top of page
bf.jpg
Black Flag - Louie Louie
00:00 / 00:25
Black Flag

É uma banda americana de Punk Rock. A banda foi inicialmente chamada de Panic, e foi formada em 1976 em Hermosa Beach, Califórnia, em Los Angeles, pelo guitarrista Greg Ginn e o vocalista Keith Morris. O baixista Chuck Dukowski e o baterista Brian Migdol. A banda realizou sua primeira apresentação em dezembro de 1977 em Redondo Beach, na Califórnia. Para evitar confusão com outra banda chamada Panic, eles mudaram seu nome para Black Flag no final de 1978. A banda pintou com spray o logotipo simples e marcante por toda Los Angeles, atraindo a atenção do público e do Departamento de Polícia de Los Angeles. Migdol foi substituído pelo enigmático baterista colombiano Robo, cujas inúmeras pulseiras metálicas se tornaram parte de seu som de bateria. Morris saiu da banda em 1979. O primeiro EP da banda, Nervous Breakdown, foi lançado em janeiro de 1979 pela SST Records. Após a saída de Morris, a Black Flag recrutou o fã da banda, Ron Reyes como vocalista. Reyes saiu da banda no meio da apresentação no Fleetwood em Redondo Beach por causa da escalada de violência durante os shows. O vocalista Dez Cadena, outro fã foi contratado nos vocais. A Black Flag se apresentou no Santa Monica Civic Auditorium com casa cheia, um feito único da banda. No verão de 1981, a voz de Cadena estava desgastada, e ele queria tocar guitarra em vez de fazer vocais. Em um show improvisado no A7 em Nova York, um fã da banda, Henry Rollins assumiu os vocais durante o show. Rollins atuou como roadie pelo resto da turnê enquanto aprendia as músicas da banda.

 

Com Rollins nos vocais, o seu primeiro álbum, Damaged, foi lançado em 5 de dezembro de 1981 pela SST Records, contendo o cover da canção "Louie Louie" de Richard Berry. Uma disputa legal entre a Black Flag e a gravadora Unicorn proibia a banda de usar o seu nome. Greg Ginn foi atingido por uma bala enquanto tocava em Colwyn Bay. O baterista Robo se desligou da banda e Chuck Biscuits foi contratado. Cadena saiu da banda em abril de 1983. No final de 1983, Dukowski havia se aposentado da Black Flag, e ele continuou atuando como gerente de turnê. Na falta de um baixista, Ginn tocava baixo, usando o pseudônimo Dale Nixon. Em 1984, a banda recrutou a baixista Kira Roessler para substituir Dukowski, e o seu segundo álbum, My War, o seu terceiro, Family Man, e o seu quarto álbum, Slip It In, foram lançados em 1984. A banda evoluiu para um som mais Heavy Metal. O seu quinto álbum, Loose Nut, foi lançado em maio de 1985. Ginn e Rollins decidiram expulsar Roessler da banda. O baterista Bill Stevenson também saiu e foi substituído por Anthony Martinez. O seu sexto álbum, In My Head, foi lançado em outubro de 1985. A Black Flag fez seu último show em 27 de junho de 1986, em Detroit, Michigan. Em setembro de 2003, a Black Flag fez três shows de reencontro, dois no Hollywood Palladium e um no Alex's Bar em Long Beach, na Califórnia, para beneficiar organizações de resgate de gatos. A formação para os shows foi Dez Cadena, Greg Ginn, Robo e C'el Revuelta no baixo. Em 18 de dezembro de 2011, Morris, Dukowski, Bill Stevenson e Stephen Egerton da banda The Descendents tocaram o EP Nervous Breakdown na íntegra, no GV 30, no Santa Monica Civic Auditorium.

 

Em 25 de janeiro de 2013, foi anunciado que o guitarrista Greg Ginn e o vocalista Ron Reyes iriam reformar a Black Flag, acompanhados por Gregory Moore na bateria e Dale Nixon no baixo, que é um pseudônimo às vezes usado por Ginn. Em março, foi anunciado que o baixista Dave Klein havia se juntado à banda. O seu sétimo álbum, What The..., foi lançado em 5 de novembro de 2013 pela SST Records. Na mesma época, foi anunciado que a formação que tocou no GV 30, faria uma turnê tocando músicas da Black Flag, sob o nome de Flag, acompanhada por Dez Cadena. Em 2 de agosto de 2013, a SST Records e Greg Ginn entraram com uma ação de violação de marca registrada no Tribunal Federal de Los Angeles contra os membros da Flag. Em outubro de 2013, o tribunal decidiu que Ginn e a SST não poderiam impedir o uso do nome da banda Flag. Durante um show em novembro de 2013 na turnê australiana da Black Flag, o skatista profissional e empresário da banda Mike Vallely, subiu ao palco, pegou o microfone de Reyes, e o expulsou da banda Em janeiro de 2014, Vallely foi nomeado o novo vocalista da banda. Logo após o anúncio, Dave Klein anunciou que também estava deixando a banda. Ginn completou a formação com a adição de Tyler Smith no baixo e Brandon Pertzborn na bateria. Em 2019, a Black Flag fez o seu primeiro show em 5 anos no Sabroso Craft Beer, Taco & Music Festival em Dana Point, na Califórnia, no dia 7 de abril. A primeira turnê da banda no Reino Unido em 35 anos foi em outubro de 2019. 

bottom of page