top of page
cabine_c.jpg
Cabine C - Neste Deserto
00:00 / 00:25
Cabine C

Foi uma banda brasileira de Rock GóticoCiro Pessoa foi um dos fundadores do Titãs, e permaneceu até momentos antes de seu primeiro lançamento oficial, em 1984 e criou a banda Cabine C, na cidade de São Paulo. A banda foi composta por Ciro Pessoa nos vocais, sua então esposa Wania Forghieri nos teclados, Edgard Scandurra na guitarra, Charles Gavin na bateria e Sandra Coutinho no baixo. O nome da banda foi retirado de um filme do Hitchcock e que remetia a cabine de um navio. É considerada uma das primeiras e mais famosas bandas brasileiras de Rock Gótico. Em 1985, Sandra saiu da banda para se dedicar a sua banda, As Mercenárias, e foi substituída por Ricardo Gaspa.

 

A banda gravou algumas canções com essa formação, e realizaram alguns shows em bares e clubes de São Paulo, mas com exceção de Pessoa e Forghieri todos acabariam por deixar a banda para seguir os seus projetos alternativos. Scandurra saiu da banda para se dedicar a sua banda Ira!, que também levou Ricardo Gaspa. e Charles Gavin também saiu e foi para os Titãs. Depois de um hiato, a banda foi reformada em 1986, com a baixista Anna Ruth dos Santos e a baterista Marinella Setti que se juntaram ao Cabine C. O seu primeiro álbum de estúdio, Fósforos de Oxford, foi lançado em 1987 pela RPM Discos, de Paulo Ricardo e Luiz Schiavon da banda RPM. Muitas das letras do álbum foram inspiradas nas obras de Edgar Allan Poe. Destaque para a canção "Neste Deserto".

 

O álbum contou com participações especiais de Fernando Deluqui e Akira Tsukimoto do Akira S e As Garotas Que Erraram, mas não foi bem promovido pela gravadora, e foi um fracasso comercial, que iniciou uma longa batalha judicial entre o Cabine C e a RPM Discos, resultando no fim de ambos em 1987. Marinella e Anna Ruth deixaram a banda. Dois argentinos chegaram a substituí-las por um tempo. Antes do fim da banda, eles estavam trabalhando num segundo álbum, que iria se chamar, Cotonetes Desconexos, que nunca foi concluído. Uma canção da banda, "Tão Perto", foi incluída na compilação de pós-punk brasileiro underground, The Sexual Life of the Savages, lançada em 2005 pela gravadora britânica Soul Jazz RecordsCiro prosseguiu sua carreira musical se dedicando ao projeto Flying ChairCiro Pessoa faleceu em 5 de maio de 2020, após complicações de um Câncer e do COVID-19

bottom of page