

Biquini Cavadão
É uma banda de Rock brasileira. Os colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paula, Bruno Gouveia, Álvaro Birita, Miguel Flores e André Sheik, decidiram tocar junto com mais alguns amigos, num sarau, e decidiram formar uma banda. O amigo Herbert Vianna sugeriu o nome da banda, quando disse: Se eu tivesse essa idade, só pensaria em mulher, carros e biquíni cavadão. A primeira música que compuseram foi "Tédio". A demo, que contou com Herbert na guitarra, foi parar na Rádio Fluminense FM. O sucesso os levou à Polygram para gravar o compacto simples “Tédio” / “No Mundo da Lua”, em 1985. O guitarrista Carlos Coelho apareceu logo após o segundo show profissional da banda. No mesmo ano, lançam um remix do compacto, que também chegou às Paradas de Sucesso. O seu primeiro álbum, Cidades em Torrente, foi lançado em 1986 pela Polydor. A banda foi eleita a revelação de 85 e excursionam por quase todo o país. Em 1987, lançaram o seu segundo álbum, A Era da Incerteza. O seu terceiro álbum, Zé, foi lançado em 1989. O seu quarto álbum, Descivilização, foi lançado em 1991. O álbum foi considerado o de maior sucesso da banda entre os quatro já lançados até então. No começo de 1993 eles participaram do Festival Hollywood Rock.
No meio do ano, a banda assinou um contrato com a Sony Music e lançaram o seu quinto álbum, Agora, que foi lançado no ano seguinte, com a regravação de “Chove Chuva” de Jorge Benjor. Em 1995, eles lançaram um songbook e criaram o primeiro e-mail de uma banda de Rock no Brasil, passando a se comunicar também pela Internet. No ano de 1996, como consequência deste fato, foram a primeira banda a ter um site oficial no Brasil. O seu sexto álbum, biquini.com.br, foi lançado em 1998. O baixista Sheik saiu da banda no fim de 2000. A banda passaria a usar só baixistas convidados. Reduzidos a um quarteto, em 2001, o Biquíni participou do Rock In Rio III e lançaram o seu oitavo álbum, 80, no mesmo ano, com interpretação de sucessos de seus amigos e contemporâneos da década de 80. O primeiro DVD da banda, Biquini Cavadão ao Vivo, foi lançado em 2005, e celebrou os 20 anos de carreira da banda. O show foi gravado no Ceará Music em Fortaleza. Com certificação de CD de Ouro e DVD de Platina, além de uma extensa turnê por todo país e fora dele. No dia 20 de setembro 2008, a banda se apresentou no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e gravaram pela Som livre o seu segundo CD e DVD, 80 Vol. 2 - Ao Vivo no Circo Voador. O seu décimo primeiro álbum, Roda-Gigante, foi lançado em setembro de 2012 pela Warner Music Group.
As faixas gravadas desde 2009 entraram no álbum, e foi lançado no formato de Pendrive, desenvolvido pela NEO, e também em Vinil Picture Disc. Em Setembro, a música "Roda-Gigante" foi indicada ao Grammy Latino na categoria de Melhor Música Brasileira de 2013. Em 2014, gravado no Palácio da Música no Espaço Oscar Niemeyer em Goiânia, o show, Me Leve Sem Destino, que foi lançado em formato de CD duplo, um DVD e BluRay, pela Sony Music para celebrar os 30 anos da banda. O seu décimo segundo álbum, As Voltas Que o Mundo Dá, foi lançado em janeiro de 2017 pela Coqueiro Verde. O seu décimo terceiro álbum, Ilustre guerreiro, foi lançado em 2018. O álbum foi uma homenagem a Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, com versões de suas canções. Esse foi o primeiro álbum onde foi excluído o nome Cavadão da banda. O seu décimo quarto álbum de estúdio, Através dos tempos, foi lançado em 2021. Em abril de 2022, com Bruno Gouveia no vocal, Carlos Coelho na guitarra, Miguel Flores da Cunha nos teclados e Álvaro Birita na bateria, essa formação oficializou a abreviação do nome da banda para Biquini.