Genesis, para um documentário da BBC. Foi a primeira reunião da banda desde a saída de Peter Gabriel, em 1975.