Lobão
João Luiz Woerdenbag Filho nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de outubro de 1957. É um cantor, compositor, escritor, multi-instrumentista, editor de revista e apresentador de TV. Segundo o próprio cantor, o apelido Lobão surgiu ainda na escola, devido a ser guloso e à mania de se vestir com um macacão de jardineiro preso por um alça só. Na vida pessoal, ele teve problemas no relacionamento com os pais. Foi expulso de casa pelo pai, aos 19 anos. Sua carreira começou aos dezessete anos. Participou de uma peça teatral e em seguida entrou para a banda Vímana. Também faziam parte da banda Luis Paulo e Fernando Gama. Três anos depois, com o fim do grupo, Lobão seguiu sua carreira de baterista, tocando com Luiz Melodia, Walter Franco e Marina Lima. Fundou a banda Blitz, e saiu do grupo antes mesmo do sucesso comercial. Foi Lobão quem deu o nome à banda, às vésperas de um show, após uma indecisão do grupo. Lobão ficou sabendo que a banda seria entrevistada por uma revista de grande circulação, fingiu que continuaria como baterista da Blitz só para sair na capa. Lobão assina contrato com a RCA Victor e inicia a sua carreira solo.O seu primeiro álbum solo, Cena de Cinema, foi lançado em 1982.
Em seguida forma a banda Lobão e os Ronaldos com a cantora e tecladista Alice Pink Pank, ex-Gang 90 e as Absurdettes, e o guitarrista Guto Barros, que lança o álbum, Ronaldo Foi Pra Guerra. A banda tem uma vida curta e Lobão segue carreira solo mantendo alta rotatividade na mídia, lançando o single "Decadence Avec Elegance" no mesmo ano e o álbum, O Rock Errou, lançado em 1986. Lobão é preso por porte de drogas em 1987, passando três meses na cadeia. O seu terceiro álbum solo, Vida Bandida, foi lançado em 1987 pela RCA Victor. O álbum foi gravado durante a sua estada na cadeia, e contém as canções "Blá Blá Blá... Eu Te Amo (Rádio Blá)" que fez parte da trilha sonora da novela Brega & Chique, da Rede Globo, "Vida Bandida" e a mais conhecida do álbum, "Vida Louca Vida". Foi o seu álbum de maior sucesso. Lobão participou do Hollywood Rock em 1990 e do Rock in Rio II em 1991. Lobão passa um período fora da mídia, e retorna com a apresentação no Hollywood Rock em 1996, como convidado de Gilberto Gil. Suas atitudes polêmicas voltariam a ter evidência em 1999 depois de seu rompimento com as gravadoras e o lançamento do álbum, A Vida é Doce num esquema inédito, com distribuição pela Internet, bancas de jornais e lojas de departamento.
Após o sucesso da vendagem e de crítica com seus álbuns independentes, lançou a revista Outracoisa. Seu décimo álbum, Canções Dentro da Noite Escura, lançado em 2005, foi também lançado pela revista. Em abril de 2007, lançou o álbum, Acústico MTV, que foi premiado com o Grammy Latino na categoria melhor disco de rock. Lobão excursionou com a Turnê Elétrico 2011, e gravou o CD e DVD, Lobão Elétrico: Lino, Sexy & Brutal (Ao Vivo em SP), gravado em outubro de 2011, no Citibank Hall, em São Paulo. Em 2013 participou da Virada Cultural, evento organizado pela Prefeitura de São Paulo. Em 2013 o Canal Bis exibiu o documentário Universo Lobão, que conta sobre sua carreira. Em 2015, gravou seu primeiro álbum de inéditas em 10 anos, O Rigor e a Misericórdia, que foi lançado em janeiro do ano seguinte, onde Lobão executou todos os instrumentos e produziu o álbum. No final de 2016, o músico anunciou a Turnê A Chamada de quatros shows ao lado da banda Sepultura. O seu décimo oitavo álbum, Antologia Politicamente Incorreta Dos Anos 80 Pelo Rock, foi lançado em 2018, e foi gravado com a banda Os Eremitas da Montanha, formada pelo baterista Armando Cardoso, o baixista Augusto Passos, o guitarrista Christian Dias e o tecladista Felipe Faraco. O seu décimo nono álbum, Canções de Quarentena, foi lançado em 2020, no período da pandemia da COVID-19.