catedral.jpg

Catedral

É uma banda brasileira de Rock Cristão. A banda foi formada em Nilópolis, no Rio de Janeiro em 1988, inicialmente pelos irmãos Joaquim Cézar Motta (Kim) no vocal, guitarra base e violão, José Cézar Motta na guitarra solo, e Júlio Cézar Motta no baixo, junto com mais dois amigos, Eliaquim Guilherme Morgado na bateria e Glauco Mozart no teclado da banda. Eles tiveram sua origem na 1ª Igreja Presbiteriana de Nilópolis, no Rio de Janeiro, tendo sua temática voltada totalmente para o mercado gospel. Com menos de um ano de formada, e Júlio tendo apenas dezesseis anos, lançaram o seu primeiro álbum, Você, pela Pioneira Evangélica, de Guilherme, que alcançou o Disco de Ouro, mostrando o potencial da banda. O seu segundo álbum, Aos Ouvidos dos Sensíveis de Coração, foi lançado em 1989 pela Doce Harmonia. O seu terceiro álbum, Catedral III, foi lançado em 1991 pela Pioneira Evangélica, que consolidou a banda no meio evangélico. O seu primeiro álbum ao vivo, Catedral 5 Anos - Ao Vivo, foi lançado em 1992, marcando a primeira apresentação da banda em uma grande casa de shows, o Canecão, no Rio de Janeiro. O seu quarto álbum, Está Consumado, foi lançado em 1993 pela Pioneira Evangélica, como um álbum duplo. Em 1994, o Catedral chega à MK Publicitá, para ser um dos principais artistas da maior gravadora de música cristã da época. O seu quinto álbum de estúdio, Contra Todo Mal, foi lançado em 1994, mostrando um lado maduro e profissional da banda nunca antes visto e mostra mais uma vez o lado político e crítico da banda. O seu sexto álbum, O Sentido, foi lançado em 1995, mostrando seu lado popular, mesmo dentro do mercado gospel. No ano seguinte, a banda realiza um mega show ao lado da cantora Marina de Oliveira na casa de espetáculos Metropólitan. O seu sétimo álbum, Eterno, foi lançado em 1996. 

 

Em 1997, a banda lançou seu segundo álbum ao vivo, Catedral 10 Anos - Ao Vivo, com um show gravado no Imperator, no Rio de Janeiro. O seu oitavo álbum, Catedral en Español, foi lançado em 1998, voltado para o mercado latino, com grande sucesso nas rádios da América do Sul, principalmente na Argentina. O seu nono álbum, A Revolução, foi lançado em 1998 pela MK Publicitá, sendo o seu último por essa gravadora. Em 1999 a banda retira o rótulo gospel de sua música e assina contrato com a Warner Music. Esta atitude provocou polêmica entre os fãs, que questionavam o motivo de a banda ter abandonado a música cristã, e lançou o seu primeiro trabalho dentro do âmbito da música secular, o seu décimo álbum, Para Todo Mundo. Com o álbum, a banda lança dois videoclipes na MTV Brasil. O seu décimo primeiro álbum, Mais do que Imaginei, foi lançado em 2001, e emplacou um de seus maiores hits, “Eu amo mais você", videoclipe que deu a banda suas primeiras indicações no VMB da MTV como Banda Revelação. O seu décimo segundo álbum, 15º Andar, foi lançado em 2003, sendo o seu último trabalho pela Warner Music Brasil. A obra rendeu ao Catedral mais dois videoclipes na MTV. No dia 22 de julho de 2003, o guitarrista José Cézar Motta morreu, aos 33 anos, em um acidente de carro na Linha Vermelha, no Rio de Janeiro. O seu terceiro álbum ao vivo e o seu primeiro DVD, Acima do Nível do Mar - 15 Anos, foi lançado em 2003. O seu décimo terceiro álbum, A Resposta de 1 Desejo, foi lançado em 2003 pela New Music. O seu décimo quarto álbum, Atemporal, foi lançado em 2005. No início de 2006, a banda anuncia sua saída da New Music. O seu décimo quinto álbum, Enquanto o Sol Brilhar, foi lançado em março de 2007.

 

No dia 16 de Janeiro de 2008, Kim anuncia, em seu blog, a criação de sua própria gravadora, a Carroussel Music, criada junto com o baixista Júlio. O seu décimo sexto álbum, The Elvis Music, um tributo a Elvis Presley, foi lançado em 2008 pela New Music. No mesmo ano, a banda lançou o seu quarto álbum ao vivo, Catedral - 20 Anos na Estrada, composto por dois CDs e DVD, gravado no Teatro da Rede Record, em São Paulo. No final do ano, a banda anunciou a saída da gravadora New Music. O seu décimo sétimo álbum de estúdio, Pedra Angular, foi lançado em 2010. Assim, a banda encerra sua passagem pelo selo Line Records/New Music/Record Music. O seu décimo oitavo álbum, M.I.M. - Maior Idade Musical, foi lançado em 2011 pela Carroussel Music, numa Edição Especial com número limitado de apenas 3.000 copias, acompanhado de um livro de luxo de 100 páginas, contendo a história da carreira da banda, fotos dos bastidores das gravações e crônicas de Júlio e Kim. Em 2013, a Sony Music assina com a banda. O Catedral lançou o álbum ai vivo, Mais Que Amigos = Irmãos, em parceria com a banda Novo Som, gravado no Teatro Rival Petrobrás, no Rio de Janeiro. O seu primeiro EP, Epílogo, foi lançado em 2014 pela Sony Music. No fim de abril de 2015, a banda assina contrato com a Mess Entretenimento e lança o quinto álbum ao vivo, Música Inteligente - 25 Anos, em formato de CD e DVD e digital, anunciando como uma despedida aos fãs, uma vez que o trio estaria encerrando oficialmente suas atividades após a sua turnê. Em 2017, a banda anuncia um inesperado retorno e o seu décimo nono álbum, No Mundo do Extremamente Permitido, que foi lançdo em  9 de março de 2018 de forma independente, e em formato digital.