top of page
paralamas.jpg
Os Paralamas do Sucesso
Os Paralamas - Vital e Sua Moto
00:00 / 00:25

 

É uma banda brasileira de Rock. Em 1977, Herbert Vianna se mudou de Brasília para o Rio de Janeiro para fazer o ensino médio em um colégio militar e reencontrou Bi Ribeiro, amigo de infância. Os dois começaram a tocar juntos de forma amadora, Herbert tocava guitarra e Bi tocava baixo. Eles convidaram o baterista Vital Dias. Em 1979 os três amigos deixaram de se ver por conta do vestibular e só voltaram a se reencontrar em 1981. Os amigos trouxeram Ronel e Naldo como vocalistas da banda, que foi batizada originalmente como As Cadeirinhas da Vovó. Em 1982 os amigos decidiram se tornar uma banda profissional e passar a compor a sério, porém Ronel e Naldo não visavam seguir a carreira artística e saíram do projeto. Hebert se tornou o vocalista da nova banda, Os Paralamas do Sucesso. Em 1982, Vital faltou a uma apresentação na Universidade Rural do Rio e foi substituído por João Barone, que assumiu oficialmente. A banda enviou a demo da canção "Vital e sua Moto" para a rádio Fluminense FM, e se tornou uma das mais tocadas na rádio no verão de 1983. Em janeiro, a banda abre os shows do Lulu Santos no Circo Voador, e a banda assinou um contrato com a EMI Records.

 

O seu primeiro álbum, Cinema Mudo, foi lançado em 1983. O seu segundo álbum, O Passo do Lui, foi lançado em 1984. Em 1985, a banda se apresentou na primeira edição do Rock in Rio, no Rio de JaneiroO seu terceiro álbum, Selvagem?, foi lançado em 1986. Foi o álbum mais politizado da banda. O álbum foi bem recebido e credenciou os Paralamas a tocar no Festival de Montreux, na Suiça em 1987. O seu primeiro álbum ao vivo, D, foi lançado em 1987, e foi gravado durante a apresentação em Montreaux. A novidade nesse álbum, foi a inclusão do 4º Paralama, o tecladista João Fera, como músico de apoio. O seu quarto álbum, Bora Bora, foi lançado em 1988. Herbert Vianna lançou o seu primeiro álbum solo, Ê Batumaré, em 1992. No fim de 1993, a banda viaja para a Inglaterra e gravam o seu sétimo álbum, Severino, que foi lançado em 1994, que teve a participação do guitarrista Brian May do Queen na música "El Vampiro Bajo El Sol". O seu segundo álbum ao vivo, Vamo Batê Lata, foi lançado em 1995, e foi o álbum de maior vendagem da carreira da banda. O seu álbum, Acústico MTV, foi lançado em 1999. O álbum ganhou o Grammy Awards Latino de 2000. 

 

No dia 4 de Fevereiro de 2001, um ultraleve pilotado por Herbert Vianna teve um acidente em Mangaratiba. A mulher de Herbert, Lucy, estava a bordo e faleceu no acidente. Herbert ficou paraplégico, mas assim que ele mostrou que podia tocar, Bi e João resolveram voltar aos ensaios. O seu décimo álbum, Longo Caminho, foi lançado em 2002 em formato de CD e DVD. Foi um dos primeiros discos da EMI a ter proteção anticópia, numa tentativa sem sucesso no combate a pirataria. O seu décimo primeiro álbum, Hoje, foi lançado em 2005. Em 2008, os Paralamas completaram 25 anos de carreira, comemorados com uma série de shows junto com os Titãs, que também completaram 25 anos na estrada. Em 2013, a banda comemora 30 anos de carreira com uma turnê nacional em várias regiões do país. O seu sexto álbum ao vivo, Multishow ao Vivo Os Paralamas do Sucesso - 30 Anos, foi lançado em agosto de 2014, gravado durante a turnê de 30 anos no Citibank Hall, no Rio de Janeiro. Em 3 de março de 2015, o ex-baterista Vital Dias faleceu em decorrência de um câncer, aos 55 anos. O seu décimo terceiro álbum, Sinais do Sim, foi lançado em 13 de julho de 2017 pela Universal Music. Em 6 de outubro de 2019, a banda se apresentou no Palco Mundo do Rock in Rio VIII.

bottom of page