top of page
bjh.jpg

Barclay James Harvest

BJH - Mocking Bird
00:00 / 00:25

 

É uma banda inglesa de Rock Progressivo. A banda foi criada em Oldham, no Reino Unido, em setembro de 1966 com o baixista e vocalista Les Holroyd, o guitarrista e vocalista John Lees, o baterista Mel Pritchard e o tecladista Stuart Woolly Wolstenholme. Eles tocavam com uma orquestra de até 45 músicos, dirigida por Martyn Ford a The Barclay James Harvest Symphony Orchestra. O seu primeiro álbum, Barclay James Harvest, foi lançado em 5 de junho de 1970. O seu segundo álbum, Once Again, foi lançado em 5 de fevereiro de 1971. Nesse álbum aparece a canção clássica "Mocking Bird", interpretada em todos os concertos do Barclay desde 1971. O seu quarto álbum, Baby James Harvest, foi lançado em 10 de novembro de 1972. As pressões das turnês começaram a afetar a banda. O seu primeiro álbum ao vivo, Live, foi lançado no final de 1974 como álbum duplo, e alcançou a posição 40 na UK Albums Chart. O seu oitavo álbum, Gone to Earth, foi lançado em setembro de 1977.

 

Depois da publicação desse álbum, Wooly Wolstenholme abandona a banda, devido a divergências musicais. Em agosto de 1980, eles fizeram um concerto gratuito em frente ao Reichstag, em Berlim Ocidental. Eles foram a primeira banda de Rock ocidental a se apresentar em um concerto ao ar livre na Alemanha Oriental, 2 anos antes da queda do Muro de Berlim, tocando no Treptower Park, Berlim Oriental, em 14 de julho de 1987. O seu décimo quinto álbum, Welcome to the Show, foi lançado em 1990, sob o nome abreviado BJH. No entanto, por causa das críticas dos fãs, o nome completo foi restaurado, embora com a inclusão do apelido de BJH. Em 1992, a banda comemora o seu 25.º aniversário e não lança material. O seu décimo sexto álbum, Caught in the Light, foi lançado em 1993. As escassas vendas do álbum levam à rescisão do contrato com a Polydor. Em 1996, a banda assina um novo contrato com a Polydor. O seu décimo sétimo e último álbum, River of Dreams, foi lançado em 1997. Depois da turnê de 1997, pela Alemanha e Suíça, a banda decide suspender suas atividades de maneira temporal. A banda continuou como um trio com músicos convidados regulares até 1998.

 

Em 1998, as diferenças musicais entre os membros da banda se dividiu em dois grupos diferentes. A versão John Lees' Barclay James Harvest com John Lees, o baixista Craig Fletcher, o baterista Kevin Whitehead, os tecladistas Jez Smith e Stuart Woolly Wolstenholme, se reuniu para gravar o álbum Nexus, lançado em 1999. A outra versão Barclay James Harvest featuring Les Holroyd foi montada em 2001, com Les Holroyd, o baterista Mel Pritchard, os guitarristas Ian Wilson, Michael Byron-Hehir e Steve Butler, Steve Pigott e Rabbit Bundrick, e gravaram o álbum, Revolution Days, que foi lançado em 2002. Mel Pritchard faleceu subitamente de um ataque cardíaco no início de 2004. Woolly Wolstenholme tirou a própria vida em dezembro de 2010, aparentemente tendo lutado contra a depressão por muitos anos. A versão John Lees' Barclay James Harvest gravou o seu segundo álbum, North, que foi lançado em outubro de 2013 pela Cherry Red Records

bottom of page