top of page
viper.jpg
Viper - Living For The Night
00:00 / 00:25
Viper

É uma banda brasileira de Heavy Metal. A banda foi formada em 1985 por Andre Matos nos vocais, Pedro Pit Passarell no baixo, Yves Passarell e Felipe Machado nas guitarras, e Cássio Audi na bateria. Eles gravaram a demo, The Killera Sword, e o seu primeiro show foi no Teatro Lira Paulistana, em São Paulo, no dia 8 de abril de 1985. O seu primeiro álbum, Soldiers of Sunrise, foi lançado em 1987 pela Rock Brigade. A banda foi convidada a fazer o show de abertura do Motörhead no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Cássio Audi saiu da banda e, após uma rápida passagem do baterista Mário Augusto, Val Santos assumiu a bateria, mas foi substituído por Sergio Facci, na gravação do seu segundo álbum, Theatre of Fate, que foi lançado em 1989. Destaque para a canção "Living For The Night". O álbum foi lançado em vários países e lhes rendeu fama internacional, especialmente no Japão. O sucesso do álbum fez com que a banda assinasse um contrato internacional e seu álbum foi lançado no Japão, na Europa e nos EUA. Em 1990, por divergências musicais com o resto da banda e muito ocupado com a sua faculdade de música, Andre Matos sai do Viper no final da Fate On Tour, e o baixista Pit Passarell assume o vocal. Com a entrada do baterista Renato Graccia, a banda foi para a Alemanha gravar o seu terceiro álbum, Evolution, que foi lançado em 1993. A banda saiu em turnê pelo Brasil e fez os shows de abertura das bandas Black Sabbath, no Ginásio do Ibirapuera, e Metallica, em duas apresentações no Estádio do Parque Antártica, em São Paulo.

 

O seu primeiro álbum ao vivo, Maniacs in Japan, foi lançado em 1993, e gravado no Club Cittá, em Tóquio, no Japão. Para comemorar a turnê japonesa, a banda lançou o EP, Vipera Sapiens, com canções gravadas na Alemanha. Em 1994, a banda se apresenta na primeira edição do festival Monster of Rock no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Em 1994, a banda foi contratada pela Roadrunner Records, e foi para os EUA gravar o seu quarto álbum, Coma Rage, que foi lançado em 1995, e apresenta uma sonoridade mais Hardcore. O seu quinto álbum, Tem Pra Todo Mundo, foi lançado em 1996, num estilo Rock Alternativo, cantado em português. Devido a falência da gravadora da banda, a Castle Communications, a banda resolveu dar um tempo. Em 1999, a coletânea, Everybody Everybody – The Best of Viper, foi lançada para comemorar os 15 anos da banda. Em 2001, a banda voltou oficialmente às suas atividades, fazendo alguns shows pelo Brasil. Logo depois, o guitarrista Yves Passarell saiu para participar da banda Capital Inicial. Em 2004, a banda regressou com Ricardo Bocci nos vocais, Val Santos na guitarra e Guilherme Martin na bateria, e voltou a excursionar pelo Brasil. O documentário em DVD, Living For the Night – 20 Years of Viper, foi lançado em agosto de 2005, contendo imagens e vídeos de toda a carreira da banda. Também em 2005, a banda lançou a demo, Do It All Again, com novas músicas. Guilherme Martin deixou a banda e passou a integrar a banda Luxúria. Renato Graccia retornou ao Viper em seu lugar.

 

O seu sexto álbum, All My Life, foi lançado em 15 de junho de 2007 pela Gravadora Eldorado. André Matos participou nos vocais na canção "Love Is All". A banda Iniciou a sua turnê no mesmo ano, e, devido a projetos pessoais, em 2009, eles fizeram outra pausa. Em 2012, a banda anunciou a turnê To Live Again Tour para comemorar os 25 anos do álbum Soldiers of Sunrise. O primeiro show aconteceu no dia 1 de julho em São Paulo, com o retorno do vocalista Andre Matos, após 22 anos desde a sua saída. O aniversário de 30 anos da banda Viper foi no Manifesto Bar, em São Paulo, com o lançamento do CD ao vivo, Viper – Live in São Paulo, que foi gravado em julho. O guitarrista Hugo Mariutti tocou no lugar de Yves Passarell, e fez participações durante a turnê. A banda fez a abertura dos shows do Kiss em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em setembro de 2013, a banda participou do Dia do Metal no Rock in Rio, junto com Andre Matos. O seu segundo álbum ao vivo, To Live Again – 25 Years, foi lançado em 2015, e foi gravado durante a turnê para comemorar os 25 anos do álbum Evolution, com o vocalista Leandro Caçoilo. Em 2019, Andre Matos faleceu após sofrer um ataque cardíaco. O seu sétimo álbum, Timeless, foi lançado em 2023.

bottom of page