Cheap Trick

É uma banda de rock americana. Em 1967, Rick Nielsen formou a banda Fuse com Tom Petersson. Com Bun E. Carlos se juntando na bateria. Eles começaram a se chamar Sick Man of Europe em 1972 e 1973. Segundo a Rolling Stone, a banda adotou o nome Cheap Trick em 25 de agosto de 1973. O nome foi inspirado pela participação da banda em um concerto com o Slade, onde Petersson comentou que a banda usou todos os truques baratos do livro como parte de seu show. Randy "Xeno" Hogan foi o vocalista original do Cheap Trick. Ele deixou a banda logo após a sua formação e foi substituído por Robin Zander. Em meados dos anos 70, eles assinaram um contrato com a Epic Records. O seu primeiro álbum, Cheap Trick, foi lançado em fevereiro de 1977 que apesar de boas críticas, não foi bem nas vendas. O seu terceiro álbum, Heaven Tonight, foi lançado em 24 de abril de 1978, que trouxe o single “Surrender” que foi o primeiro do Cheap Trick a entrar na parada da Billboard Hot 100, alcançando a posição 62. O baixista Tom Peterssom deixou a banda. O seu quinto álbum, All Shook Up, foi lançado em 24 de outubro de 1980.

 

O baixista Pete Comita foi chamado às pressas para fazer a turnê do álbum e depois foi substituído por Jon Brant. O seu oitavo álbum, Standing on The Edge, foi lançado em 19 de julho de 1985, que foi classificado pelos críticos como a melhor coleção de rock bubblegums da banda. O single “Tonight It’s You” fez enorme sucesso e seu clipe recebeu grande exibição na MTV. O seu nono álbum, The Doctor, foi lançado em novembro de 1986. cuja sonoridade trazia elementos do Funk, transformando-o no pior álbum da carreira da banda. E nesse mesmo ano, Tom Peterssom resolveu voltar para o Cheap Trick. O seu décimo álbum, Lap of Luxury,  foi lançado em 12 de abril de 1988,  alcançando a posição 16 na Billboard 200. Após esse álbum, a banda resolveu se concentrar nos shows e decidiu só lançar seus álbuns por gravadoras independentes. Em 1997, eles foram contratados pela Red Ant Records. O seu décimo terceiro álbum, Cheap Trick, foi lançado em 29 de dezembro de 1997. A empresa que controlava a Red Ant Records declarou falência, e o Cheap Trick ficou sem gravadora. Em 1998 eles criaram sua própria gravadora, a Cheap Trick Unlimited

 

Em 19 de junho de 2007, o Governo de Illinois declarou o dia de 1 de abril de todos os anos como o Dia do Cheap Trick no estado de Illinois. O seu décimo sexto álbum, The Latest, foi lançado em 23 de junho de 2009. Em 2013, os três membros do Cheap Trick entraram com uma ação judicial, buscando uma afirmação legal da remoção de Bun E. Carlos, alegando que ele ainda era um membro da banda, mas não estava autorizado a participar de atividades relacionadas à banda, incluindo gravação. O processo foi julgado improcedente no final de 2013. Após o acordo, Carlos permaneceu proprietário de um quarto do Cheap Trick e um membro da banda, mas não gravou ou fez uma turnê com eles. O seu décimo sétimo álbum, Bang, Zoom, Crazy... Hello, foi lançado em 1 de abril de 2016, pela Big Machine Records. O álbum é o primeiro na história da banda sem o baterista Bun E. Carlos. O baterista da turnê Daxx Nielsen participou das gravações. A banda foi induzida no Rock & Roll Hall of Fame no ano de 2016. O seu décimo nono álbum, Christmas Christmas, foi lançado em 20 de outubro de 2017, como um álbum de natal.

 Rockdigital