top of page
mercenarias.jpeg
As Mercenárias - Polícia
00:00 / 00:25
As Mercenárias

É uma banda brasileira de Punk Rock. Sandra Coutinho tocou teclado no grupo que acompanhou a cantora Eliete Negreiros. Em 1982, na cidade de São Paulo, as estudantes Sandra Coutinho no baixo, Rosália Munhoz no vocal e Ana Maria Machado na guitarra, formaram a banda As Mercenárias, na onda do Punk Rock. Edgard Scandurra foi o primeiro baterista da banda, mas por conta das diversas bandas que tocava, ele saiu e no seu lugar entrou a baterista Lou. Em 1983, Sandra se juntou a Sérgio “Pamps” Pamplona, Edgard Scandurra da banda Ira! e Thomas Pappon da banda Voluntários da Pátria e formaram a banda Smack, como um projeto paralelo. Em 1984, Sandra também participa da banda Cabine C. O seu primeiro álbum, Cadê as Armas?, foi lançado em 1986, com Rosália no vocal, Ana Maria Machado na guitarra, backing vocals, Sandra no baixo e Lou na bateria. que foi o 25° lançamento da loja Baratos Afins. A partir do primeiro álbum, as Mercenárias começam a chamar a atenção das gravadoras e assinam um contrato com a EMI. O seu segundo álbum, Trashland., foi lançado em 1988. O álbum foi um sucesso de público, sendo eleito como o álbum do ano pela revista Bizz.

 

A EMI não fez a divulgação necessária e, para piorar, dispensou a banda por meio de um telegrama, não dando muitas explicações para tal ato. Logo depois, a banda acabou. Rosália, Ana e Lou abandonaram a carreira musical e Sandra resolveu morar em Berlim, trabalhando na cena alternativa local. Em 2005, Sandra Coutinho volta ao Brasil depois de anos morando na Alemanha e decide remontar o grupo junto com a vocalista Rosália, incluindo duas novas integrantes: Geórgia Branco e Pitchu Ferraz. No mesmo ano, é lançado no exterior o álbum, O Começo do Fim do Mundo (Beginning of the End of the World: Brasilian Post-Punk 1982-85), uma coletânea com músicas dos dois álbuns da banda. Pouco tempo depois Rosália sai da banda, com Sandra assumindo os vocais. Em 2012, em comemoração aos 30 anos da banda, foi realizado um show no Centro Cultural da Juventude com a participação de Edgard Scandurra e outros. Em 2015, foi lançado, internacionalmente, em vinil, a primeira demo tape da banda, pela Nada Nada Discos e Dama da Noite. A banda Smack acabou em novembro, após a morte de Sérgio “Pamps” Pamplona.

 

Em julho de 2016, o primeiro álbum, Cadê as Armas?, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o 5º melhor álbum de Punk Rock do Brasil. A primeira apresentação da banda no Rio de Janeiro foi no mês de julho de 2016. O show aconteceu no palco do Subúrbio Alternativo, casa de shows em Brás de Pina, na Zona Norte da cidade. No dia 14 de janeiro de 2017, as Mercenárias se apresentaram no Circo Voador também no Rio de Janeiro, abrindo o show para a banda Metá Metá. As Mercenárias se apresentraram  em São Thomé das Letras, no Festival Woodgothic 2017 no mês de junho em Minas Gerais, com Sandra Coutinho, Michelle Abu e Silvia Tape. A banda se apresentou na Virada Cultural São Paulo em frente ao edifício Copan no dia 20 de maio de 2018 no Palco História do Rock. Depois de um hiato musical, a banda está na ativa, com a integrante da formação original Sandra Coutinho com as novas integrantes Marianne Crestani na guitarra e back vocal e Michelle Abu na bateria e vocais.

bottom of page