Autoramas

É uma banda de rock brasileira. O conjunto em 1998, pelo guitarrista Gabriel Thomaz com seu grupo Little Quail and The Mad Birds e compositor de hits de bandas como Raimundos e Ultraje a Rigor, que se muda para o Rio de Janeiro e convida o baterista Nervoso e a baixista Simone. Em 1998 o baterista Bacalhau entra no lugar de Nervoso, e o grupo faz sua primeira apresentação ao vivo. Em 2000 sai o primeiro CD, Stress, Depressão & Síndrome do Pânico, lançado pelo selo independente Astronauta Discos. Desse CD saíram músicas como "Fale Mal de Mim" e "Carinha Triste", veiculadas pelas rádios do Brasil e pela MTV, rendendo uma turnê nacional com mais de 80 shows, incluindo uma apresentação no Rock In Rio III. Seu segundo CD, Vida Real, foi lançado no fim de 2001. Depois de uma nova turnê pelo Brasil, partem para sua primeira turnê internacional no Japão, juntamente com a banda local Guitar Wolf, passando por cinco cidades japonesas. Também é lançado uma coletânea do Autoramas para o mercado japonês, Full Speed Ahead.

 

Em 2003, foi lançado o seu terceiro CD, Nada Pode Parar Os Autoramas, pela gravadora independente Monstro Discos. Este álbum ganhou o prêmio London Burning de Música Independente nas categorias Melhor Banda e Melhor Disco de 2003, e rendeu convites para os principais festivais no Brasil. Em 2004 o Autoramas parte para sua segunda turnê internacional, pela Argentina e Uruguai, seguida pela terceira turnê internacional, pelo Chile e Argentina, já com a participação da nova baixista, Selma Vieira. O videoclipe da música "Você Sabe", do seu terceiro CD, vence três prêmios no VMB de 2005. Em maio de 2007, após turnê pela Europa, a banda lança seu quarto CD, Teletransporte, pela Mondo 77. Selma deixa o grupo em 2008, sendo substituída por Flávia Couri. No final de 2009 é lançado o CD e DVD MTV Apresenta Autoramas Desplugado. A banda se torna a única a produzir um acústico da série MTV Apresenta.

 

Em junho de 2011, o Autoramas gravou o seu novo álbum de estúdio, Música Crocante. O trabalho foi lançado em outubro do mesmo ano com financiamento coletivo. Em 2013, o Autoramas se juntou a BNegão para gravar o EP Auto Boogie. Com produção de Frejat, a gravação foi divulgada em formato digital no começo de setembro, com a versão física lançada apenas em vinil. Em novembro do mesmo ano o grupo lançou o DVD Autoramas Internacional, também produzido por meio de financiamento coletivo. No começo de 2015, o Autoramas anuncia uma nova formação e permanece apenas o vocalista Gabriel Thomaz como membro original, com o baixista Melvin, o baterista Fred Castro e a guitarrista Érika Martins. Em Outubro de 2016, Fred Castro sai e Fábio Lima é contratado. A banda parte para sua décima quarta turnê europeia com o baixista Jairo Fajersztajn. O single "Quando a Polícia Chegar" ficou por 5 meses no Top 30 da Rádio Antena3 em Portugal. Em 2017, saíram em uma turnê internacional passando pelo SXSW nos EUA e pelo México.

 Rockdigital