Bessie Smith

Bessie Smith nasceu em Chattanooga, Tennessee no dia 15 de abril de 1894, foi uma cantora de Blues norte-americana. Em 1904, o mais velho de seus irmãos, Clarence, secretamente deixou a casa para se juntar a uma pequena trupe viajante de propriedade de Moisés Stokes. Em 1912, Clarence retornou para Chattanooga com a trupe de Stokes e arranjou uma audição para Bessie com seus empresários, Lonnie e Cora Fisher. Ela foi contratada como dançarina em vez de cantora, porque a companhia já incluía Ma Rainey.

Ela alcançou um grande sucesso com o seu primeiro lançamento, "Downhearted Blues" com o lado B, "Gulf Coast Blues" foram sucesso. Smith se transformou na atração principal no circuito de teatros negros e se tornou sua atração mais popular na década de 1920.

Em 26 de Setembro de 1937, Smith foi seriamente ferida em um acidente de carro enquanto viajava pela auto-estrada U.S. Route 61 entre Memphis, Tennessee, e Clarksdale, Mississippi. O seu amante, Richard Morgan, estava dirigindo e atingiu a traseira do caminhão em alta velocidade. Bessie Smith foi levada para o hospital Afro-americano em Clarksdale onde seu braço direito foi amputado. Ela não recuperou a consciência, e morreu naquela manhã.

 

Todos os esforços de Gee para comprar uma lápide foram em vão, uma ou duas vezes até embolsando o dinheiro arrecadado para esse propósito. A tumba continuou sem lápide até 7 de agosto de 1970, quando uma nova lápide foi colocada, que foi paga pela cantora Janis Joplin e Juanita Green, que, quando criança, trabalhou como empregada doméstica para Smith.

 Rockdigital