É uma banda inglesa de Rock Progressivo. A banda foi criada em Oldham, em setembro de 1966 com o baixista e vocalista Les Holroyd, o guitarrista e vocalista John Lees, o baterista Mel Pritchard e o tecladista Stuart Woolly Wolstenholme. Os quatro membros tocavam conjuntamente com uma orquestra de até 45 músicos, dirigida por Martyn Ford a The Barclay James Harvest Symphony Orchestra. O seu primeiro álbum, Barclay James Harvest, foi lançado em 5 de junho de 1970. O segundo álbum, Once Again, foi lançado em 5 de fevereiro de 1971. Nesse álbum aparece a canção clássica "Mockingbird", interpretada em todos os concertos do Barclay desde 1971. O seu quarto álbum, Baby James Harvest, foi lançado em 10 de novembro de 1972. As pressões das turnês começaram a afetar a banda. O seu primeiro álbum ao vivo, Live, foi lançado no final de 1974 como álbum duplo, e alcançou a posição 40 na UK Albums Chart. O seu oitavo álbum, Gone to Earth, foi lançado em setembro de 1977.

 

Depois da publicação desse álbum, Wooly Wolstenholme abandona a banda, devido a divergências musicais. Em agosto de 1980, eles fizeram um concerto gratuito em frente ao Reichstag, em Berlim Ocidental. Eles foram a primeira banda de rock ocidental a se apresentar em um concerto ao ar livre na Alemanha Oriental, dois anos antes da queda do Muro de Berlim, tocando no Treptower Park, Berlim Oriental, em 14 de julho de 1987. Em 1992, o grupo comemora o seu 25.º aniversário e não lança material. O seu décimo sexto álbum, Caught in the Light, foi lançado em 1993. As escassas vendas do álbum levam à rescisão do contrato com a Polydor. Em 1996, a banda assina um novo contrato com a Polydor. O seu décimo sétimo e último álbum, River of Dreams, foi lançado em 1997. Depois da turnê de 1997, pela Alemanha e Suíça, a banda decide suspender suas atividades de maneira temporal. A banda continuou como um trio com músicos convidados regulares até 1998. O seu décimo quinto álbum, Welcome to the Show, foi lançado em 1990, sob o nome abreviado BJH.

 

No entanto, por causa das críticas dos fãs, o nome completo foi restaurado, embora com a inclusão do apelido de BJH. Em 1998, as diferenças musicais entre os membros do BJH dividiu a banda em dois grupos diferentes. A versão John Lees' Barclay James Harvest com John Lees, o baixista Craig Fletcher, o baterista Kevin Whitehead e o tecladista Jez Smith e o tecladista Stuart Woolly Wolstenholme, se formou para gravar o álbum Nexus, lançado em 1999. A outra versão Barclay James Harvest featuring Les Holroyd foi montada em 2001, com Les Holroyd, o baterista Mel Pritchard, os guitarristas Ian Wilson, Michael Byron-Hehir e Steve Butler, Steve Pigott e Rabbit Bundrick, e gravaram o álbum, Revolution Days, que foi lançado em 2002. Mel Pritchard morreu subitamente de um ataque cardíaco no início de 2004. Woolly Wolstenholme tirou a própria vida em dezembro de 2010, aparentemente tendo lutado contra a depressão por muitos anos. A versão John Lees' Barclay James Harvest gravou o segundo álbum, North, lançado em outubro de 2013 pela Cherry Red Records

 

Barclay James Harvest

 Rockdigital