BLITZ
É uma banda brasileira de Rock. No início de 1981, Evandro Mesquita e Lobão foram convidados por Mauro Taubman, dono da grife Company, para tocarem no Caribe bar que o empresário estava inaugurando na orla de São Conrado no Rio de Janeiro. Os dois aceitaram e recrutaram amigos músicos para fazer a apresentação no 21 de fevereiro, gerando grande repercussão no local, o que levou a uma série de outras apresentações com uma rotatividade de músicos convidados, mantendo apenas os dois fixos. Os dois amigos buscaram músicos para formar uma banda, trazendo Fernanda Abreu e Marcia Bulcão para os backing vocals, Ricardo Barreto na guitarra, Antônio Pedro Fortuna no baixo, Billy Forghieri nos teclados, além do próprio Evandro no vocal e Lobão na bateria. Em 15 de janeiro de 1982 a banda sobe no palco do Circo Voador, tocando pela primeira vez com o nome de BLITZ. A repercussão chamou a atenção da EMI, que assinaram um contrato com a banda e, em 20 de julho, foi lançado o primeiro single, "Você Não Soube Me Amar", que foi a música mais tocada das rádios nacionais no verão de 1983 e fez parte da trilha nacional da novela Sol de Verão da Rede Globo.
O seu primeiro álbum, As Aventuras da Blitz 1, foi lançado em 26 de setembro de 1982 pela EMI Records. As duas últimas canções, "Ela Quer Morar Comigo na Lua" e "Cruel Cruel Esquizofrenético Blues", foram proibidas pela censura. A gravadora inutilizou as duas faixas, no disco de vinil, riscando-as manualmente, estando disponível apenas na versão em CD. As divergências artísticas de Lobão e Evandro cresciam descontroladamente e, dias depois do lançamento do álbum, Lobão decidiu deixar a banda, sendo substituído por Juba na bateria. A BLITZ se tornou uma das pioneiras do movimento do Rock brasileiro da década de 1980. Em junho de 1983 é lançado o novo single do grupo, "Dois Passos do Paraíso", trazendo uma temática mais leve para que não fosse barrada pela censura. O seu segundo álbum, Radioatividade, foi lançado em 10 de setembro, com uma grande festa organizada na sede da EMI, que reuniu grandes artistas. A turnê da banda alcançou um público recorde. Em 23 de março de 1984 o grupo participa do especial infantil Plunct, Plact, Zuuum... 2, da Rede Globo, onde também interpretaram uma nova faixa, "A Verdadeira História de Adão e Eva", incluída na trilha sonora do programa. Em 7 de julho o grupo realiza seu show de maior repercussão na Praça da Apoteose no Rio de Janeiro.
Em 14 de setembro a banda estrela seu próprio especial na Rede Globo, Blitz contra o Gênio do Mal, misturando dramaturgia e musical. Logo após é lançado o novo single, "Egotrip". O seu terceiro álbum, BLITZ 3, foi lançado em 15 de dezembro de 1984, com três formatos com capas diferentes. A banda se apresentou em duas datas da primeira edição do Rock in Rio no dia 13 de janeiro de 1985. A superexposição e a demanda exagerada de trabalho gerou conflitos internos e os integrantes entenderam que era hora de dar um hiato nos trabalhos da banda, anunciando que o álbum seguinte, O Último da BLITZ, seria o último. No entanto, o álbum nunca chegou a ser gravado, uma vez que Ricardo e Márcia deixaram a banda no final de 1985 e, em 3 de março de 1986, a BLITZ anunciou sua separação oficial. Em 1994, alguns ex-integrantes se reuniram por 5 anos e gravaram os álbuns BLITZ Ao Vivo em 1994 e o seu quarto álbum de estúdio, Línguas, que foi lançado em 1997, período em que trocam de gravadora duas vezes. Em 2006 a banda se reuniu novamente e lançou os álbuns, Blitz – Ao Vivo e a Cores e o seu quinto álbum de estúdio, Eskute BLITZ, que foi lançado em 2009. O único membro remanescente da banda é Evandro Mesquita. O seu sexto álbum, Aventuras II, foi lançado em 18 de novembro de 2016 pela Deckdisc.