Cocteau Twins
Cocteau Twins foi uma banda escocesa de Rock. Em 1979, Robin Guthrie e Will Heggie, ambos de Grangemouth, na Escócia, formaram a banda, na Nash, uma discoteca local, onde eles conheceram Elizabeth Fraser, que se tornou a vocalista. A banda recebeu o nome Johnny and the Self-Abusers, depois se renomearam The Cocteau Twins pela música do Simple Minds, que mais tarde foi reescrita como "No Cure". O seu primeiro álbum, Garlands, foi lançado em setembro de 1982 pela 4AD Records, e foi um sucesso instantâneo, alcançando a quarta posição na UK Album Indie, assim como o seu primeiro EP, Lullabies, que foi lançado em outubro. O seu segundo EP, Peppermint Pig, foi lançado em 1983. O seu segundo álbum, Head over Heels, foi lançado em 31 de outubro de 1983, e contou apenas com Guthrie e Fraser, após a partida amigável de Heggie depois da turnê de lançamento do segundo EP. No mesmo ano, a banda participou do projeto This Mortal Coil da 4AD, que gerou uma versão cover de "Song to the Siren" de Tim Buckley. Durante as sessões desse projeto, o multi-instrumentista Simon Raymonde ingressou no Cocteau Twins.
O seu quarto álbum, Victorialand, foi lançado em 14 de abril de 1986. Raymonde saiu antes da gravação do álbum e retornou para a gravação do álbum, The Moon and the Melodies, que foi lançado em 10 de novembro de 1986, numa colaboração com compositor Harold Budd. O álbum não foi lançado com o nome do Cocteau Twins, mas como Harold Budd feat. Elizabeth Fraser, Robin Guthrie & Simon Raymonde. A banda assinou um contrato com a Capitol Records em 1988 para distribuição nos EUA. O seu quinto álbum, Blue Bell Knoll, foi lançado em 19 de setembro de 1988. A canção "Carolyn's Fingers" foi lançada nos EUA como single do álbum e alcançou a segunda posição na Billboard Alternative Airplay. O seu sexto álbum, Heaven or Las Vegas, foi lançado em 17 de setembro de 1990. Foi o seu maior sucesso comercial, alcançando a sétima posição na UK Album Chart e na posição 99 na Billboard 200. A banda se separou da gravadora 4AD. Eles estavam perto de se separar, devido, em grande parte, ao vício de Guthrie em drogas e álcool. A banda assinou um novo contrato de gravação com a Mercury Records.
O seu sétimo álbum, Four-Calendar Café, foi lançado em 18 de outubro de 1993 pela Fontana Records. Esse álbum foi uma resposta à turbulência, com Guthrie entrando na reabilitação e abandonando o álcool e as drogas, e Fraser em psicoterapia. O seu décimo EP, Twinlights, foi lançado em setembro de 1995, e o seu décimo primeiro EP, Otherness, foi lançado em outubro do mesmo ano pela Fontana Records. O seu oitavo álbum de estúdio, Milk & Kisses, foi lançado em março de 1996. Em 1997, enquanto gravavam o que seria o próximo álbum, o trio se separou devido a diferenças irreconciliáveis, em parte relacionadas ao rompimento de Guthrie e Fraser. Em 31 de janeiro de 2005, o Cocteau Twins anunciou que iria se reformar para se apresentar no Coachella Valley Music and Arts Festival em 30 de abril de 2005. No entanto, em 16 de março, a reunião foi cancelada depois que Fraser anunciou que não participaria. Em uma entrevista de 2009, Fraser disse que não poderia passar pela dor de dividir o palco com seu ex-amante Guthrie.