ABBA

 

Foi um grupo sueco de pop rock. Benny Andersson era membro da banda sueca de pop rock Hep Stars, muito popular na Suécia durante os anos 60. Enquanto isso, Björn Ulvaeus era o líder da banda Hootenanny Singers. Depois de se cruzarem algumas vezes em estúdios e concertos, Benny e Björn decidiram tentar compor juntos. Agnetha Fältskog era uma cantora e se encontrou com os Hootenanny Singers numa das suas viagens, e apaixonou-se por Björn, e se casaram em 1971. Anni-Frid Frida Lyngstad também era uma cantora que conheceu Benny Andersson e também começaram uma relação. Benny convidou-a para cantar com Agnetha no álbum Lycka da dupla Björn & Benny, mas as duas cantoras não foram creditadas. Em abril de 1970, os quatro fizeram uma apresentação improvisada para as Forças da Paz da ONU que estavam na ilha, tornando-se a primeira apresentação do grupo. Em setembro de 1970, o álbum Lycka foi lançado. O seu primeiro álbum, Ring Ring, ainda como Björn, Benny, Agnetha & Frida, foi lançado na Escandinávia, Alemanha, Austrália, África do Sul e México, em 26 de março de 1973. 

 

O produtor e empresário do grupo, Stig Anderson começou a se referir ao grupo simplesmente como ABBA. O segundo álbum, Waterloo, foi lançado em 4 de março de 1974 na Suécia. "Waterloo" foi a primeira canção do ABBA que alcançou o primeiro lugar na Inglaterra e também foi lançado nos Estados Unidos, chegando à sexta posição. O terceiro álbum, ABBA foi lançado em 21 de abril de 1975. O single "Mamma Mia" chegou ao primeiro lugar na Inglaterra. O seu quarto álbum, Arrival, foi lançado na Suécia em 11 de outubro de 1976, com vários sucessos, como "Money, Money, Money", "Knowing Me, Knowing You" e "Dancing Queen", que foi o único sucesso do ABBA a atingir a primeira posição na Billboard Hot 100. O seu quinto álbum, ABBA - The Album, foi lançado na Escandinávia em 12 de dezembro de 1977. O seu sexto álbum, Voulez-Vous, foi lançado em 23 de abril de 1979, com o single "I Have a Dream" que alcançou o topo nas paradas em 6 países. O seu sétimo álbum, Super Trouper, foi lançado em 3 de novembro de 1980. A canção "The Winner Takes It All", foi o oitavo single número um da banda na UK Singles Chart. O seu oitavo álbum, The Visitors, foi lançado em 30 de novembro de 1981.

 

O último single de grande sucesso foi "One Of Us", que alcançou o terceiro lugar na UK Singles Chart. Nessa época, os dois casais estavam divorciados. No verão de 1982, "The Day Before You Came", foi a última canção gravada em conjunto pelo ABBA. À medida que os integrantes começaram a buscar novos projetos, o grupo foi gradualmente se afastando definitivamente, e cada um seguindo carreira solo. Björn e Benny participaram na produção do musical Mamma Mia! e da produção cinematográfica, que estreou em julho de 2008. Em 15 de março de 2010, o ABBA foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. A banda foi representado por Anni-Frid Lyngstad e Benny Andersson. Em 5 de Junho de 2016, todos os quatro membros do ABBA Agnetha, Björn, Benny e Anni Frid cantaram juntos "The Way Old Friends Do" em uma festa privada, em Estocolmo na comemoração do seu 50° aniversário. A banda se reuniu para trabalhar em uma nova experiência de entretenimento digital. O projeto apresentaria os membros na forma de avatar realista (abbatars), com base em sua turnê no final da década de 1970. 

 Rockdigital