Bacamarte
É uma banda de Rock Progressivo brasileira. Mario Neto, guitarrista, compôs uma série de canções quando tinha de 14 a 17 anos. Ele juntou 3 colegas do Colégio Marista São José no Rio de Janeiro e formou uma banda que teve diversas formações. Em 1977, a banda se consolidou com a sua formação clássica, com Mário Neto na guitarra, Sérgio Villarim nos teclados, Delto Simas no baixo, Mr. Paul na percussão, Marcus Moura na flauta e acordeão e Marco Veríssimo na bateria. Foi com essa formação que, após uma série de ensaios, eles se apresentaram no programa Rock Concert, da Rede Globo, já com o nome de Bacamarte. A atuação da banda no programa impressionou os produtores da banda britânica Genesis, que excursionava pelo país na época. Eles convidaram Mario Neto para substituir o guitarrista Steve Hackett, que deixaria a banda logo após a turnê do álbum duplo ao vivo, Seconds Out. Sendo menor de idade, Mario não pôde aceitar o convite. O sucesso do programa Rock Concert, no entanto, serviu para que a banda registrasse suas músicas em estúdio, em uma fita demo, mas que não seria aceito por nenhuma gravadora. Em 1982, com o surgimento da rádio Fluminense FM de Niterói, e sua política de divulgar bandas novas, Mario Neto, por sugestão de amigos, resolveu levar a fita demo para a rádio.
A fita foi entregue nas mãos de um dos diretores da emissora, Amaury Santos. No dia seguinte a banda já havia entrado na programação. Mario gastou suas economias, fundou um selo independente, prensou mil cópias e lançou o primeiro álbum da banda, Depois do Fim, em 1983. A canção “Último entardecer” foi uma homenagem a banda alemã de Rock Progressivo, o Triumvirat. Foi considerado um dos melhores álbuns do Rock Progressivo brasileiro. Para os vocais do álbum, a banda chamou a cantora Jane Duboc. Mesmo na época ela já ter uma carreira solo, pois anteriormente ela já havia feito vocais para canções de Raul Seixas, creditada como Jane Vaquer. Segundo Mario Neto, a Jane entrou para a banda após ser recomendada pela mulher do Ronaldo Curi, do programa Rock Concert. A banda se apresentou no Circo Voador e demais casas noturnas da cidade. Entre 1982 e 1983, o Bacamarte com Mário Neto na guitarra, Marcus Moura na flauta e acordeão, Sergio Villarim nos teclados, Mário Leme na bateria, William Murray no baixo, Mr. Paul na percussão e Jane Duboc, que ficou nos vocais até abril de 1983, depois ela foi substituída por Miriam Peracchi. Logo em seguida, a banda se desfez, com reuniões ocasionais ao longo da década de 1990. Em 1996, o álbum, Depois do Fim, foi relançado em CD, por um selo independente, contendo a faixa bônus, "Mirante das Estrelas".
Em 1999, o guitarrista Mario Neto lançou o álbum, Sete Cidades, utilizando o nome Bacamarte, entretanto, nenhum membro da formação original participou da gravação, e apenas Neto e o tecladista Robério Molinari são creditados no álbum. Em julho de 2009, a Som Livre lançou a versão remasterizada do álbum, sem a faixa bonus da edição de 1996. Ele foi lançado em formato Digipack, contendo um encarte com fotos e letras e o CD imitando um vinil. Em 2007, o álbum foi considerado pela comunidade Prog Archives como um dos 100 Melhores Álbuns de Rock Progressivo de Todos os Tempos e o primeiro na categoria no Brasil. Em 2012, banda se reuniu novamente para uma apresentação especial durante o 3º Rio Prog Festival no Teatro Rival, no Rio de Janeiro. Nos dias 26 e 27 de abril de 2014, o Bacamarte tocou ao vivo pela primeira vez em São Paulo, no SESC Belenzinho, com a participação dos quatro membros originais Mario Neto, Jane Duboc, Marcus Moura, William Murray e dos novos integrantes, o baterista Alex Curi e o tecladista Nilo Mello. Pela primeira vez as músicas do álbum, Sete Cidades, foram executadas no palco com vocais da Jane Duboc.