top of page
Alannah.jpg
Alannah Myles - Black Velvet
00:00 / 00:25
Alannah Myles

Alannah Byles nasceu no dia 25 de dezembro de 1958 em Toronto, Ontário, no Canadá. É uma cantora e compositora canadense. Byles é filha de William Douglas Byles, um pioneiro na indústria de radiodifusão canadense que foi introduzido no Hall da Fama da Associação Canadense de Radiodifusores em 1997. Ela passou a infância compondo e aprendendo música, e começou a escrever canções por volta dos 9 anos e se apresentou em um grupo de compositores no Festival de Música Kiwanis em Toronto aos 12 anos. Aos 18 anos, ela começou a fazer shows solo no sul de Ontário. Ela conheceu Christopher Ward, um artista de gravação e compositor da Warner Music Group. Com a ajuda de Ward, ela formou sua própria banda e apresentou versões cover de músicas de Rock e Blues. Byles mudou seu sobrenome para Myles aos 19 anos, após decidir seguir carreira na música. No final de 1987, Bob Roper, diretor artístico da Warner Music Canada, enviou o pacote de vídeos com três músicas de Myles para todas as afiliadas da Warner Music Group nos EUA, o que lhe rendeu um contrato de gravação com a Atlantic Records. O seu primeiro álbum, Alannah Myles, foi lançado em 28 de maio de 1989, e alcançou o topo na parada RPM Top Albums por duas semanas no Canadá, e alcançou a quinta posição na Billboard 200 e a terceira posição na UK Albums Chart.

 

O álbum produziu 4 sucessos no Top 40, incluindo "Love Is", "Lover Of Mine", "Still Got This Thing" e sua canção número 1, "Black Velvet", que rendeu a Myles o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Feminina de Rock em 1991 e o Juno Awards na categoria de Single do Ano em 1990. Foi o primeiro álbum de uma artista canadense a ser certificado Diamante pela Canadian Recording Industry Association. Em 1991, Myles cantou "The Canada" em um jogo da Major League Baseball no Skydome, em Toronto. A apresentação foi transmitida pela CBS Sports. O seu segundo álbum, Rockinghorse, foi lançado em 13 de outubro de 1992. O álbum foi indicado na 35ª edição do Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock Feminina. O seu terceiro álbum, A-lan-nah, foi lançado em 15 de agosto de 1995, e somente as canções "Family Secret" e "Blow Wind, Blow" alcançaram o Top 10. Em 1997, ela rescindiu seu contrato com a Atlantic Records com a ajuda do seu empresário, Miles Copeland III, que imediatamente a contratou na sua própria gravadora, a Ark 21 Records. O seu quarto álbum, A Rival, foi lançado em outubro de 1997, que continha o sucesso "Bad 4 You", que chegou ao Top 40

 

O seu primeiro álbum de compilações, The Very Best Of, foi lançado em 12 de novembro de 1998 pela Ark 21 Records. O seu segundo álbum de compilações, Myles & More: The Very Best Of, foi lançado em abril de 2001 pela Ark 21/Universal. Em 2005, a canção "Black Velvet" recebeu o prêmio ASCAP Millionaire por mais de 4 milhões de execuções em rádios. O seu primeiro EP, Elvis Tribute EP, foi lançado em 14 de agosto de 2007 pela Linus Entertainment, de forma digital pela iTunes para comemorar o 30º aniversário da morte de Elvis Presley. O EP apresenta uma nova gravação da canção "Black Velvet". O seu quinto álbum, Black Velvet, foi lançado em abril de 2008 pela Linus Entertainment. A canção "Trouble" recebeu uma Menção Honrosa como finalista na categoria Blues no Concurso Internacional de Composição de 2009. Myles venceu o 15º Concurso Anual de Composição dos EUA na categoria de Melhor Música Rock e Canção Alternativa. Após rescindir um contrato com a gravadora independente canadense Linus Entertainment em agosto de 2013, o álbum, Black Velvet, foi renomeado para, 85bpm, e foi relançado em 29 de abril de 2014 pela gravadora independente de Myles, a Fascinate Inc., em formato digital pela Tunecore.com distribuídos pela Amazon.com nos EUA para comemorar seu 25º aniversário. 

bottom of page