Camel

É uma banda britânica de rock progressivo. Em 1971, os ex-membros da banda The Brew, o guitarrista Andrew Latimer, o baterista Andy Ward e o baixista Doug Ferguson recrutaram o tecladista Peter Bardens. Após uma apresentação inicial para cumprir um acordo com o nome On, mudaram seu nome para Camel e realizaram em 4 de dezembro sua primeira apresentação em Londres. Em agosto de 1972 a banda assinou um contrato com a MCA Records. O seu primeiro álbum, Camel, foi lançado em 28 de fevereiro de 1973. Não alcançaram o sucesso esperado e mudaram para a Decca Records. O seu segundo álbum, Mirage, foi lançado em 1 de março de 1974. Apesar de não alcançar as paradas regionais, ganhou sucesso nos EUA, onde fizeram uma turnê de três meses. O seu terceiro álbum, The Snow Goose, foi lançado em abril de 1975, e alcançou a posição 22 na UK Albums Chart. A última apresentação completa do Camel foi no Reading Town Hall, em 18 de dezembro de 1975. Em 1976, o saxofonista Mel Collins se juntou  a banda. O som da banda estava voltado mais para o jazz, o que levou à saída de Doug Ferguson no início de 1977, e foi substituído por Richard Sinclair

 

O seu quinto álbum, Rain Dances, foi lançado em 17 de setembro de 1977. Peter Bardens anunciou sua saída antes da turnê de suporte do álbum. Ele foi substituído por Dave Sinclair, primo de Richard e Jan Schelhaas. Os primos Sinclair deixaram a banda após a turnê, tendo sido substituídos por Kit Watkins e Colin Bass. O seu sétimo álbum, I Can See Your House from Here, foi lançado em 29 de outubro de 1979, com um estilo mais comercial. Em meados de 1981, Andy Ward parou de tocar bateria devido a abuso de álcool e drogas, e a banda entrou em hiato. O seu nono álbum, The Single Factor, foi lançado em 6 de maio de 1982, que foi bem nas paradas e saíram na turnê de aniversário da banda. Após o lançamento do álbum ao vivo, Pressure Points, no final de 1984, a banda desapareceu da mídia sem anúncios. Após sete anos de hiato, Latimer reviveu o nome Camel com uma nova formação. O seu décimo primeiro álbum, Dust and Dreams, foi lançado em 10 de setembro de 1991. No ano seguinte os ex-integrantes da banda formaram a banda Mirage, tocando várias obras do Camel, mas logo terminaram. 

 

Em 1997 a Camel entrou em turnê pela costa oeste dos Estados Unidos, Japão e Europa. A turnê resultou no álbum duplo ao vivo, Coming of Age, lançado em 1998. Em 1999, Stewart deixou a banda quando lhe ofereceram a chance de gerenciar uma loja de baterias no norte da Inglaterra, sendo substituído por Denis Clement. O seu décimo quarto álbum, A Nod and a Wink, foi lançado em 19 de julho de 2002 pela Camel Productions. O álbum foi dedicado à Peter Bardens, que havia falecido em janeiro do mesmo ano. Guy LeBlanc teve que deixar a banda devido a problemas de saúde de sua esposa, sendo substituído por Tom Brislin nos EUA e Ton Scherpenzeel na Europa. A turnê de despedida Retirement Sucks Tour iniciou no Barbican Arts Centre, Londres, no dia 28 de outubro de 2013, e percorreu vários países. Guy LeBlanc morreu em abril de 2015. O Camel fez quatro shows no Japão de 18 a 22 de maio de 2016, com Pete Jones nos teclados e vocais substituindo Ton Scherpenzeel. O show do Royal Albert Hall, Londres terminou a turnê em 17 de setembro de 2018.

 Rockdigital