top of page
andrematos.jpg
Andre Matos - I Will Return
00:00 / 00:25
r.i.p.png
Andre Matos

Andre Coelho Matos nasceu em São Paulo no dia 14 de setembro de 1971. Foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro. Andre começou seus estudos musicais ainda na infância aos sete anos de idade com aulas de piano e ingressou em sua primeira banda, o Viper, aos 13 anos nos vocais. Com o Viper, ele gravou a demo The Killera Sword em 1985 e os álbuns, Soldiers of Sunrise, lançado em 1987, e o segundo álbum, Theatre of Fate, em 1989. A banda teve um reconhecimento internacional, principalmente no Japão e na Europa. Após o lançamento do segundo álbum, Andre decidiu deixar o Viper, pois não conseguiria conciliar a banda com seus estudos na faculdade, ocorrendo a separação da banda. Andre Matos ingressou na Faculdade de Artes Santa Marcelina e no último ano transferiu-se para a Faculdade de Artes Alcântara Machado, graduando-se como bacharel em Regência Orquestral e Composição Musical. Ele também estudou durante sete anos canto lírico junto ao professor de técnica e interpretação vocais Francisco Campos, professor titular da Universidade de São Paulo. Enquanto esteve na faculdade, Andre Matos conheceu Rafael Bittencourt, e juntos formaram a banda Angra onde pudessem mesclar o Heavy Metal com a música erudita. Com o Angra, ele desenvolveu uma carreira ao longo de nove anos com turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e América Latina e que o deram projeção mundial.

 

Com o Angra, Andre gravou a demo tape Reaching Horizons em 1992, e o primeiro álbum da banda, Angels Cry em 1993, com o single "Carry On". No começo de 2000, Andre decide deixar o Angra devido a problemas com o empresário da banda. O baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori também deixam a banda e juntos formam a banda Shaman. Em 2005, o Shaman lançou o álbum, Reason, que resultou em mais uma turnê mundial. Nesse período, Andre também desenvolveu o projeto Virgo junto ao guitarrista e produtor alemão Sascha Paeth. Em 2006, Andre e os irmãos Hugo e Luis Mariutti decidem deixar o Shaman. Andre Matos se apresentou no festival Live 'N' Louder com um time de músicos, que o seguiu no início de sua carreira solo. O seu primeiro álbum solo, Time to Be Free, foi lançado em 2007. O lançamento do álbum foi sucedido por sua primeira turnê pelo Brasil, Europa e Japão com seu novo projeto. Ele participou da primeira turnê do projeto em 2008, na época em que o Avantasia estava lançando o seu terceiro álbum, The Scarecrow. O seu segundo álbum solo, Mentalize, foi lançado em 2009. O video da canção "I Will Return" do álbum, já tem mais de 268 mil vizualizações no Youtube. No ano seguinte, ele participou do projeto Avantasia no álbum, The Wicked Symphony. Ainda em 2010, Andre Matos e o guitarrista finlandês Timo Tolkki anunciou a formação do supergrupo Symfonia, e lançou o seu primeiro álbum, In Paradisum, em abril de 2011, e saindo em turnê mundial no segundo semestre de 2011. A banda acabou alguns meses depois, após Timo anunciar sua aposentadoria da música.

 

Em 2012 a banda Viper anunciou a turnê To Live Again Tour para comemorar os 25 anos do álbum Soldiers of Sunrise. O primeiro show aconteceu no dia 1 de julho na cidade de São Paulo, com o retorno do vocalista Andre Matos após 22 anos desde sua saída para a banda Angra. O seu terceiro álbum solo, The Turn of the Lights, foi lançado mundialmente no dia 22 de agosto de 2012. Em 8 de abril de 2015, Andre Matos completou 30 anos de carreira e anunciou uma grande turnê comemorativa. Em 18 de maio de 2015, aconteceu na cidade de Piedade, em São Paulo, a estreia da Tour Andre Matos 30 anos. No dia 25 de maio de 2018, sua banda Shaman anunciou a sua volta com a formação clássica em São Paulo, na casa de shows Audio. Em 2019, a banda Shaman tocou ao lado do Avantasia como atração especial em sua turnê pelo Brasil. Andre Matos faleceu no dia 8 de junho de 2019, aos 47 anos, devido a um infarto agudo do miocárdio. Em 13 de julho de 2019, o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, decretou oficialmente o dia 8 de Junho, como o Dia Municipal do Metal. Em 29 de abril de 2020, o governador do Paraná, Ratinho Júnior sanciona também o Dia do Metal no estado em homenagem ao músico. 

 

bottom of page